/

O maior icebergue do mundo está em direção ao oceano Atlântico

O maior icebergue do mundo está a caminho do oceano Atlântico. Conhecido como A68, tem uma área de cerca de 6000 quilómetros quadrados.

O A68 é o maior icebergue do mundo, que se libertou da Antártida em 2017, e está a caminho do oceano Atlântico. Este gigante bloco de gelo tem cerca de 6000 quilómetros quadrados e, na altura em que se soltou da plataforma de gelo Larsen C, pesava 1 bilião de toneladas.

De acordo com o Diário de Notícias, os especialistas estimam que assim que o icebergue entrar nas águas mais agitadas do oceano Antártico deverá partir-se em blocos.

“Com uma relação espessura/comprimento semelhante a cinco folhas de A4, fico surpreendido por as ondas oceânicas ainda não terem feito cubos de gelo no A68”, disse Adrian Luckman, da Universidade de Swansea, no Reino Unido. “Se sobreviver num único bloco, quando ultrapassar a borda do gelo marinho, ficarei muito surpreendido“, acrescentou.

O A68 esteve quase um ano sem se mexer, mas os ventos e as correntes começaram a empurrá-lo para norte. O icebergue segue um trajeto razoavelmente previsível, mas os cientistas estão atentos a possíveis riscos para o transporte marítimo.

Nunca houve provas que pudessem ligar este episódio ao aquecimento global.

“Não temos evidências que possam ligar este evento às alterações climáticas. Embora o progresso geral do lado esquerdo da plataforma Larsen C de gelo para baixo da Península Antártida tenha sido associada ao aquecimento do clima, essa fenda parece ter-se desenvolvido durante muitas décadas e o resultado é provavelmente natural”, salientaram os investigadores do projeto Midas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.