Irão vai deixar de cumprir acordo nuclear

rouhani.ir

A Islamic Republic of Iran Broadcasting (IRIB), televisão estatal iraniana, acaba de anunciar que o Irão vai deixar de cumprir o o acordo nuclear assinado em 2015 com os Estados Unidos.

A Associated Press conta que a notícia surgiu este domingo depois de vários oficiais iranianos já terem admitido que iam tomar medidas ainda mais duras contra os EUA, no seguimento do ataque que matou o general Qassem Soleimani na passada sexta-feira. Ainda não é claro, porém, qual será o impacto prático desta decisão.

De acordo com a Time , a tomada de posição surgiu através de uma declaração vinda da equipa do presidente Hassan Rouhani onde se diz também que o país deixará de controlar os limites à quantidade de urânio que é enriquecido, a quantidade do mesmo que têm em armazenamento e a investigação e desenvolvimento de atividades nucleares.

O Governo iraniano afirma que vai continuar a cooperar com a Agência Atómica Internacional e que poderá voltar a cumprir os limites definidos no acordo assinado com países como os Estados Unidos, o Reino Unido ou a Rússia se o país liderado por Donald Trump retirar as sanções contra o país e “os interesses do Irão forem garantidos”.

O acordo de 2015, assinado pelo Irão com os EUA, a China, a Rússia, a França, a Alemanha e o Reino Unido, prevê limitações técnicas significativas no programa nuclear do país – como a quantidade de centrifugadoras para produção de urânio a utilizar – para impedir que este detenha bombas atómicas, em troca do levantamento de sanções internacionais.

Devido à retirada unilateral dos EUA do pacto em 2018 e à reposição de sanções, o Irão começou, em maio, a violar alguns dos compromissos nucleares assumidos para pressionar os países europeus a garantir as suas vantagens económicas com o acordo.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pergunto me quanto tempo vai demorar para ISIS ou outros meterem as mão uma bomba nuclear…. Alguém esta cansado de ser ditador….

RESPONDER

Ivo Rosa indigna colegas ao revogar decisões tomadas por tribunais superiores

Ivo Rosa, juiz de instrução da Operação Marquês, revogou decisões tomadas por tribunais superiores, o que resultou numa onda de indignação dos seus colegas e do Conselho Superior da Magistratura. Na decisão que deixou cair 25 …

Líder da CSU quer cadeira de Merkel (e vai disputar corrida com líder da CDU)

Se a aliança democrata-cristã CDU/CSU vencer nas eleições legislativas de setembro, o próximo chanceler alemão será um homem: o líder da CDU Armin Laschet ou o homólogo da CSU, Markus Soeder. O líder da CSU, Markus …

Irão acusa Israel de ataque a central nuclear e promete "vingança"

O Irão acusou Israel de responsabilidade num ataque que atingiu, este domingo, a instalação de enriquecimento de urânio de Natanz, deixando entender que se registaram danos nas centrifugadoras, e prometendo "vingança". "Com esta ação, o regime …

Abel Ferreira expulso e Palmeiras perde Supertaça para o Flamengo

O Flamengo bateu o Palmeiras nos penáltis, este domingo, depois de um empate 2-2 no tempo regulamentar, na final da Supertaça do Brasil, na qual o treinador português acabou expulso por protestos. O médio Raphael Veiga, …

Centeno quer que BdP possa vender bancos sem aval da Autoridade da Concorrência. Regulador está contra

As novas regras da banca preveem que o Banco de Portugal (BdP) possa alienar total ou parcialmente um banco a outra instituição sem ter de esperar pela decisão da Autoridade da Concorrência. Porém, o regulador …

Ruben Amorim falou do "campeonato cheio de artistas", mas fintou arbitragem após novo empate

O Sporting empatou o segundo jogo consecutivo e Ruben Amorim acabou expulso já depois do apito final no jogo com o Famalicão (1-1). Fintando o tema da arbitragem, o treinador dos leões falou de um …

"Só amamos as batalhas difíceis." Sócrates culpa silêncio da esquerda pela ascensão da extrema-direita

"Passei sete anos a defender-me da mentira da fortuna escondida e no final ouço, pela primeira vez, que há indícios de um crime que já prescreveu." José Sócrates escreveu um artigo de opinião, no jornal …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: O Alpinista Descendente

Maior animação no topo da tabela. Um líder em queda, o dragão europeu, uma águia mais artística. Números e frases da semana, visto da Linha de Fundo. Fama sem proveito Sporting CP (Pedro Gonçalves 25') 1 …

Mourinho soma mais uma derrota. Ingleses desiludidos com o seu futebol

O Tottenham atrasou-se, este domingo, na luta pelo acesso à Liga dos Campeões, com uma derrota caseira por 3-1 perante o Manchester United. Em Londres, na 31.ª jornada da Premier League, o Tottenham até esteve em …

TAP alarga ainda mais medidas voluntárias. Podem sair mais 600 pessoas

Elevado interesse de muitos funcionários levou a companhia aérea a criar uma fase intermédia, que começou no domingo e dura até sexta-feira, que pode levar à saída de mais 600 pessoas. A TAP anunciou que vai …