Governo quer ter a primeira refinaria de lítio da Europa

Tiago Petinga / Lusa

O secretário de Estado da Energia, João Galamba.

O Governo quer abrir a primeira refinaria de lítio no continente europeu. No entanto, João Galamba refere que tudo depende dos resultados do estudo de impacto ambiental das minas.

Sem confirmar que venha a haver minas de lítio em Portugal, o secretário de Estado da Energia, João Galamba, espera que alguma delas consiga ter o estudo ambiental aprovado para atrair uma refinaria de lítio para Portugal. A intenção também é partilhada pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.

“Queremos dar um passo em frente, instalar a refinação e isso também nos posiciona para atrair investimentos em fábricas de baterias, ou de cátodos, ou de powerwalls. Se já se sabe que quem vai ficar com as fábricas de baterias para carros elétricos é o centro da Europa, isso não me preocupa muito. Só temos de garantir que na cadeia do lítio temos cá o elemento com maior valor acrescentado e que é a produção de hidróxido de lítio”, disse Galamba, em declarações ao jornal Público.

O secretário de Estado adiantou que a refinaria seria instalada no porto de Leixões, devido às acessibilidades da zona. Galamba recorda o caso do Alqueva, no qual houve uma resistência generalizada, mas que o projeto acabou por seguir em frente.

“Quando as pessoas dizem que o nosso lítio é mais caro do que o chileno, por exemplo, isso não interessa para nada. Na China, na Austrália ou na América do Sul até podem produzir lítio a um terço do valor em Portugal, mas, se não cumprirem os standards, não podem ser fornecedores da União Europeia. Da mesma maneira que não podemos comprar t-shirts feitas por escravos, não poderemos comprar lítio feito com consumos brutais de água, e sem nenhum respeito por questões ambientais. Tão simples quanto isto”, explicou ainda o governante.

Ainda assim, o projeto está condicionado pelos resultados do estudo de impacto ambiental, mas Galamba mostra-se otimista. No seu ver, só depois de apresentados os resultados poderá “haver uma discussão séria”.

Não vai haver nenhum ácido sulfúrico ou outro químico, mas apenas a utilização de matéria orgânica e biodegradável”, garante o secretário de Estado, tentando saturar as preocupações da população.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Ah vou se eu e meus amigalhaços do costume fazemos uns milhões com o litio dos tansos tugas. O negócio está propício a mais umas trafulhices. Vá deixem-me trabalhar à vontade no gamanço.

  2. Se a refinaria de lítio vier a existir diz o senhor Galamba que será instalada no porto de Leixões devido às acessibilidades, ora neste caso também não deverão ir buscar o lítio lá para Trás-os-Montes ou outro local idêntico porque as acessibilidades não são vantajosas! Pura maldade dos políticos em penalizar as regiões do interior, no meu entender tudo deveria ser lá transformado para desenvolver essas regiões e não sobrecarregar mais ainda outras já saturadas com tanto ser humano aos tropeções uns aos outros, mais aí há mais votos!

  3. A culpa não é deste anormal, mas sim de quem lhe deu o cargo.
    A forma arrogante e o ar de gozo que demonstrou quando chegou a Montalegre, se eu fosse o 1.º ministro, este sr. no dia seguinte já não era secretário de estado.

    • Mas é que quando ele foi nomeado secretário de estado já era arrogante, portanto o sr. primeiro ministro já o conhecia e portanto será por isso mesmo que foi escolhido, repare na cara arrogante da senhora ministra da saúde, por alguma razão foi escolhida e repare em que estado a saúde está.

  4. Excelente opção! Se temos uma riqueza natural devemos ter em Portugal toda a cadeia de valor. Acho piada aos que adjectivam o homem de arrogante e aos portugueses de tansos…
    Na minha opinião tansos e arrogantes são aqueles que acham que se pode ter uma política de descarbonização, serviços públicos de qualidade e elevar os rendimentos sem ter garantido meios financeiros para isso.

  5. Gostei especialmente desta passagem: “Ainda assim, o projeto está condicionado pelos resultados do estudo de impacto ambiental”…
    Deve ser como no aeroporto do montijo…

RESPONDER

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …

Al Gore diz ser o maior fã de Greta Thunberg

Al Gore, antigo vice-presidente de Barack Obama e autor do documentário ambiental "Uma verdade inconveniente", elogiou esta semana o trabalho desenvolvido pela ativista sueca Greta Thunberg, dizendo ser o seu maior fã. "Sou o seu …

A água é comum nos mundos extraterrestres (mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava)

A presença de água em exoplanetas é comum, mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Para chegar a …

"Encontrei a minha alma gémea". Presidente do Flamengo disposto a (quase) tudo para segurar Jesus

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, ficou encantado com Jorge Jesus logo quando o conheceu. É o que o dirigente diz numa entrevista, onde admite que encontrou a sua "alma gémea", não revelando dados sobre …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …

Na última noite no Porto, Óliver foi sozinho à Ponte D. Luís (e vieram-lhe as lágrimas aos olhos)

O médio espanhol Óliver Torres confessa que a sua saída do Porto foi "emotiva" e que se despediu do clube e da cidade na Ponte D. Luís, de noite e sozinho, com "as lágrimas nos …

Costa e Centeno discutiram no Conselho Europeu (e foi Centeno quem ganhou)

António Costa e Mário Centeno envolveram-se numa "discussão directa" em pleno Conselho Europeu que deixou os restantes membros do Eurogrupo perplexos. Em causa esteve o primeiro orçamento da Zona Euro, com o primeiro-ministro de Portugal …