/

Trump vangloria-se do ataque que matou o general iraniano. Democratas querem limitar a sua ação militar

Michael Reynolds / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Trumo declarou que o ataque contra Soleimani foi feito em nome da “justiça americana”, minimizando as críticas dos líderes democratas. A Câmara dos Representantes quer agora limitar a sua ação militar.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, aproveitou o primeiro comício eleitoral do ano, em Ohio, para se vangloriar do ataque aéreo de sexta-feira passada em Bagdade que matou o general iraniano Qassem Soleimani.

No regresso à campanha eleitoral, na quinta-feira à noite, Trump declarou que o ataque contra Soleimani foi feito em nome da “justiça americana” e minimizou os líderes democratas que o criticaram por não ter consultado previamente o Congresso.

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, controlada pelos democratas, aprovou hoje uma resolução para limitar o poder do Presidente, Donald Trump, de iniciar operações militares contra o Irão, mas a medida ainda terá de ser aprovada pelo Senado.

De acordo com agência France-Presse, a resolução que insta o chefe de Estado norte-americano a “acabar” com todas as operações militares contra Teerão na ausência da aprovação do Congresso foi aprovada com 224 votos a favor, três deles de membros republicanos, e 194 contra.

No entanto, a medida poderá não passar de um ato simbólico, uma vez que é mais difícil a sua aprovação no Senado dos EUA, controlado pelos republicanos que, na maioria, apoiam Donald Trump.

Ao discursar perante os apoiantes, o chefe de Estado não poupou as já habituais críticas a Pelosi e chamou o candidato às primárias Democratas Bernie Sanders, que também levantou objeções à forma como foi realizado o ataque contra Soleimani, de “Bernie maluco”.

A crise com o Irão, que ofuscou o iminente processo de destituição de Trump, também abriu uma nova frente na campanha presidencial do atual Presidente, que em 2016 prometeu acabar com o envolvimento norte-americano em “guerras intermináveis”.

O vice-Presidente dos EUA, Mike Pence, que se juntou a Trump no comício, disse que o Presidente merecia crédito por ter eliminado um “terrorista perigoso” e ao mesmo tempo por ter conseguido evitar uma escalada do conflito.

“Quando as vidas dos norte-americanos estavam ameaçadas pelo terrorista mais perigoso do mundo, o Presidente Donald Trump entrou em ação e Qasem Soleimani foi abatido”, disse Pence.

“Na sequência desse ataque, o Irão respondeu, mas graças ao profissionalismo dos nossos militares, não sofremos nenhuma baixa e o Irão parece estar a desistir. Isto é liderança“, declarou.

O Irão retaliou na madrugada de quarta-feira, lançando mísseis contra duas bases da coligação internacional anti-jihadista, liderada pelos Estados Unidos, em Ain al-Assad e Erbil, no Iraque.

A televisão estatal iraniana referiu que aquela operação militar foi designada “Mártir Soleimani” e que matou “pelo menos 80 militares norte-americanos”, mas Donald Trump negou a existência de baixas.

 

 

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.