/

DGS confirma 112 infetados. Há mais de 1.000 casos suspeitos

José Sena Goulão / Lusa

O mais recente relatório da Direção-Geral da Saúde confirmou, esta sexta-feira, que há 112 casos de Covid-19 confirmados em Portugal, mais 34 do que quinta-feira. Há 1.308 casos suspeitos e 5.674 pessoas sob vigilância.

As autoridades de saúde identificaram 11 cadeias de transmissão no país — mais seis do que na quinta-feira. Entre os casos confirmados, 53 estão no norte, seis na região centro, 46 em Lisboa e Vale do Tejo e seis no Algarve. Não há casos nem Alentejo nem nos arquipélagos.

Os casos positivos de Covid-19 incluem nove importados de Espanha, cinco de França, 15 de Itália, três da Suíça e um da Alemanha/Áustria.

Do total dos casos, 44 são mulheres e 68 são homens. O grupo etário mais afetado é dos 40-49 anos (14 homens e 14 mulheres) mas também há 12 crianças/adolescentes (seis homens e 10 mulheres).

Em relação aos sintomas, os mais referidos são tosse (65%), febre (87%), dores musculares (37%) cefaleias (39%), fraqueza generalizada (24%) e dificuldades respiratórias (12%). Ainda assim, do total de casos confirmados, apenas 107 se encontram internados.

De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica, há 1.308 casos suspeitos e 5.674 pessoas sob vigilância. 172 pessoas aguardam ainda os resultados das análises laboratoriais.

Esta leitura indica que a evolução da epidemia em Portugal está a acelerar, como já era esperado pelas autoridades, sendo o número mais alto de novos casos a ser registado num só dia pela DGS.

O Conselho de Ministros decretou na madrugada desta sexta-feira o Estado de Alerta em todo o país, colocando os meios de proteção civil e as forças de seguranças “em prontidão”, e anunciou um pacote de medidas para conter a propagação do Coronavírus.

O Conselho de Ministros aprovou um conjunto de medidas extraordinárias urgentes de resposta à situação de pandemia do coronavírus. Do documento, divulgado em conferência conjunta de cinco dos membros do executivo, constam 30 medidas.

Missas canceladas em todo o país

A Conferência Episcopal Portuguesa confirmou esta sexta-feira que foram canceladas todas as missas no país, confirmou esta sexta-feira.

Além das missas, também estão canceladas todas as celebrações de sacramentos (baptismo, confirmação, eucaristia, reconciliação, unção dos enfermos, ordem e matrimónio), assim como as aulas de catequese.

“Estas medidas devem ser complementadas com as possíveis ofertas celebrativas na televisão, rádio e Internet”, informa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.