“Acabou a Guerra dos 12 dias”. Irão e Israel acordam cessar-fogo completo e total, diz Trump

1

United States Government / Flickr

Discurso de Donald Trump na base aérea de Al-Udeid, no Qatar, em maio de 2025

Donald Trump anunciou na noite desta segunda-feira que Israel e Irão chegaram a acordo para um “cessar-fogo completo e total” em 24 horas. O Irão diz que não há qualquer acordo, mas irá parar os seus ataques “se Israel parar de atacar a partir das 4h de Teerão”. Não há relato de ataques desde então.

O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou numa publicação na sua rede social Truth o fim do que designou de “Guerra dos 12 Dias”.

PARABÉNS A TODOS! Foi plenamente acordado entre Israel e o Irão que haverá um CESSAR-FOGO completo e total (daqui a aproximadamente 6 horas, quando Israel e o Irão tiverem acalmado e concluído as suas missões finais em curso!), durante 12 horas, altura em que a guerra será considerada TERMINADA!”, afirmou Trump.

O Irão iniciará o CESSAR-FOGO e, à 12ª hora, Israel iniciará o CESSAR-FOGO; à 24ª hora, o FIM Oficial da GUERRA DE 12 DIAS será saudado pelo mundo”, detalhou Trump.

A publicação  foi feita numa altura em que as agências noticiosas iranianas Fars e Mehr relatavam explosões potentes no centro de Teerão, que se seguiram a um aviso israelita de bombardeamentos iminentes, e enquanto o Irão lançou um alerta para evacuação de Ramat Gan, nos arredores de Telavive, ameaçando atacar.

“Partindo do princípio que tudo funcionará como deve ser, o que funcionará, gostaria de felicitar ambos os países, Israel e Irão, por terem a Resistência, a Coragem e a Inteligência para pôr fim ao que deveria ser chamado ‘A GUERRA DE 12 DIAS‘”, referiu ainda o Presidente norte-americano.

“Esta guerra poderia ter durado anos e destruído todo o Médio Oriente, mas não destruiu nem nunca destruirá! Deus abençoe Israel, Deus abençoe o Irão, Deus abençoe o Médio Oriente, Deus abençoe os Estados Unidos da América e DEUS ABENÇOE O MUNDO!”, conclui Trump.

Segundo a Associated Press, o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano disse que o Irão irá parar os seus ataques se Israel parar os seus ataques aéreos até às 4h00, hora local de Teerão.

Até agora, NÃO há qualquer ‘acordo’ sobre um cessar-fogo ou cessação das operações militares”, escreveu nas redes sociais o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Araghchi.

“No entanto, desde que o regime israelita pare a sua agressão ilegal contra o povo iraniano até às 4h00, hora de Teerão, não temos intenção de continuar a nossa resposta depois disso. A decisão final sobre a cessação das nossas operações militares será tomada posteriormente”, acrescentou Araghchi.

Israel não reconheceu imediatamente qualquer cessar-fogo, mas não foram reportados ataques israelitas após as 4h00.

O Irão retaliou esta segunda-feira pela “Operação Martelo da Meia-Noite”, o bombardeamento norte-americano no fim de semana às suas instalações de enriquecimento de urânio e produção de combustível nuclear em Isfahan, Natanz e Fordo.

A agência de notícias governamental iraniana Irna, citando um comunicado da Guarda Revolucionária, afirmou que seis mísseis iranianos atingiram uma base norte-americana no Qatar, em retaliação aos bombardeamentos dos Estados Unidos a instalações nucleares em território iraniano.

O número de mísseis utilizados “foi o mesmo que o número de bombas que os Estados Unidos utilizaram para atacar as instalações nucleares iranianas”, indicou o Conselho de Segurança Nacional iraniano.

O alvo, Al Udeid é a maior base norte-americana do Médio Oriente, localizada nos arredores de Doha e albergando cerca de 10.000 soldados, que tinham previamente sido retirados.

A resposta do Irão surgiu horas depois de a embaixada dos Estados Unidos no Qatar ter recomendado que os cidadãos norte-americanos residentes no país se abrigassem “até novo aviso“.

Antes da publicação de Trump, o Pentágono afirmou que não houve baixas norte-americanas no ataque iraniano à Base Aérea de Al Udeid com mísseis balísticos de curto e médio alcance. Outra fonte oficial de segurança, citada pela EFE, acrescentou que o Comando Central dos EUA “defendeu-se com sucesso do ataque“.

Trump agradeceu ao Irão por ter avisado antecipadamente do ataque “muito fraco” que fez a Al Udeid. Segundo o Presidente norte-americano, foram disparados contra a base de Al Udeid 14 mísseis, dos quais 13 foram abatidos e um seguiu numa “direção não ameaçadora”.

“Quero agradecer ao Irão por nos ter avisado com antecedência, o que tornou possível que nenhuma vida se perdesse e que ninguém ficasse ferido“, afirmou ainda o Presidente norte-americano.

O ataque levou ao encerramento do espaço aéreo do Bahrein e do Kuwait, cujas autoridades já anunciaram entretanto a reabertura total. Também o Qatar já anunciou a reabertura do seu espaço aéreo.

Segundo o The Guardian, os comentários de Trump sugerem que a resposta iraniana foi cuidadosamente coordenada para permitir a Teerão e Washington uma saída do conflito

“Mais importante ainda, tiraram tudo isso do seu ‘sistema’, e não haverá, esperemos, mais ÓDIO”, escreveu Trump. “Talvez o Irão possa agora prosseguir para a Paz e Harmonia na Região, e eu encorajarei entusiasticamente Israel a fazer o mesmo”, disse Trump.

Conselheiros do presidente norte-americano citados pelo jornal britânico disseram em privado que acreditavam que o Irão aceitaria o ramo de oliveira de Donald Trump  para evitar a continuação dos ataques por parte de Israel, e porque teriam conseguido “infligir uma retaliação simbólica“.

A guerra entre Israel e o Irão foi desencadeada em meados de junho por bombardeamentos israelitas contra território iraniano, levando à retaliação de Teerão.

O conflito, que já fez centenas de mortos e feridos de ambos os lados, assumiu uma nova dimensão com os bombardeamentos pelos Estados Unidos de várias instalações nucleares iranianas, incluindo o complexo de Fordo.

Fordo, que tem com capacidade de enriquecimento de urânio a 60%, segundo os especialistas, fica localizado a cerca 100 quilómetros a sul de Teerão, cuja área metropolitana tem uma população de 14 milhões de pessoas.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.