/

Segundo caso de coronavírus confirmado em Espanha

Luca Zennaro / EPA

Espanha confirmou este domingo o segundo caso de coronavírus no país. O paciente é o pai de uma família britânica que está em isolamento. Os filhos menores estão livres de perigo.

O Ministério da Saúde espanhol confirmou, este domingo, a existência de um segundo caso de coronavírus no país. A pessoa infetada é uma das quatro de uma família britânica que se encontra em isolamento desde sexta-feira. Segundo o El País, ficou infetada após ter estado em contacto com uma pessoa contagiada em França.

Os filhos de 7 e 10 anos desta família não apresentam qualquer tipo de sintoma. Os resultados das análises mostraram que não estão infetados.

O aviso chegou ao Ministério da Saúde através da rede europeia de alertas, que recebeu um e-mail do paciente a informar sobre a sua contaminação com o coronavírus da China.

https://twitter.com/SaludPublicaEs/status/1226457124294840320

O número de mortes por coronavírus aumentou hoje para 811, superando as mortes por SARS em 2002-2003, com um total de casos a chegar a 37.198, segundo dados oficiais. O SARS — Síndrome Respiratório Agudo Severo fez 774 mortes no mundo inteiro.

No sábado, a Comissão Nacional de Saúde da China tinha anunciado 722 mortos pelo surto do novo coronavírus. Segundo a Comissão, até ao fim do dia de sábado registaram-se 6.188 casos graves, enquanto 2.649 pessoas tiveram alta.

As autoridades fizeram seguimento médico a 371.905 pessoas, que estiveram em contacto com os infetados, dos quais 188.183 continuam em observação.

Hoje contabilizaram-se mais 89 mortes em relação aos números de sábado devido ao vírus 2019-nCoV, com epicentro na cidade chinesa de Wuhan, na província central de Hubei.

Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há outros casos de infeção confirmados em mais de 20 países.

A Organização Mundial de Saúde declarou em 30 de janeiro uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional, o que pressupõe a adoção de medidas de prevenção e coordenação à escala mundial.

As pessoas infetadas podem transmitir a doença durante o período de incubação, que varia entre um dia e duas semanas, sem que o vírus seja detetado.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.