//

Apple pondera mudar quase um quinto da sua produção da China para a Índia

A gigante tecnológica Apple está a ponderar transferir quase um quinto da sua capacidade de produção da China para a Índia, avança o jornal The Economic Times, citando fontes do Governo indiano.

De acordo com o mesmo jornal, a empresa norte-americana pretende diversificar a sua capacidade de produção fora da China. Se a mudança se vier a concretizar, nos próximos cinco anos, a fabricante do iPhone poderá transformar-se na maior exportadora da Índia.

“Esperamos que a Apple produza até 40 mil milhões de dólares em smartphones, principalmente para exportações através dos seus fabricantes contratados, Wistron e Foxconn, aproveitando os benefícios do esquema de incentivo vinculado à produção (PLI)”, disse ao mesmo matutino um responsável do Governo indiano.

O PLI é um programa com incentivos do Governo indiano para atrair investimentos.

A mesma fonte observou, contudo, que existem ainda algumas discrepâncias entre as partes que ainda precisam de ser resolvidas, especialmente no que respeita ao PLI, o programa recém-anunciado pelo Governo de Nova Feli que pretende incentivar a fabricação e a exportação de telemóveis locais, atraindo empresas estrangeiras com benefícios.

O Economic Times não revela porque é que a Apple pretende mover parte da sua produção, mas esta decisão pode estar relacionada com a facilidade com que a cadeia de produção é afetada por uma crise semelhante à causada pela pandemia de covid-19.

Empresas como a Foxconn, que produz iPhones e outros produtos da Apple em território chinês, interromperam a produção nos primeiros meses do ano para evitar infeções por covid-19, afetando os planos da Apple e a disponibilidade do produto.

A gigante tecnológica, recorde-se, é uma das principais empresas a investir na China. Em 2018 e 2019, produziu 220 mil milhões em mercadorias, dos quais 185 mil milhões foram exportados. Direta e indiretamente emprega mais de 4,8 milhões de pessoas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.