Henrique Neto arrasa António Costa e abandona o PS

Manuel de Almeida/ Lusa

Henrique Neto, empresário e militante histórico do PS

O antigo deputado, dirigente socialista e candidato à presidência Henrique Neto vai abandonar o Partido Socialista, em desacordo com António Costa, que considera “um bom executante da política à portuguesa e um erro de casting como estadista e primeiro-ministro”.

A saída de Henrique Neto do Partido Socialista, que já em maio dizia ao jornal i que “todos os dias pensava em sair do PS”, é agora anunciada num artigo de opinião publicado na edição deste sábado do jornal Expresso.

“É para mim óbvio que só me resta a decisão de me demitir de militante do Partido Socialista”, escreve Henrique Neto, após apresentar críticas à actuação do actual primeiro-ministro, António Costa.

O antigo candidato à Presidência da República, ex-militante do PCP, empresário da indústria de moldes oriundo de uma família operária da Marinha Grande, começa o texto com críticas à actuação política no caso dos incêndios que, há mais de um mês, causaram a morte a 64 pessoas.

A responsabilidade pela morte de 64 pessoas inocentes, famílias inteiras, não pode continuar a ser uma questão alienada pela propaganda política. Pessoalmente, tenho de afirmar o que me parece óbvio: Costa tem a maior carga de responsabilidade, pelo que fez e pelo que não fez”, lê-se no texto de Henrique Neto.

“Costa colocou a sua cultura propagandística à frente do seu papel de primeiro-ministro”, diz ainda Henrique Neto, referindo-se ao caso do roubo de material de guerra nos Paióis Nacionais de Tancos.

Para Henrique Neto, a “recusa em esclarecer os portugueses” tem sido uma “forte característica” do actual Governo, com implicações em casos como o Banif, Montepio, Novo Banco ou Caixa Geral de Depósitos.

“António Costa é um bom executante da política à portuguesa e um erro de casting como estadista e primeiro-ministro”, escreve ainda o candidato à Presidência da República em 2016.

Henrique Neto, empresário de 81 anos, aderiu ao PS em 1993, convidado pelo então secretário-geral Jorge Sampaio.

Antes, tinha sido militante do PCP, entre 1968 e 1975, tinha participado na campanha de Humberto Delgado em 1958 e foi, em 1969, candidato às eleições legislativas da Oposição Democrática pelo distrito de Leiria.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

32 COMENTÁRIOS

  1. Grande homem! Deixo aqui a minha sincera homenagem a este homem pela sua frontalidade, por não embarcar no politicamente correto, pela sua defesa da verdade, doa a quem doer, pela defesa das pobres vítimas de Pedrógão Grande que já não se podem defender, pala insistência na transparência. Só espero que nunca lhe falhe a voz para continuar a defender quem o poder quer esquecer. Homens como este são, infelizmente, raros em Portugal e, normalmente, pouco estimados.

  2. Como?! O Henrique Neto ainda estava no PS? Eu acho estranho, pois tanta coisa ele tem dito contra o PS, que nunca imaginava que ele ainda se considerava do Partido. Pelos vistos até hoje!

  3. Henrique Neto Homem de acção responsável sabedor experiente tem todos os atributos para ser um Grande Presidente Só não é porque é filho do povo e sempre o serviu na sua longa carreira sempre o demonstrou .Obrigado pela coragem que sempre tem e pelo sentido de servir

  4. Henrique Neto Homem de sabodoria de acção Corajoso .Estou envergonhado por não ter dado o meu voto . Faltou me os seus atributos .Porque com o seu sentido de responsabilidade não existiria a leviandade de Pedrogão porque havia um Presidente da República que faria responsabizar

  5. O senhor Costa na realidade é um bom colhe-dor de boas notícias , não deixa escapar uma e sabe muito bem dar-lhe uma forma dantesca para que tenha o necessário impacto junto da opinião pública mas da mesma forma se sabe muito bem esquivar a qualquer má notícia ou acontecimento que possa afectar a sua imagem ou a do governo e repare-se que perante um acontecimento tão trágico como foram as 64 mortes no fogo não hesitou e não esteve com meias medidas e escapou-se para fora do país à procura do bronzeamento que já lhe estava a faltar.

    • Concordo com tudo o que disse… agora …”…escapou-se para fora do país à procura do bronzeamento que já lhe estava a faltar.”… não havia necessidade. Acho que não devemos perder a razão com argumentos xenófobos.

