/

João Leão já tem equipa das Finanças completa. Mendonça Mendes promovido a número 2

1

António Pedro Santos / Lusa

O novo ministro das Finanças, João Leão.

A equipa de João Leão como ministro das Finanças vai ter três novos secretários de Estado, com as entradas de Cláudia Joaquim para o Orçamento, João Nuno Mendes para as Finanças e Miguel Cruz para o Tesouro.

De acordo com uma nota publicada no portal da Presidência da República na Internet, o primeiro-ministro, António Costa, propôs esta sexta-feira ao chefe de Estado estas nomeações, que foram aceites por Marcelo Rebelo de Sousa.

Assim, Cláudia Joaquim vai ocupar o cargo de secretária de Estado do Orçamento. O Jornal Económico tinha avançado esta quinta-feira que a vaga poderia ser ocupada por Sofia Batalha, subdiretora da Direção Geral do Orçamento (DGO), que já trabalhou diretamente no gabinete de João Leão no anterior Governo – algo que não se verificou.

Os outros nomes apontados pelo Jornal Económico era Miguel Cruz, presidente da Parpública, e de João Nuno Mendes, ex-presidente da Águas de Portugal que lidera o grupo de trabalho criado para salvar a TAP – personalidades que foram, de facto, escolhidas para integrar a equipa do novo ministro das Finanças.

João Nuno Mendes será o secretário de Estado das Finanças e Miguel Cruz do Tesouro.

Outra mudança no Ministério das Finanças é a promoção de António Mendonça Mendes, atual secretário de Estado a “número dois” da equipa, como secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais.

António Mendonça Mendes é o único membro da equipa do ministro cessante Mário Centeno que se mantém como secretário de Estado.

Ricardo Mourinho Félix, secretário de Estado Adjunto e das Finanças, e Álvaro Novo, secretário de Estado do Tesouro, anunciaram a sua saída do Governo no mesmo dia de Mário Centeno.

Mário Centeno anunciou, na passada terça-feira, que iria abandonar o Governo depois de “1.664 dias como ministro das Finanças”. O lugar de Centeno será assumido por João Leão, atual secretário de Estado do Orçamento. A tomada de posse está marcada para esta segunda-feira, às 10h no Palácio de Belém.

Centeno anunciou no mesmo dia que não se irá recandidatar a um segundo mandato na liderança do Eurogrupo.

ZAP // Lusa

 

1 Comment

  1. Está-me a parecer que caberá a este fazer a parte de leão, senão veja-se: O Centeno recebeu uma pasta de onde o país tinha saído de uma inflação creio que superior a 11% e lhe foi entregue numa média de 3%, tendo ele conseguido trazer-la para 0%, agora este vai também ele receber o país de novo ás avessas onde a inflação vai obrigatoriamente galopar e vai ter que tentar reverter a situação, que mais uma vez não será tarefa fácil. Portanto o senhor Ronaldo das finanças recebeu na altura um país já arrumado, continuou não sem custos para a população através das cativações que afectaram e de que maneira o SNS e agora quando vai ser necessário fazer de novo um esforço e que certamente não irá ser nada simpático para o povo, bate com a porta e fica com o título do bom da fita.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.