/

Há pessoas a fingir serem funcionários da Segurança Social

Mário Cruz / Lusa

A Segurança Social está a alertar para situações de fraude e roubo por pessoas que se fazem passar por funcionários que prometem prémios.

Esta sexta-feira, o Instituto da Segurança Social alertou para situações de fraude e roubo. “Estas situações decorrem normalmente de contactos porta a porta, especialmente junto de pessoas idosas residentes em zonas mais isoladas”, informou.

“Os indivíduos iludem os cidadãos sobre existência de prémios e, alegando falsos pretextos para entrega do valor em causa, induzem as pessoas a mostrar o dinheiro de que dispõem nas suas habitações para visualizarem o número de série das notas, como condição para atribuição do mesmo”, explicou o instituo, citado pelo Diário de Notícias.

Contudo, de acordo com o mesmo diário, este é apenas uma das estratégias usadas pelos burlões, uma vez que são também conhecidas outras situações como cobrança de valores indevidamente pagos, decorrentes de pensões ou outras prestações da Segurança Social ou contactos em que os indivíduos dizem ser fiscais ou inspetores da Segurança Social.

Neste último cenário, os burlões referem que os cidadãos foram “multados” levando-os a “mostrarem o dinheiro que têm nas suas habitações ou a fazer levantamentos de Multibanco, para pagamento dos valores em dívida”, indica o comunicado da Segurança Social.

Na mesma nota, o instituto esclarece que “não atribui prémios ou gratificações” e que “os funcionários da Segurança Social não se dirigem a casa das pessoas no sentido de solicitar ou cobrar qualquer montante monetário ou outro valor pessoal”.

A segurança Social recomenda, por isso, que as pessoas devem “contactar de imediato as forças policiais sempre que indivíduos se dirijam à sua habitação, em nome da Segurança Social, a solicitar dinheiro ou a cobrar valores em dívida”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.