/

Pedro Sánchez criticado por dizer “obrigado” em português a deputado galego

2

Mariscal / EPA

Pedro Sánchez, líder do PSOE

O líder socialista espanhol disse “obrigado” em português a um deputado galego e está a ser criticado nas redes sociais não saber que, naquela região, não se usa esse termo para agradecer algo.

No debate para a investidura no parlamento espanhol, o líder socialista Pedro Sánchez agradeceu o apoio do representante do BNG (Bloco Nacionalista da Galiza), Néstor Rego, com um “obrigado”, julgando tratar-se da expressão correta para agradecer em galego.

O próprio deputado do BNG, Néstor Rego, tinha terminado o seu discurso com um “obrigado”, podendo isso significar que pertence ao movimento reintegracionista, que é a favor da união cultural, linguístico e social da Galiza e de Portugal.

Porém, nas redes sociais, as críticas nas redes sociais não se fizeram esperar. A palavra “obrigado” não é reconhecida oficialmente no Dicionário da Real Academia Galega. Em galego dir-se-ia “grazas”. Em galego, “obrigado” é usada apenas na conjugação do verbo obrigar, referindo-se a alguém que é forçado a algo.

O Bloco Nacionalista Galego defende a autodeterminação da Galiza. No site oficial, critica a “situação de dependência económica, opressão cultural e política da Galiza que impossibilita o progresso e bem-estar da sociedade galega”.

Uma situação caricata semelhante também aconteceu este sábado, desta feita pelo partido Vox, a terceira força do Parlamento espanhol. O partido convocou uma manifestação no dia 12 de janeiro em frente às câmaras municipais. O problema é que o mapa que utiliza para difundir a iniciativa “Espanha existe – por um governo que respeite a Constituição e a soberania” inclui Portugal.

A sessão de investidura do líder socialista espanhol, Pedro Sánchez, começou este sábado e só deverá terminar na terça-feira. Depois de Sánchez apresentar o seu programa, seguiu-se um debate com a intervenção de todos os dez partidos parlamentares.

Espera-se que na primeira votação, a decorrer este domingo, o candidato a primeiro-ministro não recolha uma maioria absoluta de votos. No entanto, na terça-feira, e de acordo com o estabelecido na lei, basta haver mais votos favoráveis do que desfavoráveis. Sánchez espera obter 167 votos favoráveis contra 164 desfavoráveis e 19 abstenções.

ZAP //

 

2 Comments

    • Não é confusão, eles não querem mesmo saber do que se passa e fala aqui. Os portugueses que se desenrasquem e falem castelhano quando lá vão.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.