/

Goodyear apresenta pneu recarregável que nunca fura

2

A Goodyear apresentou recentemente um protótipo para um pneu revolucionário que se adapta às diferentes necessidades e se regenera com a ajuda da Inteligência Artificial.

O pneu descalibrado ou furado do seu automóvel deixará de ser um problema no futuro. A Goodyear apresentou recentemente um pneu recarregável que nunca fura, um conceito futurista e totalmente sustentável.

O Goodyear ReCharge não precisa ser calibrado. O pneu é alimentado com cápsulas que contêm um composto capaz de recuperar a borracha gasta, um processo que simplifica o processo de substituição dos pneus.

As cápsulas são compostas por um líquido personalizado (para pneus de inverno ou de verão, consoante o caso) e permitem que a banda de rolamento se regenere. O projeto da Goodyear tem a capacidade de corrigir a sua composição, mantendo-se firme e estável em condições climáticas extremas (camadas finas de gelo ou asfalto excessivamente quente).

O composto líquido é personalizado com base na criação de um perfil de condutor, graças a uma aplicação de tecnologia de Inteligência Artificial. Isto significa que a mistura gerada é adaptada a cada indivíduo.

A sustentabilidade é também garantida, já que o composto é produzido a partir de um material biológico, reforçado com fibras inspiradas em seda de aranha. Além de 100% biodegradável, o material é também extremamente duradouro.

Segundo o CNET, a banda de rolamento é suportada por uma estrutura muito leve e não pneumática, uma construção de baixa manutenção que elimina a necessidade de manutenção da pressão ou o tempo de inatividade devido a furos.

A revelação do pneu estava programada para o Salão do Automóvel, em Genebra, um evento que acabou por ser cancelado devido à epidemia da Covid-19, popularmente conhecido como “coronavírus”. Face ao cancelamento, a empresa optou por divulgar algumas imagens do funcionamento do ReCharge.

Mike Rytokoski, vice-presidente e diretor de marketing da Goodyear Europa, disse que a empresa “pretende que o pneu contribua de forma a dar resposta às necessidades específicas de mobilidade dos consumidores”. A empresa não informou se o ReCharge está em produção ou se não passa, ainda, de um projeto cuja aplicabilidade está limitada pela tecnologia atual.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.