/

Este ano não há São João nem Santo António. Festas populares canceladas em Lisboa e Porto

Iberian Proteus / Flickr

As Câmaras Municipais de Lisboa e do Porto resolveram cancelar as festividades de Santo António e de são João, respectivamente, por causa da pandemia de Covid-19. As marchas populares só voltam no próximo ano, com as autarquias a seguirem as recomendações da Direcção Geral de Saúde (DGS).

A Câmara Municipal de Lisboa anunciou que, “seguindo as recomendações da DGS para reforçar o confinamento e distanciamento social“, as marchas populares de Santo António, previstas para 12 de Junho, foram canceladas.

O tema “Amália Rodrigues” da edição deste ano vai, assim, transitar para a edição de 2021, “permitindo que todo o trabalho realizado (arcos, cenografia, figurinos), possa ser rentabilizado no próximo ano”, anunciou a autarquia. As candidaturas para 2020 serão automaticamente validadas para o próximo ano.

A edição de 2020 dos Casamentos de Santo António também foi cancelada.

“A elevada concentração de pessoas que marca os Arraiais Populares, vincando a força da sua tradição, é incompatível com a sua realização mesmo num cenário de achatamento da curva de contágio e da diminuição do número de infectados, razão pela qual a edição de 2020 dos Arraiais Populares está cancelada”, explica a autarquia de Lisboa.

Também as Câmaras Municipais do Porto e de Vila Nova de Gaia decidiram cancelar as festas de São João, “tendo em conta o potencial de risco para a saúde pública que este evento representa, ao reunir milhares de pessoas nas ruas da cidade”, como avança em comunicado a autarquia portuense.

“Uma medida que deixa os portuenses e todos os amantes desta grande festa certamente tristes mas que, nesta altura, se afigura a mais prudente, especialmente dada a incerteza de propagação do vírus e das suas consequências”, frisa ainda a autarquia do Porto.

A Câmara do Porto nota que as verbas relacionadas com as festividades de São João, nomeadamente os concertos, serão alocadas “ao esforço do município nas diversas acções de combate ao actual cenário de pandemia”.

A Câmara de Vila Nova de Gaia anunciou, entretanto, também a decisão de cancelar o São Pedro da Afurada, notando que “a actual pandemia Covid-19 está, infelizmente, para durar” e que é preciso “acautelar a vida das pessoas”.

Portugal já ultrapassou a marca dos 10 mil infectados, contando-se mais 20 mortes nas últimas 24 horas, num total de 266 óbitos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.