Governo quer ter a primeira refinaria de lítio da Europa

Tiago Petinga / Lusa

O secretário de Estado da Energia, João Galamba.

O Governo quer abrir a primeira refinaria de lítio no continente europeu. No entanto, João Galamba refere que tudo depende dos resultados do estudo de impacto ambiental das minas.

Sem confirmar que venha a haver minas de lítio em Portugal, o secretário de Estado da Energia, João Galamba, espera que alguma delas consiga ter o estudo ambiental aprovado para atrair uma refinaria de lítio para Portugal. A intenção também é partilhada pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.

“Queremos dar um passo em frente, instalar a refinação e isso também nos posiciona para atrair investimentos em fábricas de baterias, ou de cátodos, ou de powerwalls. Se já se sabe que quem vai ficar com as fábricas de baterias para carros elétricos é o centro da Europa, isso não me preocupa muito. Só temos de garantir que na cadeia do lítio temos cá o elemento com maior valor acrescentado e que é a produção de hidróxido de lítio”, disse Galamba, em declarações ao jornal Público.

O secretário de Estado adiantou que a refinaria seria instalada no porto de Leixões, devido às acessibilidades da zona. Galamba recorda o caso do Alqueva, no qual houve uma resistência generalizada, mas que o projeto acabou por seguir em frente.

“Quando as pessoas dizem que o nosso lítio é mais caro do que o chileno, por exemplo, isso não interessa para nada. Na China, na Austrália ou na América do Sul até podem produzir lítio a um terço do valor em Portugal, mas, se não cumprirem os standards, não podem ser fornecedores da União Europeia. Da mesma maneira que não podemos comprar t-shirts feitas por escravos, não poderemos comprar lítio feito com consumos brutais de água, e sem nenhum respeito por questões ambientais. Tão simples quanto isto”, explicou ainda o governante.

Ainda assim, o projeto está condicionado pelos resultados do estudo de impacto ambiental, mas Galamba mostra-se otimista. No seu ver, só depois de apresentados os resultados poderá “haver uma discussão séria”.

Não vai haver nenhum ácido sulfúrico ou outro químico, mas apenas a utilização de matéria orgânica e biodegradável”, garante o secretário de Estado, tentando saturar as preocupações da população.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Ah vou se eu e meus amigalhaços do costume fazemos uns milhões com o litio dos tansos tugas. O negócio está propício a mais umas trafulhices. Vá deixem-me trabalhar à vontade no gamanço.

  2. Se a refinaria de lítio vier a existir diz o senhor Galamba que será instalada no porto de Leixões devido às acessibilidades, ora neste caso também não deverão ir buscar o lítio lá para Trás-os-Montes ou outro local idêntico porque as acessibilidades não são vantajosas! Pura maldade dos políticos em penalizar as regiões do interior, no meu entender tudo deveria ser lá transformado para desenvolver essas regiões e não sobrecarregar mais ainda outras já saturadas com tanto ser humano aos tropeções uns aos outros, mais aí há mais votos!

  3. A culpa não é deste anormal, mas sim de quem lhe deu o cargo.
    A forma arrogante e o ar de gozo que demonstrou quando chegou a Montalegre, se eu fosse o 1.º ministro, este sr. no dia seguinte já não era secretário de estado.

    • Mas é que quando ele foi nomeado secretário de estado já era arrogante, portanto o sr. primeiro ministro já o conhecia e portanto será por isso mesmo que foi escolhido, repare na cara arrogante da senhora ministra da saúde, por alguma razão foi escolhida e repare em que estado a saúde está.

  4. Excelente opção! Se temos uma riqueza natural devemos ter em Portugal toda a cadeia de valor. Acho piada aos que adjectivam o homem de arrogante e aos portugueses de tansos…
    Na minha opinião tansos e arrogantes são aqueles que acham que se pode ter uma política de descarbonização, serviços públicos de qualidade e elevar os rendimentos sem ter garantido meios financeiros para isso.

  5. Gostei especialmente desta passagem: “Ainda assim, o projeto está condicionado pelos resultados do estudo de impacto ambiental”…
    Deve ser como no aeroporto do montijo…

RESPONDER

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …