A Goodyear apresentou recentemente um protótipo para um pneu revolucionário que se adapta às diferentes necessidades e se regenera com a ajuda da Inteligência Artificial.
O pneu descalibrado ou furado do seu automóvel deixará de ser um problema no futuro. A Goodyear apresentou recentemente um pneu recarregável que nunca fura, um conceito futurista e totalmente sustentável.
O Goodyear ReCharge não precisa ser calibrado. O pneu é alimentado com cápsulas que contêm um composto capaz de recuperar a borracha gasta, um processo que simplifica o processo de substituição dos pneus.
As cápsulas são compostas por um líquido personalizado (para pneus de inverno ou de verão, consoante o caso) e permitem que a banda de rolamento se regenere. O projeto da Goodyear tem a capacidade de corrigir a sua composição, mantendo-se firme e estável em condições climáticas extremas (camadas finas de gelo ou asfalto excessivamente quente).
O composto líquido é personalizado com base na criação de um perfil de condutor, graças a uma aplicação de tecnologia de Inteligência Artificial. Isto significa que a mistura gerada é adaptada a cada indivíduo.
A sustentabilidade é também garantida, já que o composto é produzido a partir de um material biológico, reforçado com fibras inspiradas em seda de aranha. Além de 100% biodegradável, o material é também extremamente duradouro.
Segundo o CNET, a banda de rolamento é suportada por uma estrutura muito leve e não pneumática, uma construção de baixa manutenção que elimina a necessidade de manutenção da pressão ou o tempo de inatividade devido a furos.
A revelação do pneu estava programada para o Salão do Automóvel, em Genebra, um evento que acabou por ser cancelado devido à epidemia da Covid-19, popularmente conhecido como “coronavírus”. Face ao cancelamento, a empresa optou por divulgar algumas imagens do funcionamento do ReCharge.
Mike Rytokoski, vice-presidente e diretor de marketing da Goodyear Europa, disse que a empresa “pretende que o pneu contribua de forma a dar resposta às necessidades específicas de mobilidade dos consumidores”. A empresa não informou se o ReCharge está em produção ou se não passa, ainda, de um projeto cuja aplicabilidade está limitada pela tecnologia atual.
Ia jurar que já existe há pelo menos 2000 anos, mas quem falar com Deus, que se pronuncie!….
He he he….