/

Novo exoesqueleto ajuda na reabilitação de vítimas de AVC

O exoesqueleto robótico Harmony SHR é uma preciosa ajuda para os pacientes, vítimas de AVC, que têm de executar um programa de exercícios diários de reabilitação.

Quando os pacientes vítimas de um acidente vascular cerebral (AVC) recuperam da paralisia da parte superior do corpo, os terapeutas guiam os movimentos dos seus braços, para ajudar o sistema nervoso a “reaprender” certas ações.

No entanto, esta tarefa pode ser bastante exigente. É aqui que o novo Harmony SHR dá uma preciosa ajuda.

O exoesqueleto robótico, desenvolvido pela Harmony Bionics, abrange a parte superior do corpo e serve para ser usado quando os pacientes estão sentados. Os dois braços articulados sustentam o peso e movem-se repetidamente através de exercícios específicos pré-programados, cuidadosamente projetados para replicar tarefas do dia-a-dia.

Normalmente, um terapeuta faz todo este trabalho manualmente, uma tarefa fisicamente cansativa. O objetivo é que, com o Harmony SHR, os profissionais de saúde possam fazer com que cada paciente faça um número maior de repetições por sessão.

De acordo com o New Atlas, este novo sistema pode também ser usado no modo ‘Terapia de Sincronização Bilateral’, no qual o braço robótico, que segura o braço paralisado do paciente, espelha os movimentos que executa com o braço saudável.

O exoesqueleto pode ainda ser configurado para compensar lesões, como deslocamentos do ombro, além de replicar a amplitude de movimento natural do ombro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.