/

Economista previu incêndios na Austrália há uma década

3

David Mariuz / EPA

Um estudo ambiental elaborado pelo economista Ross Garnaut foi capaz de prever, há mais de dez anos, os incêndios que iriam assolar a Austrália no início de 2020, bem como os impactos que estes teriam na economia do país.

O relatório, datado de 2008, foi agora recuperado pelos meios de comunicação australianos. Tal como escreve o semanário Expresso, o estudo ambiental de Garnaut tentou antever os impactos que estes meses de incêndios teriam na economia australiana.

O documento alertava que as condições climáticas iria provocar “o início mais precoce da época de fogos, um fim mais tardio da mesma e uma intensidade maior dos incêndios” na Austrália, principalmente a sudeste do país.

Na prática, Garnaut vaticinou que, caso a Austrália não tomasse medidas adequadas, enfrentaria uma temporada de incêndios mais frequente e intensa até 2020. “Este efeito aumenta com o tempo, mas deve ser diretamente observável até 2020”.

Além do alerta, Garnaut deixava ainda alguns conselhos para minimizar o problema. “O risco pode ser substancialmente reduzido através de ações fortes, eficazes e precoces de todas as principais economias do mundo”, escreveu o economista.

“A Austrália precisará desempenhar a sua parte proporcional na ação global. Como um dos países mais desenvolvidos, sua parte total será relativamente grande e envolverá grandes mudanças iniciais na estrutura económica estabelecida”.

Em declarações à SBS News, Garnaut mostrou-se frustrado por não ter conseguido passar a mensagem do seu relatório. “Sinto-me triste porque foi ineficaz. Tendo-me sido dada a oportunidade de conversar com os australianos sobre esse assunto, fui incapaz de os convencer de que era do nosso interesse nacional desempenhar um papel no esforço global para mitigar a efeitos das mudanças climáticas “, afirmou.

Já à ABC, o economista recusou-se a culpar os responsáveis pelas decisões políticas, mas recordou o papel da Ciência. “Se ignoramos a Ciência ao construir uma ponte, a ponte cai (…) Se ignoramos a Ciência ao construir um avião, o avião cai”.

Segundo estimativas do Conselho de Seguradoras da Austrália (ICA), os danos causados ​​pelos incêndios na Austrália ascendem aos 700 milhões de dólares australianos (432 milhões de euros). O valor deverá subir.

Desde setembro, altura em que os primeiros fogos deflagraram, já morreram pelo menos 26 pessoas e mais de duas mil habitações estão inabitáveis.

ZAP //

 

 

3 Comments

  1. Os desgovernos a nível mundial (não só na Australia) não respeitam os povos, não querem saber, logo que os fogos não lhes chegue ao C- deles… O egoísmo (o EU) de certos ditos humanos é gritante. Povos deem um CHEGA a estes politicos de M—-. Cobram-nos impostos até á nos deixarem sufocados. Estes impostos vão p/ quem? Para quem trabalha é que não é. É tão somente para eles.
    Lamento profundamente os que Australia está a passar é um INFERNO, mas até os donativos quer em dinheiro quer em generes no fim pouco vai chegar a quem precisa, a grande parte fica nas mãos destes politicos e afins. São uns escroques, não tem outra qualificação. Se estás mal c/ esta gentalha ainda ficas pior. ACORDEM não se deixem dominar por esta gentalha.

  2. E eu sem nunca ter entrado sequer dentro de uma universidade, prevejo que daqui por 10 anos a situação será pior ainda quer na Austrália quer no resto do mundo e não apenas no que toca a incêndios.

  3. que pena não mencionar as leis que foram aprovadas para desviar rios e riachos para albufeiras privadas ou ainda as leis aprovadas a pedido dos green terrorists, os tontinhos do aquecimento global, que proibiram o que sempre se fez na Austrália durante os invernos que eram as queimadas controladas para evitar males maiores de verão.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.