/

Estado investe 2.000 milhões na ferrovia, mas comboios vão circular à mesma velocidade

2

O investimento da Infraestruturas de Portugal deverá rondar os 2.000 milhões de euros, mas este montante servirá quase exclusivamente para eletrificação de linhas e substituição de sinalização.

De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal Público, o investimento de 2.000 milhões de euros ao abrigo do Ferrovia 2020 está pensado sobretudo para o transporte de mercadorias e não para diminuir o tempo de trajeto dos comboios de passageiros.

Os planos da Infraestruturas de Portugal (IP) para modernizar a rede ferroviária estarão assentes na eletrificação das vias e na instalação de sistemas modernos de sinalização e telecomunicações. O diário destacam que, entre as prioridades, não se incluem correções de traçado na infraestrutura que permitam aumentar a velocidade dos comboios.

A IP prevê, por exemplo, que sejam investidos 32 milhões na Linha do Algarve para que esta seja totalmente eletrificada, mas, de acordo com o jornal, entre Tunes e Lagos os comboios circularão a 90 km/hora, a mesma velocidade de há 60 anos.

Segundo o Público, a velocidade de ligação entre Vila Real de Santo António e Faro seria relativamente fácil de aumentar se a linha fosse alvo de uma intervenção menor.

Na Zona Norte, um terço da principal linha férrea continua por modernizar, coexistindo troços onde se circula a 220 km/hora e outros a 120 km/hora.

Questionada pelo matutino sobre esta questão, a Infraestruturas de Portugal explicou que os investimentos em curso “resultaram de um alargado debate e consenso nacional em torno dos investimentos previstos e dos objetivos por eles preconizados, designadamente no que toca à potenciação do tráfego de mercadorias”.

Por sua vez, a Comboios de Portugal (CP) considera que o aumento das velocidades máximas, mesmo que pontuais, “potencia o incremento da capacidade da infra-estrutura, bem como a melhoria da velocidade comercial, que se traduz pela redução do tempo de viagem”.

ZAP //

2 Comments

  1. Não sei se é necessário investir na electrificação da linha do Algarve.
    Em Sines vão investir milhões no hidrogénio. Criar um “cluster”, palavra bonitinha do politicamente correto. Descarbonizar a sociedade.
    Porque não investir em comboios de hidrogénio no Algarve, e o dinheiro da electrificação, serviria para criar essa infraestrutura e comboios.
    Assim agora gasta-se duas vezes. Cá estamos para confirmar. Faltará horizontes…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.