/

Há 50% de probabilidade de que Notre Dame não possa ser salva

4

(h) Benoit Moser, BSPP / EPA

Incêndio na Catedral de Notre-Dame de Paris

O reitor da Catedral de Notre Dame, em Paris, França, o monsenhor Patrick Chauvet, estimou que há “50% de probabilidade” de que a estrutura não se salve completamente, porque os andaimes instalados antes do incêndio estão a ameaçar as abóbodas do monumento.

O religioso disse que “o edifício ainda é muito frágil”. As obras da catedral parisiense de 850 anos tentam aliviar os danos causados pelas chamas na estrutura do telhado e na agulha central e levam em conta que as abóbodas são cruciais para manter a enorme estrutura de pedra em pé.

Cerca de 50 mil tubos formaram andaimes que atravessavam a parte de trás do edifício quando o desastre ocorreu e alguns ficaram danificados. Portanto, remover estas peças sem afetar o restante da estrutura é uma das tarefas mais complexas.

“Precisamos remover completamente os andaimes para que o prédio fique seguro. Provavelmente, em 2021, iniciaremos a restauração da catedral” para “avaliar a condição” da propriedade e decidir “a quantidade de pedras que serão removidas e substituídas”, detalhou Chauvet, em declarações à Associated Press.

Estima-se que em três anos Notre Dame seja suficientemente segura para permitir a entrada de pessoas, mas os trabalhos para concluir a sua restauração demorarão mais tempo. O presidente da França, Emmanuel Macron, expressou o seu desejo de que sejam concluídos quando Paris receber Jogos Olímpicos de 2024.

Chaveut expressou ainda a sua “dor” pelo facto de, este ano, não se ter realizado a missa do galo de Natal na catedral. Foi a primeira vez desde a Revolução Francesa.

O incêndio de 15 de abril destruiu todo o telhado da catedral francesa e o enorme pináculo que marcava um dos pontos mais icónicos da paisagem de Paris. Ainda assim, os bombeiros, que demoraram 15 horas a controlar as chamas, conseguiram salvar os principais campanários e muros externos do desmoronamento antes de extinguir o incêndio.

Algumas das principais relíquias do património da catedral, como a Coroa de Espinhos, que terá sido usada por Jesus Cristo na crucificação, foram retiradas a tempo pelo bombeiros. A investigação levada a cabo sobre a origem do incêndio aponta para acidente relacionado com obras que decorriam numa das alas do monumento.

A tragédia de Notre-Dame gerou mensagens de pesar e de solidariedade de chefes de Estado e de Governo de vários países, incluindo Portugal, bem como do Vaticano e da ONU. O Presidente francês, Emmanuel Macron prometeu que a catedral será reconstruida, no prazo de cinco anos.

ZAP //

 

4 Comments

  1. Acidentes destes acontecem simplesmente por que se deixa acontecer, quem tiver conhecimentos em matéria de SCI, sabe que é perfeitamente possível impedir que um incêndio ecluda, é tudo uma questão de prioridades, temos no nosso país edifícios onde nem uma chama se consegue acender, e temos ao dispor recursos fantásticos para edifícios históricos, que ficam absolutamente escondidos e reagem à mais pequena possibilidade de incêndio, mas isso custa dinheiro e quer queiramos quer não, há coisas consideradas mais importantes, depois, hipocritamente, chora-se a destruição.

    • Excelentíssima pessoa que não se deu ao trabalho de colocar o nome; A catedral estava em obras.. O sistema poderia ou não existir, poderia ou não estar desligado pelas obras, poderia até estar aser previsto ou em montagem….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.