Goodyear apresenta pneu recarregável que nunca fura

A Goodyear apresentou recentemente um protótipo para um pneu revolucionário que se adapta às diferentes necessidades e se regenera com a ajuda da Inteligência Artificial.

O pneu descalibrado ou furado do seu automóvel deixará de ser um problema no futuro. A Goodyear apresentou recentemente um pneu recarregável que nunca fura, um conceito futurista e totalmente sustentável.

O Goodyear ReCharge não precisa ser calibrado. O pneu é alimentado com cápsulas que contêm um composto capaz de recuperar a borracha gasta, um processo que simplifica o processo de substituição dos pneus.

As cápsulas são compostas por um líquido personalizado (para pneus de inverno ou de verão, consoante o caso) e permitem que a banda de rolamento se regenere. O projeto da Goodyear tem a capacidade de corrigir a sua composição, mantendo-se firme e estável em condições climáticas extremas (camadas finas de gelo ou asfalto excessivamente quente).

O composto líquido é personalizado com base na criação de um perfil de condutor, graças a uma aplicação de tecnologia de Inteligência Artificial. Isto significa que a mistura gerada é adaptada a cada indivíduo.

A sustentabilidade é também garantida, já que o composto é produzido a partir de um material biológico, reforçado com fibras inspiradas em seda de aranha. Além de 100% biodegradável, o material é também extremamente duradouro.

Segundo o CNET, a banda de rolamento é suportada por uma estrutura muito leve e não pneumática, uma construção de baixa manutenção que elimina a necessidade de manutenção da pressão ou o tempo de inatividade devido a furos.

A revelação do pneu estava programada para o Salão do Automóvel, em Genebra, um evento que acabou por ser cancelado devido à epidemia da Covid-19, popularmente conhecido como “coronavírus”. Face ao cancelamento, a empresa optou por divulgar algumas imagens do funcionamento do ReCharge.

Mike Rytokoski, vice-presidente e diretor de marketing da Goodyear Europa, disse que a empresa “pretende que o pneu contribua de forma a dar resposta às necessidades específicas de mobilidade dos consumidores”. A empresa não informou se o ReCharge está em produção ou se não passa, ainda, de um projeto cuja aplicabilidade está limitada pela tecnologia atual.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Cientistas querem usar bombas nucleares para desviar asteróides (mas nem todas servem)

Os cientistas querem usar bombas para desviar asteróides que se aproximam perigosamente da Terra. Contudo, um novo estudo revelou que nem todas as bombas nucleares servem e é preciso escolher a correta. Uma colaboração entre o …

Astrónomos detetam ponte azul de estrelas (e está prestes a explodir)

Uma equipa de astrónomos descobriu uma nova região na Via Láctea repleta de estrelas azuis brilhantes e escaldantes que estão prestes a explodir. A equipa de cientistas estava a criar o mapa mais detalhado dos braços …

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …