Goodyear apresenta pneu recarregável que nunca fura

A Goodyear apresentou recentemente um protótipo para um pneu revolucionário que se adapta às diferentes necessidades e se regenera com a ajuda da Inteligência Artificial.

O pneu descalibrado ou furado do seu automóvel deixará de ser um problema no futuro. A Goodyear apresentou recentemente um pneu recarregável que nunca fura, um conceito futurista e totalmente sustentável.

O Goodyear ReCharge não precisa ser calibrado. O pneu é alimentado com cápsulas que contêm um composto capaz de recuperar a borracha gasta, um processo que simplifica o processo de substituição dos pneus.

As cápsulas são compostas por um líquido personalizado (para pneus de inverno ou de verão, consoante o caso) e permitem que a banda de rolamento se regenere. O projeto da Goodyear tem a capacidade de corrigir a sua composição, mantendo-se firme e estável em condições climáticas extremas (camadas finas de gelo ou asfalto excessivamente quente).

O composto líquido é personalizado com base na criação de um perfil de condutor, graças a uma aplicação de tecnologia de Inteligência Artificial. Isto significa que a mistura gerada é adaptada a cada indivíduo.

A sustentabilidade é também garantida, já que o composto é produzido a partir de um material biológico, reforçado com fibras inspiradas em seda de aranha. Além de 100% biodegradável, o material é também extremamente duradouro.

Segundo o CNET, a banda de rolamento é suportada por uma estrutura muito leve e não pneumática, uma construção de baixa manutenção que elimina a necessidade de manutenção da pressão ou o tempo de inatividade devido a furos.

A revelação do pneu estava programada para o Salão do Automóvel, em Genebra, um evento que acabou por ser cancelado devido à epidemia da Covid-19, popularmente conhecido como “coronavírus”. Face ao cancelamento, a empresa optou por divulgar algumas imagens do funcionamento do ReCharge.

Mike Rytokoski, vice-presidente e diretor de marketing da Goodyear Europa, disse que a empresa “pretende que o pneu contribua de forma a dar resposta às necessidades específicas de mobilidade dos consumidores”. A empresa não informou se o ReCharge está em produção ou se não passa, ainda, de um projeto cuja aplicabilidade está limitada pela tecnologia atual.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …

Tóquio2020. Patrícia Mamona conquista medalha de prata no triplo salto (e melhora recorde nacional)

Patrícia Mamona conquistou este domingo a medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca …

Trabalhadores da CP e IP iniciam hoje greve ao trabalho extraordinário e feriados

Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) entram este domingo em greve ao trabalho extraordinário e feriados, até 31 de agosto, por aumentos salariais. A greve, convocada pelo Sindicato …

Mesmo longe da Casa Branca, Trump foi o político republicano que mais arrecadou dinheiro em 2021

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o político do Partido Republicano que mais arrecadou dinheiro este ano, apesar de ter deixado o cargo a 20 de janeiro, segundo a imprensa local. Os comités políticos …

Marcelo satisfeito com reabertura “sensata”. Alívio das restrições arranca hoje

O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a covid-19 arranca este domingo com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 2h00 para restauração …

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …