Governo quer ter a primeira refinaria de lítio da Europa

Tiago Petinga / Lusa

O secretário de Estado da Energia, João Galamba.

O Governo quer abrir a primeira refinaria de lítio no continente europeu. No entanto, João Galamba refere que tudo depende dos resultados do estudo de impacto ambiental das minas.

Sem confirmar que venha a haver minas de lítio em Portugal, o secretário de Estado da Energia, João Galamba, espera que alguma delas consiga ter o estudo ambiental aprovado para atrair uma refinaria de lítio para Portugal. A intenção também é partilhada pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.

“Queremos dar um passo em frente, instalar a refinação e isso também nos posiciona para atrair investimentos em fábricas de baterias, ou de cátodos, ou de powerwalls. Se já se sabe que quem vai ficar com as fábricas de baterias para carros elétricos é o centro da Europa, isso não me preocupa muito. Só temos de garantir que na cadeia do lítio temos cá o elemento com maior valor acrescentado e que é a produção de hidróxido de lítio”, disse Galamba, em declarações ao jornal Público.

O secretário de Estado adiantou que a refinaria seria instalada no porto de Leixões, devido às acessibilidades da zona. Galamba recorda o caso do Alqueva, no qual houve uma resistência generalizada, mas que o projeto acabou por seguir em frente.

“Quando as pessoas dizem que o nosso lítio é mais caro do que o chileno, por exemplo, isso não interessa para nada. Na China, na Austrália ou na América do Sul até podem produzir lítio a um terço do valor em Portugal, mas, se não cumprirem os standards, não podem ser fornecedores da União Europeia. Da mesma maneira que não podemos comprar t-shirts feitas por escravos, não poderemos comprar lítio feito com consumos brutais de água, e sem nenhum respeito por questões ambientais. Tão simples quanto isto”, explicou ainda o governante.

Ainda assim, o projeto está condicionado pelos resultados do estudo de impacto ambiental, mas Galamba mostra-se otimista. No seu ver, só depois de apresentados os resultados poderá “haver uma discussão séria”.

Não vai haver nenhum ácido sulfúrico ou outro químico, mas apenas a utilização de matéria orgânica e biodegradável”, garante o secretário de Estado, tentando saturar as preocupações da população.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Ah vou se eu e meus amigalhaços do costume fazemos uns milhões com o litio dos tansos tugas. O negócio está propício a mais umas trafulhices. Vá deixem-me trabalhar à vontade no gamanço.

  2. Se a refinaria de lítio vier a existir diz o senhor Galamba que será instalada no porto de Leixões devido às acessibilidades, ora neste caso também não deverão ir buscar o lítio lá para Trás-os-Montes ou outro local idêntico porque as acessibilidades não são vantajosas! Pura maldade dos políticos em penalizar as regiões do interior, no meu entender tudo deveria ser lá transformado para desenvolver essas regiões e não sobrecarregar mais ainda outras já saturadas com tanto ser humano aos tropeções uns aos outros, mais aí há mais votos!

  3. A culpa não é deste anormal, mas sim de quem lhe deu o cargo.
    A forma arrogante e o ar de gozo que demonstrou quando chegou a Montalegre, se eu fosse o 1.º ministro, este sr. no dia seguinte já não era secretário de estado.

    • Mas é que quando ele foi nomeado secretário de estado já era arrogante, portanto o sr. primeiro ministro já o conhecia e portanto será por isso mesmo que foi escolhido, repare na cara arrogante da senhora ministra da saúde, por alguma razão foi escolhida e repare em que estado a saúde está.

  4. Excelente opção! Se temos uma riqueza natural devemos ter em Portugal toda a cadeia de valor. Acho piada aos que adjectivam o homem de arrogante e aos portugueses de tansos…
    Na minha opinião tansos e arrogantes são aqueles que acham que se pode ter uma política de descarbonização, serviços públicos de qualidade e elevar os rendimentos sem ter garantido meios financeiros para isso.

  5. Gostei especialmente desta passagem: “Ainda assim, o projeto está condicionado pelos resultados do estudo de impacto ambiental”…
    Deve ser como no aeroporto do montijo…

RESPONDER

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …

É responsabilidade a mais. Médicos não querem integrar Brigadas Rápidas dos lares

Está a ser difícil contratar médicos para as Brigadas de Intervenção Rápida dos lares que foram anunciadas pelo Governo. Mesmo a receberem acima da tabela de pagamentos, os médicos receiam a falta de condições e …

Restrições a turistas suavizadas. Finlândia tenta salvar a Lapónia (e a época de inverno)

A Finlândia, que vê o turismo estrangeiro em perigo na Lapónia, permite a partir de hoje a entrada de turistas de cerca de vinte países sem terem de fazer quarentena. As medidas surgem numa altura em …

"Foi uma vergonha". PS em choque com saída de Jamila e com o poder de Temido

A saída de Jamila Madeira do cargo de secretária de Estado Adjunta e da Saúde, a pedido da ministra Marta Temido, deixou alguns socialistas "arrepiados" e há um desconforto interno com a situação. É mais …

Mãe de bebé deixado no Cacém entregou-se no hospital e foi constituída arguida

A mãe do bebé deixado na terça-feira junto ao Centro Social Baptista, no Cacém, Sintra, entregou-se hoje no Hospital Amadora-Sintra e, depois de ter sido transportada para a esquadra, foi constituída arguida, disse à Lusa …