O robô pedreiro Hadrian X ergueu as suas primeiras paredes

A Fastbrick Robotics desenvolveu e patenteou um “pedreiro robótico”. O Hadrian X é capaz de criar a estrutura em tijolo de um edifício sem qualquer intervenção humana, seguindo um modelo de desenho assistido por computador 3D.

O Hadrian X promete reinventar a construção civil. Em média, um pedreiro é capaz de colocar 400 tijolos por dia. Sozinho, este robô consegue assentar 200 tijolos por hora, o que significa que demora apenas 48 horas a construir uma casa completa.

As capacidades desta tecnologia demonstram que este robô está ao nível dos serviços tradicionais de construção. O pedreiro robótico baseia-se num camião com uma longa lança telescópica articulada com 28 metros, que conduz tijolos cerâmicos, blocos de betão ou outros materiais  desde o armazenamento junto à base até ao topo da lança no módulo de aplicação.

O Hadrian X usa sensores, que a australiana Fastbrick Robotics (FBR) apelidou de Dynamic Stabilization Technology, que ajustam o vento, a vibração e outros fatores ambientais. Para a construção, o computador de bordo do robô recebe uma renderização em 3D do edifício e faz o projeto mediante as orientações.

Além de uma maior segurança no processo de construção, este sistema tem como principais vantagens o custo e prazo de construção reduzido e a redução do desperdício.

De acordo com o New Atlas, o Hadrian X já foi colocado à prova, tendo erguido as paredes estruturais de uma residência na cidade de Dayton, na Austrália. Os construtores humanos tomaram as rédeas, mas a esperança é que este robô possa incorporar as equipas de construção, facilitando e diminuindo o tempo do processo de construção.

Depois de concluída, a casa será um modelo para mostrar, tanto ao público em geral como a potenciais parceiros, como as maravilhas da construção automatizada do Hadrian X podem reinventar esta indústria. A empresa quer melhorar a tecnologia e aumentar ainda mais o seu desempenho.

“Vamos calibrar o Hadrian X para conseguir trabalhar com blocos maiores, como o F-Block da FBR, o que permitirá que o robô possa construir estruturas 25% mais rápido“, disse Mark Pivac, diretor técnico da FBR.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-gestor do Grupo Espírito Santo vai ser julgado nos EUA. Pena pode chegar aos 65 anos

Paulo Murta vai ser julgado por um tribunal norte-americano após a sua extradição ter sido autorizada. Caso seja condenado, a sua pena pode chegar aos 65 anos. Paulo Murta, antigo gestor do Grupo Espírito Santo (GES) …

Horas após ser reeleito, Presidente do Chade morre vítima de ferimentos em combate

O Presidente do Chade, no poder há 30 anos, morreu, esta terça-feira, devido a ferimentos sofridos enquanto comandava o exército na luta contra rebeldes no norte do país durante o fim-de-semana. "O Presidente da República, chefe …

Iniciativa Liberal acusa comissão promotora de a tentar impedir de participar no desfile do 25 de Abril

A Iniciativa Liberal (IL) acusou, esta terça-feira, a comissão promotora do desfile do 25 de Abril de tentar impedir o partido de participar nas comemorações, pretendendo os liberais organizar o seu próprio desfile no mesmo …

EDP defende que venda de barragens não estava sujeita a imposto de selo

A EDP considera que a venda da concessão das barragens ao consórcio da Engie não beneficiou de isenção do Imposto do Selo prevista na lei desde 2020 porque a forma como a operação decorreu não …

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Lisboa

A Polícia Judiciária (PJ) está, esta terça-feira, a fazer buscas na Câmara Municipal de Lisboa, nas instalações do departamento de gestão urbanística, situadas no Campo Grande, e nos Paços do Concelho. Ao que o jornal online …

Portugal regista mais 424 casos e cinco óbitos por covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, mais cinco mortes e 424 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

Ministro reconhece que retoma do Ensino Superior tem de ser "gradual"

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior considerou, esta segunda-feira, que a retoma das atividades letivas tem de ser feita de forma “gradual e faseada”, mas mostrou-se satisfeito com a responsabilidade demonstrada por docentes …

Apenas uma em cada 500 pessoas foram vacinadas nos países pobres. Greta Thunberg apoia vacinação equitativa com 100 mil euros

Apenas uma em cada 500 pessoas, em média, foi vacinada contra a covid-19 nos países pobres, enquanto nos ricos uma em cada quatro já está parcial ou totalmente imunizada, revelou esta segunda-feira a Organização Mundial …

Mário Soares vai dar nome a uma rua na Covilhã

O antigo Presidente da República Mário Soares vai dar nome a uma das ruas da Covilhã, numa homenagem que integra as comemorações do 25 de Abril naquela cidade do distrito de Castelo Branco. O programa preparado …

"Estava em segredo". Comissão de inquérito abre investigação à divulgação do relatório secreto de Costa Pinto

A Comissão Parlamentar de Inquérito ao Novo Banco abriu esta terça-feira uma investigação sumária à divulgação do chamado “Relatório Costa Pinto”. A notícia é avançada esta terça-feira pelo jornal online Observador, o mesmo órgão de comunicação …