  6. Já disse em qualquer lado, o Snr. Costa, o ano passado, disse no princípio de Julho que não precisávamos ainda de auxílio externo porque tínhamos uma organização anti-incêndio do melhor que há no mundo, ainda não eram precisos aviões. Um mês depois, princípio de Agosto, veio dizer que os outros países da União Europeia também tinham os seus problemas com incêndios e por isso não os ia incomodar. No princípio de Setembro, poucos dias antes do incêndio do Algarve, ouviu o Senhor Presidente da União Europeia dizer que Portugal podia pedir a sua ajuda se assim o entendesse e que, ao que já se sabia Portugal já tinha 60% da área ardida em toda a Europa naquele ano. Realmente o Algarve, PARECEU-ME, ter tido mais meios aéreos que os demais fogos. PARECEU-ME…..!!!!! Enfim, esses alugueres ficam caros, de forma que utilizados com os incêndios já na máxima força……., nada podem fazer e, mesmo que pudessem……, o Snr. Costa só utiliza mini-helicópteros, avionetas, enfim…..coisas para tomar chuveiro, quase nada de Canadaires e helis tipo Russos, etc… Como digo, para os bombeiros actuarem sem receios e com eficiência, têm de o fazer depois dos meios aéreos actuarem logo no início de cada fogo. Resumindo, o Snr. Costa, prefere apresentar, no fim de cada ano, mais PIB e menos D.PÚBLICA, do que preservar a beleza vegetal do nosso País e evitar, as horríveis mortes que nos atormentam os corações.
    Faltam mais “”” Henriques Neto”””, “””Medinas Carreira”””(falecido) e “”” Antónios Barrêto”””, para Portugal continuar a ser belo, humano e belo. Enfim……………….Deus nos livre do que nos anda a acontecer.

  7. Até parece que foi o Costa que ateou o fogo em Pedrógão. Até parece que foi o Costa que estava de guarda aos paióis e se ausentou do seu posto. Bolas, agora o Costa é culpado de tudo.

    • pois nao … tem toda a razao,nao foi o costa…mas ele como chefe do governo tem responsabilidades deveres e pelo menos obrigaçao de responder aos portugueses pelo que aconteceu tambem nao e o costa que tem culpa da seca… mas tem que resolver esse problema por isso é que nos pagam os impostos…..era muito bom que nao fossemos ” partidocratas rascas” quando se trata de assuntos que dizem respeito aos portugueses o que diria voce se no lugar do costa estivesse o passos????? sera que posso adivinhar…kkkkkk.

  8. Não tinha o Sr. Henrique Neto em tão boa consideração como passei a ter a partir de hoje.
    Haja coragem para fazer face á “máquina de ropaganda” que o PS tem, e sempre teve…
    Não tenho dúvidas que o optimismo económico é uma boa receita, mas, receio pelo que pode vir.
    Basta olhar para o numero de ocupações de casas e apartamentos rurais este ano pelo menos até ao fim de Julho. O Turismo só tem sido bom em Lisboa e Porto. Não é sustentável (veja-se a Grecia), Portugal hoje está na moda ! Amanha poderá não estar.

  9. a idademuitas vezes da-nos uma visao das coisas e das pessoas muito mais nitida e mais esclarecida…..
    fazem falta em portugal muitos henriques neto…….independentemente de ter sido do ps
    mais um que diz que o rei vai nu, eu diria pior que nu, em cuecas bem sujas !!!!

  10. Pela primeira vez na minha vida tenho que dar 50% de razao a este Senhor, com todo o respeito que nos merece, mas, tambem tem dito e feito muito disparate. De facto, o problema dos incendios tem decadas, geracoes completas foram assobiando para o lado depois de cada Verao. Culpar Antonio Costa é injusto, trata-se de um problema transversal a nossa sociedade e que todos temos de decidir o que queremos para o nosso pais. Mas, que de facto de estadista Antonio Costa nao tem nao tem. Mas, o pais precisa. Andamos ha anos a entregar o pais a Jotas e Politicos sem dimensao e sem experiencia de vida. Parecem elefantes de circo, criados com a perna presa, nao conseguem ganhar a dimensao que tanto o pais precisa. As elites economicas mostraram o que valem com o descalabro da banca. Agora vemos que as forcas armadas estao a combater de Tanga, o que vira a seguir. Deus nos proteja porque a nossa divida continua enorme.

