Uma central solar de 1 Gigawatt, que equivale à energia consumida por um milhão de casas, será o suporte para uma “fábrica” de electrólise da água avaliada em 600 milhões de euros, de acordo com relatórios técnicos holandeses.
Portugal e Holanda estarão a negociar um consórcio que terá como objetivo instalar uma unidade de produção de hidrogénio “verde” alimentado a energia solar. De acordo com a TSF, a fábrica ficará em Sines e terá capacidade de alimentar uma frota de autocarros e camiões que percorram 800 milhões de quilómetros por ano.
João Galamba, secretário de Estado da Energia, revelou esta intenção num debate na TSF com a Associação Portuguesa de Promoção do hidrogénio (AP2H2). Para Galamba, o que nascerá em Sines será “um parque fotovoltaico com 1 Gigawatt em versão auto-consumo, que baixa ainda os custos de produção de eletricidade porque tem isenções de tarifas de acesso à rede. O estado tem terrenos públicos em Sines que só podem ser utilizados em projetos industriais, o que pode ser um fator importante para baixar os custos de produção do hidrogénio e depois atrair grandes empresas nacionais para este projeto, empresas da área do gás e da logística e transportes.”
“Nós podemos dizer ao mundo e à Europa e sobretudo aos países do norte da Europa que precisam muito de hidrogénio, nós temos uma coisa que o centro e o norte da Europa não tem que é capacidade de produzir eletricidade aos custos que tornam o hidrogénio viável”, apontou ainda o secretário de Estado.
Agora, é necessário “montar um consórcio industrial de grande escala mostrando que Sines, que está tradicionalmente ligada a energias fósseis, pode migrar e até valorizar o porto de Sines como entreposto exportador de hidrogénio Verde, o que é uma mais valia para o porto”. Este consórcio permitiria dar acesso a fundos para Projetos Comuns Importantes de Interesse Europeu (IPCEI, na sigla em inglês).
Se trabalhar oito mil horas por ano e usar 1,5 metros cúbicos de água, a unidade de Sines, pode produzir 160 milhões de quilos de hidrogénio.
Curioso… já o Sócrates tinha andado pelos negócios da energia. O seu discípulo parece querer seguir-lhe as pisadas.
Dá para entender que não enxergam patavina disto. Já deveríamos ser autossuficientes há muito tempo. Hidrogênio é água e oxigênio de uma forma simplória….é barato e comparado com o poluidor petróleo vai uma diferença…..
Até o GPL era e viu alguém a promovê-lo?
Com um líder destes, as galambadas estão asseguradas!
Oxalá seja alguma coisa de jeito e de preferência sem a habitual corrupção.
Espera sentada… o discípulo do 44 vai negociar em grande!
1,5 m3 só?, custa a querer.
“…e usar 1,5 metros cúbicos de água, a unidade de Sines, pode produzir 160 milhões de quilos de hidrogénio”
Isto parece-me um milagre maior que a multiplicação dos pães…
Se colocassem os intervalos de tempo relativos, talvez a frase fizesse algum sentido.
Já agora vamos esperar se da ficção passamos há realidade, ou da propaganda a acção, ver para crer!
Mais um elefante branco para enterrar dinheiro. O certo é apostar na fotovoltaico o hidrogénio é muito caro na distribuição e a tecnologia para o consumir é muito cara, para além dos problemas de segurança – é altamente explosivo e nem recipientes de aço normal o contêm. Ponham o projecto em discussão pública e logo se vê.
Lavoisier deve estar a dar voltas ao túmulo. Como é que 1500kg de água podem dar milhões de kilogramas de hidrogénio?
Sim é sabido que 1L de H2O tem 111 gr de H2 mas o que importa reter é que o Hidrogênio Verde é uma alternativa em absoluto melhor e mais viável que muitas outras fontes geradoras de energia sendo que apenas gera 2% de CO2 e na conjectura ecológica actual é algo que vem já talvez demasiado tarde… como dizem os americanos ” 1 day late and 1 dollar short”
Isso dá para cerca de 1,2 milhões de carros/ano a fazer 10000km/ano. Não é mau, mas só faz sentido se a energia renovável for em excesso! E comparado com baterias: 3X mais caro, não contando com os problemas citados por Al…
O GPL , uma alternativa mais barata ,sem alteraçoes de fundo nos veiculos existentes ,inclusive funciona bem com veiculos mais antigos a gasolina ,pouco poluente ,e MISTERIOSAMENTE ninguem quer falar nele ,nao existe interesse politico economico ,ja o hidrogenio bastante mais complicado a nivel tecnico e industrial ,Interesses !
Acho que governantes deste pequeno pais ainda nao sabem os perigos de concentrar muito hidrogenio numa zona…consequencia uma catastrofe….
Se armazenarem h2 puro estao vao ter surpresa das grandes…
Hidrogenio mal armasenado e mal compreendido e bomba…. diz ele que esta tudo sabido e estudado… o que vejo e que outros paises estao produzir mas acima de tudo nesta fase aprender a lidar e manipular com ele e a criarem outros truques para ser usado, consumido, armazenado…
Claro que sr galamba acha que e so produzir…ponham-se a milhas dessa areas…e um perigo autentico…