/

Seek, a aplicação que permite desfrutar da natureza sem deixar os smartphones para trás

1

As crianças passam cada vez menos tempo ao ar livre. Mas uma nova aplicação alia a tecnologia com o prazer de desfrutar a natureza.

Seek é o nome de uma nova aplicação produzida pela iNaturalist que explora a tecnologia de reconhecimento para ajudar o utilizador a identificar plantas ou animais através de fotografias.

Além de informativa e didática, a aplicação é também uma espécie de jogo que encoraja os utilizadores a explorar a natureza para aprender mais sobre plantas e animais. Tudo o que precisam de fazer é tirar uma fotografia e deixar a aplicação interpretar a imagem. De seguida, a Seek devolve toda a informação disponível.

A aplicação permite também aos utilizadores aceitar desafios, capturando os elementos pedidos de forma a acumular medalhas pelos objetivos conquistados. O aplicação Seek foi apelidado de Pokémon Go ou Shazam da natureza, uma vez que incentiva a “ciência cidadã” voltada para crianças, adianta a Forbes.

Insetos, pássaros, anfíbios, flores, cogumelos e plantas compõem a base de dados da Seek, que cruza a informação com as fotografias submetidas, mostrando-as em mapas e tabelas organizadas para saber o que existe ao redor de quem utiliza esta app.

De acordo com a iNaturalist, quantos mais utilizadores participarem nas atividades da Seek, mais os algoritmos são “alimentados” com informações, enriquecendo assim a base de dados.

ZAP //

1 Comment

  1. … apesar do eterno aproveitamento comercial, esta parece-me uma boa ideia num oceano de ideias más ou assim-assim. Espero poder analisar pessoalmente em breve.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.