/

Cemitério cheio de crânios deformados revela o caos que se viveu após a queda do Império Romano

1

Wosinsky Mór Museum

Uma equipa de investigadores encontrou 51 crânios deformados, intencionalmente alongados, num cemitério do século V em Mözs-Icsei-dülö, na Hungria, que mostram como se viveu a época da queda do Império Romano. 

Nos anos 1960 e 1990, escavações no antigo cemitério de Mözs-Icsei-dülö, na Hungria, revelaram os restos mortais e ossadas de pelo menos 96 pessoas do século V.

Usando modernas análises de isótopos e métodos de antropologia biológica, os especialistas descobriram que pelo menos 51 dos crânios encontrados tinham sido artificialmente alongados.

De acordo com o IFLScience, o antigo cemitério abriga oficialmente o maior número de crânios propositadamente alongados em toda a Europa Central. De acordo com o estudo publicado em abril na revista científica PLOS ONE, os resultados indicaram que os ossos estendiam-se por três gerações e compreendiam três grupos distintos.

Liderada por Corina Knipper, do Curt-Engelhorn-Center for Archaeometry, na Alemanha, o esforço conjunto de colegas e investigadores da Universidade Eötvös Loránd, na Hungria, contribuiu com dados notáveis.

De acordo com o Phys, os crânios, que se acredita terem sido moldados por faixas de gaze, deram aos historiadores informações valiosas sobre esta comunidade única durante os estágios iniciais do período de migração da Europa. Além disos, forneceu aos historiadores o contexto em torno da turbulência provocada pela queda do Império Romano.

Os romanos abandonaram as suas províncias na Panónia (Hungria ocidental moderna) quando os hunos as invadiram durante o século V. Com novos grupos estrangeiros a chegar em busca de proteção regularmente, ocorreu um período substancial de transformação cultural.

Enquanto Roma desmoronava, seguiram-se séculos de conflito com os seus vizinhos bárbaros. Inúmeras rebeliões, assassinatos e doenças infecciosas assolaram a terra.

Os especialistas pesquisaram arqueologicamente o local e, depois, usaram uma combinação de análise isotópica e antropologia biológica para inspecionar os restos escavados anteriormente. O que descobriram sugeriu uma comunidade diversificada de diferentes idades e grupos.

Um grupo foi estabelecido como o grupo fundador original. Os seus túmulos eram revestidos com tijolos e, presumivelmente, romanos.

Um grupo estrangeiro de 12 indivíduos tinha um fundo isotópico semelhante, o que pode sugerir que chegaram alguns anos depois dos habitantes da área. Os especialistas concluíram que foi este segundo grupo que introduziu as tradições de enterrar objetos com o cadáver e o alongamento intencional dos crânios.

Foi encontrado enterrado um terceiro grupo distinto – com uma variedade de tradições romanas e estrangeiras.

Embora ainda não seja claro de onde veio exatamente a tradição dos crânios alongados, os arqueólogos já encontraram crânios semelhantes em todo o mundo. A Europa Central e Oriental está praticamente cheia deles. Também foram encontradas evidências da prática nas Américas, África e Ásia.

Os cientistas concordam que era provavelmente uma tradição usada para separar os da alta sociedade das massas dos níveis mais baixos.

ZAP //

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.