/

Bebé de um ano entre os sete novos casos registados nos Açores

Massimo Percossi / EPA

A Autoridade de Saúde dos Açores informou esta quarta-feira que foram diagnosticados, nas últimas 24 horas, sete casos positivos de covid-19 em São Miguel, entre os quais uma bebé de um ano.

Nas últimas 24 horas, decorrentes das 635 análises realizadas nos dois laboratórios de referência dos Açores (São Miguel e Terceira), foram diagnosticados sete casos na ilha de São Miguel que se reportam a mulheres com “idades compreendidas entre 1 e 93 anos de idade”, disse a entidade em comunicado.

Segundo a Autoridade de Saúde Regional, “dos casos diagnosticados, cinco referem-se a utentes da estrutura residencial para idosos da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste”, sendo os restantes respeitantes “a uma utente admitida e a uma profissional de saúde do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada”.

A Autoridade de Saúde dos Açores dá conta ainda da ocorrência de um óbito de uma utente do lar de idosos do Nordeste, de 84 anos, mulher que estava internada no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada.

“Todos os novos casos diagnosticados estão a ser acompanhados pelas delegações de saúde concelhias, estando em curso os procedimentos definidos para caso confirmado e de vigilância de contactos próximos”, segundo a Autoridade de Saúde dos Açores, informando que estão a ser feitos “os procedimentos relativos à transferência para unidade hospitalar das cinco utentes” do Lar de Idosos do Nordeste diagnosticados nas últimas 24 horas.

A nota indica ainda que há a registar a recuperação de quatro casos em São Miguel.

Até ao momento, já foram detetados na região um total de 138 casos, verificando-se 19 recuperados, oito óbitos e 111 casos positivos ativos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, sendo 84 em São Miguel, cinco na ilha Terceira, cinco na Graciosa, três em São Jorge, nove no Pico e cinco no Faial.

Transporte marítimo suspenso no verão

Também nesta quarta-feira, o Conselho do Governo dos Açores anunciou que suspendeu a operação sazonal de verão do transporte marítimo de passageiros e viaturas entre as ilhas do arquipélago, que será retomada em 2021, na sequência da pandemia da covid-19.

Não estão reunidas condições para que o transporte marítimo de passageiros e viaturas inter-ilhas se realize, à semelhança do que tem vindo a acontecer anteriormente”, disse hoje a secretária regional dos Transportes e Obras Públicas, Ana Cunha, numa conferência de imprensa, em Ponta Delgada.

Ana Cunha recordou que, neste momento, encontram-se suspensas as ligações marítimas regulares de passageiros e viaturas entre as ilhas do Faial, Pico e São Jorge, realizada pela Atlânticoline. Mantêm-se o transporte de carga e o transporte de “casos de força maior, desde que devidamente autorizados pela Autoridade de Saúde Regional”, acrescentou.

A Atlânticoline é uma empresa de capitais públicos criada para assegurar a gestão do transporte marítimo nos Açores. Apesar de considerar que esta é uma decisão que cabe ao conselho de administração da Atlânticoline, admitiu que os “recursos humanos que seriam contratados para efeitos de apoio à operação sazonal não venham a ser contratados”.

Os que estão afetos aos escritórios da empresa deverão manter-se porque “continua a haver uma operação regular, mais reduzida desde 18 de março”, tendo admitido ainda o recurso ao “lay-off” do quadro de pessoal.

A operação sazonal da Atlânticoline, que custou cerca de seis milhões de euros em 2019, implica a celebração de um contrato de fretamento de dois navios, devendo agora a empresa “iniciar os procedimentos para a rescisão do contrato” com os fundamentos ligados à necessidade de defesa da saúde pública.

Em 18 de março, o Conselho do Governo deliberou suspender as ligações aéreas inter-ilhas, praticadas pela SATA Air Açores e também as ligações aéreas da Azores Airlines, para o exterior da região. Na mesma reunião do Conselho do Governo, foi, também, aprovada a suspensão das ligações marítimas de passageiros e viaturas, a cargo da Atlânticoline, entre todas as ilhas da região.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.