/

Covid-19. Recuperados estão a sair de isolamento sem fazer testes

1

Angelo Carconi / EPA

Os supostos pacientes recuperados de covid-19 estão a sair de isolamento sem concluir os dois testes negativos indicados pela DGS. Isto acontece devido à falta de capacidade do SNS para fazer testes a todos os infetados.

As indicações da Direção-Geral da Saúde (DGS) são que um paciente de covid-19 só seja dado como recuperado após dois testes negativos, num intervalo até 48 horas. Ainda assim, os recuperados estão a sair de isolamento sem fazer qualquer tipo de teste.

O Jornal de Notícias escreve, esta quinta-feira, que os médicos da região norte do país estão a receber instruções para considerar recuperados todos os pacientes que passem 14 dias sem sintomas da doença. Em causa está a falta de capacidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para fazer testes a todos os infetados que supostamente estão recuperados.

Este procedimento, para além de ir contra as regras da DGS, pode revelar-se perigoso a nível sanitário. Ainda esta semana, o subdiretor-geral da Saúde, Diogo Cruz, alertou que o vírus pode persistir na orofaringe até 21 ou 28 dias, mesmo que os pacientes já não apresentem sintomas.

As marcações para os doentes alegadamente recuperados fazerem os testes estão a ser feitas para depois do dia 10 de abril. Esta demora não está a ser aceite pelos pacientes assintomáticos há 14 dias, que pressionam os médicos para saírem de isolamento.

Nestas circunstâncias, uma Unidade de Saúde Pública contactada pelo JN confessa que “na impossibilidade de realizar testes”, os pacientes podem abandonar o isolamento “até realização de dois testes negativos ou 14 dias após o desaparecimento de todos os sintomas”.

O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), Jorge Roque da Cunha, confirmou ter conhecimento da situação e alertou que “confiar na sorte está errado”.

ZAP //

1 Comment

  1. Já começamos a jogar nos jogos da santa casa , assim vamos longe !!
    E estou eu em casa , por precaução , desde 9 de Março , agora leio isto !
    Valhamos a Santa Malaquias , assim não há pachorra , a ser verdade .
    Podemos por em casa , tudo, gato escondido com rabo de fora !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.