  11. Como é que o Coata chegou a primeiro ministro ????
    Com manobras manhosas, a começar pelo que fez ao Seguro.
    O Costa é mais um grande oportunista, esperto, mais um governante cheio de manhas, não engana ninguém.
    Quis lá saber das pessoa que morreram e do incêndio .
    Este é mais um político que só olha para a sua barriga e bem estar, os outros que tramem.
    A mim nunca me enganou e não tem capacidade para ser primeiro ministro.
    É um manhas.

  12. Não entendo muito bem, porque não publicaram o meu comentário !!!!!!!!!
    Disse alguma coisa que não fosse verdade ????
    Ou só publicam os que lhes agradam ???
    Será por ter dito mal do primeiro ministro ???
    Isso segundo dizem só no tempo do fascismo é que não se podia dizer mal do governo…
    Não é verdade que o primeiro ministro, só com trafulhices e traições é que chegou onde está ???
    Que fez ao Seguro ??
    Teve de se aliar aos partidos ditos de esquerda para chegar onde está .
    E mentira ??
    Ignorou o incêndio e as vítimas de Pedrógão, para estar no bem bom de férias à custa do povo português.
    É mentira ??
    Onde está a solidariedade e o carácter deste senhor ????
    Não foi ele que pegou fogo, mas poderia ter uma atitude mais nobre face aquela calamidade
    Verdade ??

  13. Apresento as minhas desculpas à produção, pensei que tinham ignorado o meu primeiro comentário, como tardou, pensei tinha ido para o cesto dos papeis.

RESPONDER

Biden adia publicação de arquivos sobre assassinato de John F. Kennedy

A Casa Branca informou esta sexta-feira que irá adiar a publicação de documentos confidenciais relacionados com o assassinato do presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. O atual presidente norte-americano, Joe Biden, afirmou em comunicado que …

Dirigente da Al-Qaida abatido na Síria em ataque com drone

O exército norte-americano anunciou esta sexta-feira ter abatido um dirigente do grupo extremista Al-Qaida, num ataque com 'drone' na Síria. "Um ataque aéreo norte-americano realizado esta sexta-feira no noroeste da Síria matou o dirigente da Al-Qaida …

"Venezuelização" do país. Governo arrasado pelos descontos para os combustíveis no IVAucher

O anúncio do Governo de um desconto de 10 cêntimos por litro de combustível abastecido, através do programa IVAucher, está a ser duramente criticado por muitos portugueses. E há até quem fala na "venezuelização" do …

covid, Lisboa

Plano da DGS avança os três cenários que podem levar a novo confinamento

A Direcção-Geral da Saúde publicou o plano de combate à pandemia para este Outono / Inverno com base em três cenários. O surgimento de uma nova variante com características que permitam a evasão do vírus …

A tábua babilónica que se descobriu ter a representação de um fantasma.

Tábua babilónica tem a mais antiga representação de um fantasma (e explica como livrar-se dele)

Foi oficialmente descoberta a representação mais antiga de um fantasma numa tábua de argila babilónica com 3.500 anos, que estava guardada no Museu Britânico, em Londres. A ilustração estava no museu desde o século XIX, mas …

Eleições ou continuar a governar se o OE chumbar? "Estou preparado para tudo".

O primeiro-ministro disse esta sexta-feira estar preparado para continuar a governar, mesmo que o Orçamento para 2022 chumbe, mas adiantou que respeitará se o Presidente da República tiver um entendimento diverso e convocar eleições antecipadas. Esta …

A humanidade sobreviveu a cinco apocalipses. E está preparada para mais

Nos últimos meses, a atenção mediática tem recaído sobre temas como pandemias, vulcões, sismos e outras catástrofes a que, não sendo novidades, a humanidade tem vindo a sobreviver de forma quase inexplicável. Pandemias, vulcões, sismos, cheias …

OE. Costa promete salário mínimo de 850 euros em 2025 e aumento de pensões em janeiro

O secretário-geral do PS, António Costa, afirmou esta sexta-feira que é intenção do Governo elevar o salário mínimo aos 850 euros em 2025 e aumentar o mínimo de existência no próximo ano, isentando de IRS …

Cientistas portugueses ajudam a descobrir novo mecanismo para regeneração muscular

O músculo é conhecido por se regenerar através de um processo complexo que envolve várias etapas e depende de células estaminais. Mas um estudo do IMM apresenta agora um novo mecanismo. Um novo estudo liderado por …

Investigadores de Harvard utilizam corantes para armazenar dados

Na era digital, quase tudo é possível. Uma equipa de químicos de Harvard desenvolveu um novo sistema que utiliza misturas de sete corantes fluorescentes disponíveis comercialmente para armazenar ficheiros de dados. É comum pensarmos no armazenamento …