/

“Impõe-se manter as medidas de contenção”, diz Marcelo

Manuel de Almeida / Lusa

O Presidente da República afirmou esta terça-feira que se impõe manter as medidas de contenção que vigoram em Portugal, referindo que essa foi uma opinião unânime na segunda reunião técnica sobre a situação da covid-19 no país.

“Impõe-se manter as medidas de contenção, e foi uma opinião unânime. Voltando àquela imagem de há uma semana: importa manter a pressão na mola para que a mola não suba. Como uma prioridade para o nosso futuro imediato”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, depois de reunir com especialistas no Infarmed, em Lisboa.

Questionado sobre a renovação do estado de emergência, o Presidente reforçou esta mensagem: “Não escondo que da reunião de hoje decorre muito claramente como é importante dar um sinal de manutenção daquilo que foi adquirido e foi uma conquista dos portugueses que não pode nem deve ser perdida”.

A decisão sobre a renovação do estado de emergência é tomada nesta quarta-feira, podendo o Presidente renovar este estado por mais quinze dias depois de receber o parecer do Governo. Questionado sobre o decreto, caso o estado venha a ser renovado, Marcelo disse ser “prematuro” falar do seu conteúdo específico, recordando que todas as medidas em concreto são definidas pelo Governo.

Marcelo Rebelo de Sousa elogiou o “esforço dos portugueses”, dando conta que este tem sido refletido na evolução dos números da pandemia de covid-19 em Portugal.

“A confirmarem-se os números [tendência de abrandamento], significa que esta reunião confirmou que eram necessárias medidas e que, tudo indica, valeu a pena o esforço dos portugueses. Isso dá razão aos portugueses para continuarem a fazer o que têm feito e dá razão aos decisores políticos”, elogiou Marcelo.

Sobre os números até agora divulgados, o Presidente da República disse que “os valores podem vir a ser metade do que se verificava na fase inicial”.  “Se se confirmar a tendência, isso pode ter influência no pico, na inversão da curva. A grande atenção deve ir agora para a verificação de casos diários”, disse, dando conta que a preocupação, porém, “está sempre presente num processo desta natureza”.

Marcelo Rebelo de Sousa revelou ainda que a a decisão sobre a reabertura das escolas será tomada a 9 de abril, depois de uma reunião técnica, que está agendada para 7 de abril.

“No dia 7 vai haver outra reunião técnica para analisar a evolução dos dados e as previsões dos especialistas, tendo em conta a decisão a tomar pelo Governo no dia 9“, revelou o Presidente, frisando que está é uma competência exclusiva do Governo.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.