/

Henrique Neto quer um candidato de esquerda na corrida a Belém. “Marcelo adormece o país”

ordemtoc / Flickr

Henrique Neto, empresário e militante histórico do PS

O ex-deputado e dirigente socialista Henrique Neto defende que a esquerda deve apresentar um candidato forte nas eleições presidenciais de 2021, apontando a antiga eurodeputada Ana Gomes como uma boa solução.

Em declarações ao jornal i, Henrique Neto, que deixou o PS em 2017 em desacordo com o atual primeiro-ministro António Costa, diz que a antiga eurodeputada socialista Ana Gomes seria uma boa candidata para a corrida a Belém.

“[Marcelo Rebelo de Sousa] adormece o país. É muito inteligente, mas é medroso e isso não vai mudar. Seria muito mau se o país nas próximas eleições uma candidatura de esquerda”, disse Henrique Neto, que é atualmente empresário.

Ana Gomes, por sua vez, seria “uma pedrada no charco”. “Nas próximas eleições, o país deve ter uma candidatura à esquerda que possa dar algumas garantias de mudança. Todo o passado de Ana Gomes prova que ela dificilmente ficará calada”, considerou.

A candidatura de Ana Gomes foi lançada recentemente pelo antigo deputado socialista Francisco Assis que, tal como Henrique Neto, acredita que “não há personalidade em melhores condições para ser candidata à Presidência da República”.

Apesar de considerar que o PS deve apresentar um candidato a Belém para “federar as esquerdas”, Ana Gomes já disse que não pretende concorrer à Presidência da República. “Acho mais importante ter hoje liberdade de dizer o que digo de forma sustentada”.

Henrique Neto, que foi candidato à Presidência da República em 2016, aderiu ao PS em 1993, convidado pelo então secretário-geral Jorge Sampaio.

Antes, tinha sido militante do PCP, entre 1968 e 1975, tinha participado na campanha de Humberto Delgado em 1958 e foi, em 1969, candidato às eleições legislativas da Oposição Democrática pelo distrito de Leiria.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.