Há um foco de contágio de covid-19 no lar da Misericórdia de Aljubarrota, em Alcobaça. Entre idosos e funcionários, há 39 pessoas infetadas com o novo coronavírus.
De acordo com os números avançados pelo presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, à Renascença, dos 35 idosos que ali residem, 29 testaram positivo para a covid-19. Do lado dos funcionários, dos 20 que trabalham com os idosos, 10 estão infetados.
Em declarações à Renascença, o autarca da Câmara de Alcobaça disse que teme que a doença se propague pela população. “Outra situação que me preocupa, envolvendo a comunidade é que também já há reporte de alguns casos de familiares de trabalhadores. Houve dois ou três casos de familiares de trabalhadores que deram positivo”, refere.
Nesta quarta-feira de manhã, o autarca reúne-se com a Santa Casa da Misericórdia, as autoridades de saúde e a Segurança Social para avaliar se os utentes vão permanecer no lar e se é possível mantê-lo a funcionar com 10 funcionários.
A instituição será desinfetada por uma equipa da GNR e Paulo Inácio vai exigir que os funcionários do serviço de apoio domiciliário sejam também testados, de forma a despistar qualquer hipótese de contacto.
Os números são “preocupantes” para o presidente desta autarquia do distrito de Leiria, que já determinou “o encerramento da creche“, a funcionar no mesmo edifício do lar, mas numa ala separada.
O foco na Santa Casa foi conhecido no sábado, na sequência do internamento de dois idosos “com patologias respiratórias” no Hospital de Leiria, onde “foram testados com resultado positivo para a covid-19”, disse à agência Lusa o provedor da instituição, José Carvalho.
Os dois idosos, de 72 e 82 anos, “encontram-se internados e estáveis”, informou o provedor, esclarecendo que os restantes casos confirmados “estão devidamente isolados”, dependendo a capacidade de resposta da instituição “do número de novos casos que surgirem”.
Além do lar de idosos, a Misericórdia de Aljubarrota tinha em funcionamento as valências de creche e jardim-de-infância, “com entradas e todos os serviços separados”, tendo em comum apenas “os funcionários administrativos”, que ainda não têm resultados conhecidos.
Segundo o boletim de situação epidemiológica da Comunidade Intermunicipal do Oeste, divulgado às 11h de terça-feira, Alcobaça contava até segunda-feira com 66 casos confirmados, 27 dos quais ativos, 37 recuperados e dois óbitos, faltando ainda registar os novos casos identificados no âmbito deste surto.
ZAP // Lusa
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe