/

Irão vai deixar de cumprir acordo nuclear

1

rouhani.ir

A Islamic Republic of Iran Broadcasting (IRIB), televisão estatal iraniana, acaba de anunciar que o Irão vai deixar de cumprir o o acordo nuclear assinado em 2015 com os Estados Unidos.

A Associated Press conta que a notícia surgiu este domingo depois de vários oficiais iranianos já terem admitido que iam tomar medidas ainda mais duras contra os EUA, no seguimento do ataque que matou o general Qassem Soleimani na passada sexta-feira. Ainda não é claro, porém, qual será o impacto prático desta decisão.

De acordo com a Time , a tomada de posição surgiu através de uma declaração vinda da equipa do presidente Hassan Rouhani onde se diz também que o país deixará de controlar os limites à quantidade de urânio que é enriquecido, a quantidade do mesmo que têm em armazenamento e a investigação e desenvolvimento de atividades nucleares.

O Governo iraniano afirma que vai continuar a cooperar com a Agência Atómica Internacional e que poderá voltar a cumprir os limites definidos no acordo assinado com países como os Estados Unidos, o Reino Unido ou a Rússia se o país liderado por Donald Trump retirar as sanções contra o país e “os interesses do Irão forem garantidos”.

O acordo de 2015, assinado pelo Irão com os EUA, a China, a Rússia, a França, a Alemanha e o Reino Unido, prevê limitações técnicas significativas no programa nuclear do país – como a quantidade de centrifugadoras para produção de urânio a utilizar – para impedir que este detenha bombas atómicas, em troca do levantamento de sanções internacionais.

Devido à retirada unilateral dos EUA do pacto em 2018 e à reposição de sanções, o Irão começou, em maio, a violar alguns dos compromissos nucleares assumidos para pressionar os países europeus a garantir as suas vantagens económicas com o acordo.

ZAP //

 

1 Comment

  1. Pergunto me quanto tempo vai demorar para ISIS ou outros meterem as mão uma bomba nuclear…. Alguém esta cansado de ser ditador….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.