/

PS aumenta vantagem (e pequenos partidos reforçados)

7

João Relvas / Lusa

Um mês depois da ida às urnas de 6 de outubro, o PS aumentou a vantagem em relação ao PSD, apesar de estarem ambos em queda.

De acordo com a sondagem realizada para o Correio da Manhã e para o Jornal de Negócios, o PAN ultrapassa mesmo o CDS. Entre os três partidos que conquistaram representação parlamentar pela primeira vez nestas legislativas, o Livre ganha popularidade e o Iniciativa Liberal perde terreno.

De acordo com a sondagem da Intercampus, o PS cai de 36,43% para 35,6%; o PSD recua de 27,76% para 24,8%; e a Iniciativa Liberal passa da fatia de 1,29% obtida a 6 de outubro para 0,8%. O Bloco de Esquerda sobe de 9,52% para 10,7% e a CDU atinge 6,9%, o que compara com os 6,33% das legislativas.

Já o PAN ganha destaque, chegando agora a 5,3%, valor que compara com os 3,32% conquistados nas legislativas. O partido de André Silva ultrapassa assim o CDS, que ainda assim sobe de 4,22% para 4,4%.

Entre os novos partidos com assento parlamentar, o Livre de Joacine Katar Moreira é o mais popular: sobe de 1,09% para 2,7%. O Chega de André Ventura atinge 2,5%, tendo alcançado 1,29% a 6 de outubro.

Esta sondagem baseou-se em trabalho de campo decorrido entre 22 e 28 de outubro. A amostra foi constituída por 604 entrevistas, com a seguinte distribuição proporcional: 288 a homens e 316 a mulheres; 132 a pessoas entre os 18 e os 34 anos, 219 entre os 35 e os 54 anos e 253 a pessoas com 55 ou mais anos; 230 no Norte, 140 no Centro, 163 em Lisboa, 45 no Alentejo e 26 no Algarve.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

 

 

 

7 Comments

    • Se fosse a ti preocupava-me mais com o teu PS. Com as negociatas do novo aeroporto e do lítio em curso tudo parece bem encaminhado para irmos para onde o outro, que esteve preso, nos deixou. É mais do mesmo

      • Preocupar-me com o meu PS? Com tanto “escândalo” anteriores a 6 outubro, tais como Tancos, incêndios, familigate e outros casos, as negociatas do novo aeroporto e lítio são peanuts!

        • Preocupa-me muito mais as trapalhadas em que o meu PSD tem andado todos este anos metido. O que o PS tem feito comparativamente são amendoins, o Escavacado roubou tudo e todos e o Coelhone fartou-se roubar os tugas.

  1. O ZAP não gosta mesmo que se questione ou se dê opiniões sobre as escolhas das suas fontes. Qualquer comentário que diga que o Marques Mendes não tem qualidade como comentador é sistematicamente censurado. Verdadeiramente incrível…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.