O robô pedreiro Hadrian X ergueu as suas primeiras paredes

A Fastbrick Robotics desenvolveu e patenteou um “pedreiro robótico”. O Hadrian X é capaz de criar a estrutura em tijolo de um edifício sem qualquer intervenção humana, seguindo um modelo de desenho assistido por computador 3D.

O Hadrian X promete reinventar a construção civil. Em média, um pedreiro é capaz de colocar 400 tijolos por dia. Sozinho, este robô consegue assentar 200 tijolos por hora, o que significa que demora apenas 48 horas a construir uma casa completa.

As capacidades desta tecnologia demonstram que este robô está ao nível dos serviços tradicionais de construção. O pedreiro robótico baseia-se num camião com uma longa lança telescópica articulada com 28 metros, que conduz tijolos cerâmicos, blocos de betão ou outros materiais  desde o armazenamento junto à base até ao topo da lança no módulo de aplicação.

O Hadrian X usa sensores, que a australiana Fastbrick Robotics (FBR) apelidou de Dynamic Stabilization Technology, que ajustam o vento, a vibração e outros fatores ambientais. Para a construção, o computador de bordo do robô recebe uma renderização em 3D do edifício e faz o projeto mediante as orientações.

Além de uma maior segurança no processo de construção, este sistema tem como principais vantagens o custo e prazo de construção reduzido e a redução do desperdício.



De acordo com o New Atlas, o Hadrian X já foi colocado à prova, tendo erguido as paredes estruturais de uma residência na cidade de Dayton, na Austrália. Os construtores humanos tomaram as rédeas, mas a esperança é que este robô possa incorporar as equipas de construção, facilitando e diminuindo o tempo do processo de construção.

Depois de concluída, a casa será um modelo para mostrar, tanto ao público em geral como a potenciais parceiros, como as maravilhas da construção automatizada do Hadrian X podem reinventar esta indústria. A empresa quer melhorar a tecnologia e aumentar ainda mais o seu desempenho.

“Vamos calibrar o Hadrian X para conseguir trabalhar com blocos maiores, como o F-Block da FBR, o que permitirá que o robô possa construir estruturas 25% mais rápido“, disse Mark Pivac, diretor técnico da FBR.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …

Tóquio2020. Patrícia Mamona conquista medalha de prata no triplo salto (e melhora recorde nacional)

Patrícia Mamona conquistou este domingo a medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca …

Trabalhadores da CP e IP iniciam hoje greve ao trabalho extraordinário e feriados

Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) entram este domingo em greve ao trabalho extraordinário e feriados, até 31 de agosto, por aumentos salariais. A greve, convocada pelo Sindicato …

Mesmo longe da Casa Branca, Trump foi o político republicano que mais arrecadou dinheiro em 2021

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o político do Partido Republicano que mais arrecadou dinheiro este ano, apesar de ter deixado o cargo a 20 de janeiro, segundo a imprensa local. Os comités políticos …

Marcelo satisfeito com reabertura “sensata”. Alívio das restrições arranca hoje

O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a covid-19 arranca este domingo com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 2h00 para restauração …

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …

Tal como nos humanos, a cafeína ajuda as abelhas a aumentar o foco e a eficácia

Um novo estudo indica que, tal como em muitos humanos, uma injeção de cafeína ajuda as abelhas a manterem-se mais concentradas e a realizarem o trabalho com mais eficiência. Uma equipa da Universidade de Greenwich percebeu …

Astrónomos detetam, claramente e pela primeira vez, um disco a formar satélites em torno de exoplaneta

Com o auxílio do ALMA, do qual o ESO é um parceiro, os astrónomos detetaram pela primeira vez de forma clara a presença de um disco em torno de um planeta fora do nosso Sistema …