/

Greta Thunberg é a “Personalidade do Ano” da revista Time

4

(h) Evgenia Arbugaeva, TIME / EPA

Greta Thunberg é a “Personalidade do Ano” mais jovem alguma vez escolhida pela revista Time. A capa da edição de 23 de dezembro foi divulgada esta quarta-feira.

A revista norte-americana Time elegeu a ativista climática sueca Greta Thunberg como “Personalidade do Ano”. A capa mostra a jovem sueca fotografada em Lisboa, durante a sua breve passagem pela capital portuguesa a caminho de Madrid.

Aos 16 anos, Greta torna-se na pessoa mais jovem de sempre a tornar-se “Pessoa do Ano” para a Time, desde que a revista começou a publicar esta edição anual em 1927.

“Por soar o alarme em relação ao relacionamento predatório da humanidade com a única casa que tem, por trazer a um mundo fragmentado uma voz que transcende fronteiras, por nos mostrar a todos o que pode acontecer quando uma nova geração nos guia”, a ativista sueca foi escolhida pelos editores da revista norte-americana.

Os editores justificam a escolha apontando que “mudanças significativas raramente acontecem sem a força catalisadora de pessoas influentes” e que, este ano, a “crise existencial da Terra encontrou essa pessoa em Greta Thunberg”.

Além disso, adianta o Público, sublinham a capacidade de levar “sete milhões de grevistas de todo o mundo” a sair à rua em setembro e dezenas de milhares no início de dezembro, em Madrid.

Para a Time, Greta Thunberg “conseguiu criar uma mudança de atitude global”. “Fez um apelo aos que estão dispostos a agir e encheu de vergonha aqueles que não estão“, refere a revista num texto publicado esta quarta-feira. O texto frisa ainda que Greta conseguiu convencer vários líderes mundiais, desde presidentes de câmara municipal até Presidentes de países, a assumir compromissos concretos.

Em agosto do ano passado, Greta decidiu começar a faltar às aulas todas as sextas-feiras para protestar junto do Parlamento sueco, exigindo medidas sérias no combate às alterações climáticas. Os seus esforços para aumentar a consciencialização para a crise climática tornaram-se globais.

ZAP //

4 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.