/

Só 2% dos portugueses contam passar férias fora do país

Joseolgon / Wikimedia

Praia dos Caneiros, em Lagoa, no Algarve

Segundo uma sondagem da Pitagórica, a maioria dos portugueses está a evitar marcar férias a longo prazo, devido à pandemia de covid-19.

A pandemia de covid-19 veio alterar os planos da grande maioria dos portugueses. De acordo com o último barómetro da Pitagórica, para o Jornal de Notícias, cerca de 85% dos inquiridos acreditam que pode ocorrer um novo pico de infeção e só 10% consideram tal cenário uma hipótese remota ou inexistente.

Ao que tudo indica, o “novo normal” vai manter-se durante muito tempo na vida dos portugueses. Aliás, 36% dos inquiridos garantem que, enquanto não houver vacina, não irão retomar as rotinas do passado, o que revela que, apesar do desconfinamento, muitas pessoas têm receio de ir jantar fora ou até mesmo ir à praia.

Mais de metade dos inquiridos (56%) assume que uma vacina demorará mais de dois anos até sair dos laboratórios; 7% anteveem uma resposta em menos de seis meses; 12% esperam uma resposta até ao prazo de um ano e 3% admitem mesmo um cenário em que os cientistas não consigam desenvolver uma vacina.

Assim sendo, serão muito poucos os portugueses a sair do país para passar férias este ano. Segundo o barómetro da Pitagórica, dos inquiridos que já tinham planeado viajar para fazer férias no estrangeiro (25%), apenas 2% mantêm a mesma intenção.

Além disso, 73% dos inquiridos consideram pouco provável viajar para fora do país e 55% dizem que só em 2021 é que essa possibilidade se voltará a colocar.

A higienização e desinfeção das mãos é a medida preventiva mais popular relativa a cuidados em férias (73%) e um em cada cinco portugueses admite levar máscara para a praia ou piscina.

Em relação a rotinas no espaço público, 90% dos inquiridos assumiram ter abdicado de qualquer tipo de cumprimento fora de casa e 42% também aplicaram a mesma intransigência no domicílio, com a família mais próxima.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.