/

UE pede à Netflix para transmitir em baixa definição. O receio é que a Internet colapse

A Internet está a ser mais usada do que nunca. Por isso, e com receio que a Internet colapse, a União Europeia (UE) pediu à Netflix para transmitir em baixa definição.

De acordo com a CNN, a União Europeia está a pedir à Netflix e outras plataformas de streaming para que parem de exibir vídeos em alta definição de modo a evitar que a Internet entre em colapso devido à sua utilização sem precedentes, motivada pela pandemia de Covid-19.

Centenas de milhões de pessoas em todo o mundo estão confinadas às suas casas e as autoridades da União Europeia estão preocupadas com a enorme pressão sobre a Internet.

Thierry Breton, comissário europeu responsável pelo mercado interno da UE, revelou na quarta-feira que conversou com o CEO da Netflix, Reed Hastings, para lhe pedir diretamente que não utilize a alta definição quando não é necessário. O objetivo é garantir o acesso à Internet para todos.

Ao matutino, um porta-voz da plataforma adiantou que Breton e Hastings vão conversar novamente esta quinta-feira. “O comissário Breton está certo ao destacar a importância de garantir que a Internet continue a funcionar sem problemas durante este período crítico. Estamos focados na eficiência da rede há muitos anos, inclusivamente ao fornecer o nosso serviço de ligação aberta gratuitamente para empresas de telecomunicações.”

A Netflix já ajusta a qualidade de imagem à capacidade de rede disponível e usa uma rede de entrega especial que mantém a biblioteca de vídeos mais próxima dos utilizadores, de forma a consumir menos largura de banda, explica a CNN.

No mesmo dia, o Facebook fez saber que os efeitos da pandemia estão a levar a rede social ao limite. Mark Zuckerberg disse que os serviços estão a enfrentar “grandes ondas” de utilização e sublinhou que este aumentou de utilização vai “muito além” do principal pico anual, que acontece normalmente na véspera de Ano Novo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.