/

Empresas do Estado com prejuízo de 88 milhões. Só a banca escapa

Manuel de Almeida / Lusa

Paulo Macedo, presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos

As empresas do Estado obtiveram um resultado líquido negativo de 88,1 milhões de euros em 2018, avança o Correio da Manhã, citando dados da Unidade Técnica de Acompanhamento e Monitorização do Setor Público Empresarial (UTAM).

De acordo com o matutino, que avança os valores nesta sexta-feira, os resultados só não foram piores por causa do setor financeiro, no qual se incluiu a Caixa Geral de Depósitos (CGD), que apresentou lucros de 800 milhões de euros em 2019.

Os lucros do banco público acabaram por contrabalançar as contas com uma redução de 76% nas perdas de 367,2 milhões de euros que tinham sido registadas em 2018.

Na totalidade, as empresas financeiras registaram um resultado líquido de 779,6 milhões de euros, valor que mais do que duplicou face a 2018 (116%).

Em sentido oposto, as empresas não financeiras – onde se incluem as empresas públicas de transportes e água ou os centros hospitalares – tiveram prejuízos de 867,8 milhões de euros em 2019, representando uma queda de 20% face ao ano anterior.

Só os gastos operacionais aumentaram quase 700 milhões para 9,8 mil milhões, desequilibrando as contas das empresas do Estado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.