/

Chinesa internada em Lisboa. É o 10.º caso suspeito de coronavírus

Jeon Heon-Kyun / EPA

Há um novo caso suspeito de coronavírus em Portugal. Este é o 10.º caso e trata-se de uma mulher chinesa que se encontra internada em Lisboa. Dos dois casos suspeitos anunciado no domingo, o de Lisboa deu negativo. Aguarda-se o resultado do Porto.

De acordo com o Correio da Manhã, que ouviu uma fonte médica do Hospital de São José, a mulher deu entrada nesta unidade de saúde, acompanhada pelo marido, com febre alta e tosse. Após avaliação inicial, foi encaminhada para o Hospital Curry Cabral. Atualmente encontra-se numa zona de isolamento onde aguarda a realização de exames médicos.

Este caso surgiu durante a madrugada e a DGS está a aguardar os resultados das análises, que deverão chegar em breve.

Caso em Lisboa negativo, aguarda-se resultado do Porto

A Direção-Geral da Saúde informa que deu negativo um dos dois novos casos suspeitos de infeção por novo coronavírus em Portugal, após avaliação clínica e epidemiológica.

O caso suspeito de infeção pelo coronavírus Covid-19 em Portugal encaminhado este domingo para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, resultou negativo após análises, anunciou a Direção-Geral de Saúde (DGS).

Num comunicado divulgado este domingo, a DGS refere que “o oitavo caso suspeito de infeção por novo Coronavírus em Portugal, que foi encaminhado para o Hospital Curry Cabral, Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, resultou negativo após realização de análises laboratoriais pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), com duas amostras biológicas negativas”.

A DGS tinha anunciado, no domingo, a existência de dois novos casos suspeitos de infeção pelo coronavírus Covid-19 em Portugal. Os dois casos são referentes a cidadãos regressados da China. Falta saber o resultado das análises ao caso encaminhado para o Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto.

O Curry Cabral e o São João são hospitais de referência para estas situações.

Estes são o oitavo e o nono casos suspeitos de infeção pelo novo Coronavírus em Portugal, sendo que nenhum dos casos anteriores se confirmou.

O último caso conhecido foi o de uma criança regressada da China, e que tinha sido encaminhada, esta sexta-feira, para o Hospital Dona Estefânia, hospital de Referência Pediátrico para estas situações. As analises laboratoriais efetuadas pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), com duas amostras biológicas resultaram “negativas”.

Os seis casos suspeitos validados anteriormente pela DGS foram todos referentes a homens e mulheres vindos da China, encaminhados para hospitais de referência em Lisboa e no Porto e em todos as análises tiveram resultados negativos.

O coronavírus Covid-19 provocou 1.669 mortos e infetou cerca de 65 mil pessoas a nível mundial. A maioria dos casos ocorreu na China, onde a epidemia foi detetada no final do ano. Além de 1.665 mortos na China continental, há a registar um morto na região chinesa de Hong Kong, um nas Filipinas, um no Japão e um em França.

As autoridades chinesas isolaram várias cidades da província de Hubei, no centro do país, para tentar controlar a epidemia, medida que abrange cerca de 60 milhões de pessoas.

Em Portugal, surgiram até agora sete situações suspeitas, mas nenhum caso se confirmou.

Segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), há 44 casos confirmados na União Europeia e no Reino Unido.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.