Novo exoesqueleto ajuda na reabilitação de vítimas de AVC

O exoesqueleto robótico Harmony SHR é uma preciosa ajuda para os pacientes, vítimas de AVC, que têm de executar um programa de exercícios diários de reabilitação.

Quando os pacientes vítimas de um acidente vascular cerebral (AVC) recuperam da paralisia da parte superior do corpo, os terapeutas guiam os movimentos dos seus braços, para ajudar o sistema nervoso a “reaprender” certas ações.

No entanto, esta tarefa pode ser bastante exigente. É aqui que o novo Harmony SHR dá uma preciosa ajuda.

O exoesqueleto robótico, desenvolvido pela Harmony Bionics, abrange a parte superior do corpo e serve para ser usado quando os pacientes estão sentados. Os dois braços articulados sustentam o peso e movem-se repetidamente através de exercícios específicos pré-programados, cuidadosamente projetados para replicar tarefas do dia-a-dia.

Normalmente, um terapeuta faz todo este trabalho manualmente, uma tarefa fisicamente cansativa. O objetivo é que, com o Harmony SHR, os profissionais de saúde possam fazer com que cada paciente faça um número maior de repetições por sessão.

De acordo com o New Atlas, este novo sistema pode também ser usado no modo ‘Terapia de Sincronização Bilateral’, no qual o braço robótico, que segura o braço paralisado do paciente, espelha os movimentos que executa com o braço saudável.

O exoesqueleto pode ainda ser configurado para compensar lesões, como deslocamentos do ombro, além de replicar a amplitude de movimento natural do ombro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em 33 anos, Amazónia perdeu 72,4 milhões de hectares de floresta. O equivalente ao território do Chile

A floresta amazónica, presente em nove países da América do Sul, perdeu 72,4 milhões de hectares de cobertura vegetal entre 1985 e 2018, uma área equivalente ao território do Chile, segundo dados divulgados na quinta-feira …

Decisão do Reino Unido é "absurda", "errada" e "desapontante"

O chefe da diplomacia portuguesa considerou hoje a decisão do Reino Unido de excluir Portugal dos “corredores de viagem internacionais” como um “absurdo”, “errada” e que causa “muito desapontamento”, trazendo ainda graves consequências económicas e …

"Peixe racista". Estátua da Pequena Sereia novamente vandalizada

A icónica estátua da "Pequena Sereia" em Copenhaga, um dos monumentos mais famosos da Dinamarca, foi novamente vandalizada, ao ter sido pintada com uma frase antirracismo, divulgou hoje a polícia dinamarquesa. “A Pequena Sereia foi vandalizada …

Itália admite segunda vaga e defende restrições a viagens

Itália abriu esta terça-feira fronteiras aos viajantes de países que não integram o espaço europeu de livre circulação Schengen, mas com restrições. O ministro da Saúde de Itália afirmou, esta quinta-feira, não poder afastar uma segunda …

Menos férias e mais dias de aulas para quem não tem exames no próximo ano letivo

O próximo ano letivo vai ter menos dias de férias e mais dias de aulas para os alunos que não tenham exames. Os alunos terão aulas presenciais e aulas à distância. O ministro da Educação, Tiago …

FC Porto revela camisola para a próxima época (e as opiniões dividem-se)

O FC Porto revelou a camisola oficial do clube para a próxima temporada. Pelas redes sociais, as opiniões dividem-se, havendo quem não esteja satisfeito com a mudança. Os adeptos portistas acordaram esta sexta-feira com a imagem …

Veto da Índia ao TikTok pode custar mais de 5 mil milhões de euros à ByteDance

O executivo indiano anunciou o bloqueio de 59 aplicações móveis chinesas, assegurando que as aplicações roubam dados dos utilizadores e partilham informações com o governo chinês. O grupo chinês de tecnologia ByteDance, que desenvolveu o TikTok, …

Covid-19. “Exemplo de Portugal mostra muito claramente como a situação é frágil”

A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, considerou que a situação pandémica é ainda "frágil", dando o exemplo da evolução da covid-19 em Portugal para sustentar que é necessário continuarmos vigilantes. “Penso que o exemplo de …

Catarina Martins diz que há neste momento um acordo entre PS e PSD

A líder do BE, Catarina Martins, considerou hoje que "o Orçamento Suplementar não é uma primeira parte do Orçamento do Estado", mas avisou que o que está a acontecer neste momento no país "é um …

Quase 40% dos restaurantes tenciona avançar para insolvência

Quase 40% das empresas de restauração e bebidas e 18% do alojamento turístico tencionam avançar para insolvência. Os números são resultado de um inquérito mensal da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) esta …