Irão vai deixar de cumprir acordo nuclear

rouhani.ir

A Islamic Republic of Iran Broadcasting (IRIB), televisão estatal iraniana, acaba de anunciar que o Irão vai deixar de cumprir o o acordo nuclear assinado em 2015 com os Estados Unidos.

A Associated Press conta que a notícia surgiu este domingo depois de vários oficiais iranianos já terem admitido que iam tomar medidas ainda mais duras contra os EUA, no seguimento do ataque que matou o general Qassem Soleimani na passada sexta-feira. Ainda não é claro, porém, qual será o impacto prático desta decisão.

De acordo com a Time , a tomada de posição surgiu através de uma declaração vinda da equipa do presidente Hassan Rouhani onde se diz também que o país deixará de controlar os limites à quantidade de urânio que é enriquecido, a quantidade do mesmo que têm em armazenamento e a investigação e desenvolvimento de atividades nucleares.

O Governo iraniano afirma que vai continuar a cooperar com a Agência Atómica Internacional e que poderá voltar a cumprir os limites definidos no acordo assinado com países como os Estados Unidos, o Reino Unido ou a Rússia se o país liderado por Donald Trump retirar as sanções contra o país e “os interesses do Irão forem garantidos”.

O acordo de 2015, assinado pelo Irão com os EUA, a China, a Rússia, a França, a Alemanha e o Reino Unido, prevê limitações técnicas significativas no programa nuclear do país – como a quantidade de centrifugadoras para produção de urânio a utilizar – para impedir que este detenha bombas atómicas, em troca do levantamento de sanções internacionais.

Devido à retirada unilateral dos EUA do pacto em 2018 e à reposição de sanções, o Irão começou, em maio, a violar alguns dos compromissos nucleares assumidos para pressionar os países europeus a garantir as suas vantagens económicas com o acordo.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pergunto me quanto tempo vai demorar para ISIS ou outros meterem as mão uma bomba nuclear…. Alguém esta cansado de ser ditador….

RESPONDER

Em pânico, os norte-americanos estão a comprar pintainhos para lidar com a pandemia

Todo o mundo está a ser afetado pela pandemia de covid-19, tendo os norte-americanos, inicialmente, corrido aos supermercados para comprar o máximo de papel higiénico possível. Porém, agora, o produto é outro. De acordo com o …

20 anos depois, aldeias no Peru ainda sofrem com derrame de mercúrio

Em junho de 2000, um camião derramou mercúrio, da mina de ouro Yanacocha, a maior da América Latina, em três aldeias do Peru. 20 anos depois, os moradores ainda sofrem as consequências deste acidente. Quando Francisca …

Caso BPP. Ex-banqueiro João Rendeiro acusado de nova burla

O Ministério Público (MP) acusou o ex-presidente e fundador do BPP, João Rendeiro, de mais um crime de burla qualificada no caso BPP, segundo avança o Correio da Manhã. A acusação relaciona-se, de acordo com o …

EUA "confiscam" na Tailândia 200 mil máscaras que iam para a Alemanha

A polícia de Berlim, na Alemanha, encomendou 200 mil máscaras cirúrgicas a uma empresa americana. Porém, foram "confiscadas" em Banguecoque, na Tailândia, e desviadas para os Estados Unidos. O ministro do Interior de Berlim considerou o …

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …