Mário Lino, antigo ministro das Obras Públicas do Governo de José Sócrates (2005-2009), negou esta segunda-feira ter sido instrumentalizado pelo então primeiro-ministro para favorecer os interesses do Grupo Lena.
Segundo o semanário Expresso, o antigo Governante, arrolado na Operação Marquês como testemunha de Sócrates, manteve o que tinha já dito quando a acusação foi conhecida.
Mário Lino reiterou que não foi usado por José Sócrates para favorecer os interesses do Grupo Lena, mais mais concretamente na adjudicação da construção de um troço de comboio de alta velocidade (TGV) para ligar Poceirão a Caia.
Em declarações ao mesmo jornal, o antigo ministro disse que os governantes “não são mentecaptos”, negando ter sido instrumentalizado.
Os procuradores do Ministério Público têm outra versão: sustentam que o antigo primeiro-ministro “instrumentalizou” os seus governantes ligados ao setor das obras públicas para que a empreitada da construção de um troço que ia ligar Poceirão a Caia através de um comboio de alta velocidade beneficiasse o grupo Lena.
O grupo Lena, por sua vez e de acordo com a acusação, corrompeu José Sócrates quase desde o primeiro dia em que este tomou posse depois de vencer as eleições de 2005. “Quer a obra avançasse ou não, o grupo teria sempre lucro porque o contrato garantia uma indemnização no caso de o projeto não ir para a frente, como veio a acontecer”, esclarece ainda o semanário Expresso.
Testemunha de Sócrates é trunfo da acusação
O jornal Expresso escreve ainda esta segunda-feira feira que uma outra testemunha arrolada por José Sócrates foi utilizada pelo procurador Rosário Teixeira como trunfo.
Foi durante o terceiro interrogatório a José Sócrates que o procurador questionou Sócrates sobre Raul Vilaça Moura, presidente do júri do concurso que atribuiu a concessão do TGV a um consórcio liderado pela Brisa e pela Soares da Costa e de que fazia parte o Grupo Lena. Trata-se do alegado corruptor-mor de Sócrates.
Rosário Teixeira confrontou Sócrates sobre a confissão de Raul Vilaça Moura, que admitiu ter estado no gabinete do ex-ministro socialista, acompanhado por Mário Lino, para debater os eventuais riscos de uma recusa do projeto pelo Tribunal de Contas – tal como veio mais tarde a acontecer.
Terá sido com esta questão que Sócrates hesitou durante os seus interrogatórios conduzidos por Ivo Rosa, num momento raro, segundo relata o Expresso.
“Agora que o acabei de ouvir, a minha ideia é que isso tinha que ver com a terceira ponte… Mas, eh pá, talvez ele tenha uma memória mais fresca do que eu. Ele só se ocupava disso”, começou por dizer antes de afastar responsabilidade perante a insistência do procurador Rosário Teixeira. “É muito simples. Tem de chamar o engenheiro Mário Lino. Eu nunca intervim em nenhum concurso”.
O Expresso apurou ainda que Mário Lino não só foi chamado como testemunha por José Sócrates durante a instrução, mas também por Raul Vilaça Moura.
28 arguidos e quase duas centenas de crimes
O inquérito da Operação Marquês, que está agora na fase de instrução, culminou na acusação a 28 arguidos – 19 pessoas e nove empresas – e está relacionado com a prática de quase duas centenas de crimes de natureza económico-financeira.
José Sócrates, que chegou a estar preso preventivamente durante dez meses e depois em prisão domiciliária, está acusado de três crimes de corrupção passiva de titular de cargo político, dezasseis de branqueamento de capitais, nove de falsificação de documentos e três de fraude fiscal qualificada.
A acusação sustenta que Sócrates recebeu cerca de 34 milhões de euros, entre 2006 e 2015, a troco de favorecimentos a interesses do ex-banqueiro Ricardo Salgado no Grupo Espírito Santos (GES) e na PT, bem como por garantir a concessão de financiamento da Caixa Geral de Depósitos ao empreendimento Vale do Lobo, no Algarve, e por favorecer negócios do Grupo Lena.
Quem lê o titulo pasquinado, fica com a ideia de que o Ministério Público, finalmente, encontrou algo que prova que o ex-primeiro ministro foi corrompido! O modo de “”papaguear” o testemunho de alguém que está envolvido num projecto e tem uma reunião de trabalho com os responsaveis superiores é notável!! O encontro entre estas entidades e o assunto discutido prova alguma coisa??? Só prova que estiveram reunidos e discutiram o assunto, mas ao que parece! não discutiram o valor das ” luvas” a receber!! Onde é que está o “trunfo”????? O dito “trunfo” só existe nas mentes opacas que querem, a todo o custo, encontrar algo palpável, concreto e sólido, mas infelizmente para o Tex & Alex não aparece nada de nada. Cada vez mais se percebe que a “dupla” escreveu um livro de ficção, onde as personagens fazem papeis de “faz de conta”!!! “O Pensamos, acreditamos, estamos convencidos”, não passa de um “embuste para idiota acreditar”!!!
Realmente…
Querem ver que o “engenheiro num domingo” ainda vai receber mais do Estado e vai ter uma estátua ! Dois cofres repletos faziam girar todos estes bandidos. Porquê todos este movimentos de milhões ? Ainda há muito e muito que apurar.
Certamente há que explicar o rio de dinheiro que lhe chegou “por baixo da mesa”, nomeadamente enquanto viveu em Paris, e que, come foi já verificado, não foi época de poupanças.
Como bem diz o povo: “quem cabritos vende e cabras não tem, de algures lhe vem…”.
Certamente há que explicar o rio de dinheiro que lhe chegou “por baixo da mesa”, nomeadamente enquanto viveu em Paris, e que, como foi já verificado, não foi época de poupanças.
Como bem diz o povo: “quem cabritos vende e cabras não tem, de algures lhe vem…”.
o caso e muito estranho quando so ha teorias e pouco ou nada de provas mas seja como for todos os partidos tem trafulhas olhe so o partido novo chega ja tem 1 ganda trafulha
Oh Verdades
Querias que discutissem as “luvas” numa reunião de trabalho? Não estamos no Brasil, onde se quebra o “galho” com toda a facilidade. Parece que tens alguma dúvida que os sacos azuis ou de outra cor existem e que as “luvas” são combinadas em locais sem câmaras, sem telemóveis e sem testemunhas!!!
Sofres de demência pois já te esqueceste dos grandes vígaros como o Passitos que aldrabou o Estado e o Porcas que foi subornado no caso submarinista à vista de todos já para não falar da múmia cavaquista que aldrabou tudo e todos. Se gostas de partidos e políticos leva-os todos para tua casa que na minha esses vígaros não têm lugar.
Oh_trouxa, deves farte parte integrante da quadrilha PS.
O Passos foi o tal, junto com o povo português, que teve que suportar a bancarrota socialista. Não te lembras oh_trouxa ?
Tu deves é gostar de ser enganado, ou também tens uma mãe com 5 milhões guardados num cofre, o que por si só já é fuga de impostos!!!
Eu pago os meus e tu?
Não te trates não…
Viva o socialismo… o tal ‘clube’ onde quem o habita zela pelos interesses do trbalhador!
Um logro, uma hipocrisia! Abram os olhos!
PS português foi sempre uma miséria. Como é que há tanto povo que vota neste partido demagogo e sempre incompetente? Abram os olhos. Com esta tralha Portugal não passa disto. É altura de escorraçar esta gente, para ver se o martirizado povo, com tantos impostos, começa a ter uma vida mais digna.
Esorraça esta gente e começa a ter uma vida mais digna com quem? Com o PSD? Tudo farinha do mesmo saco!
https://m.youtube.com/watch?v=hwieIQzlFpo
Vi esse video e é que não me perguntei onde estão os 300 milhões de euros de lucros do estado para levar este barco para a frente
Esta justica como o jornalismo estão muito atrasados na investigação
É tudo ajudar o rico mas o ze povinho cada vez mais pobre a pagar os desfalques que os outros fazem
estou disposto a dar uma oportunidade ao ventura do chega sempre fara melhor que eles, pior acho que sera impossivel.
Nao temos nada a perder
Andam a procurar migalhas, face ao que tera roubado… mas ninguem quiz nem quer saber…!
https://www.cmjornal.pt/pesquisa/?q=383+Milhoes+de+Socrates
https://www.direitapolitica.com/socrates-e-suspeito-de-ter-uma-conta-com-383-milhoes-de-euros-numa-offshore-claro/
Tudo certo. Apenas uma correção: não é “quiz”. É “quis”
o chega? mas qual partido realmente faz algo pelo o povo? o 25 de Abril foi feito para quem manda e não para o povo
Ué… Em Portugal só tem ladrão como no Brasil?!