/

A Liga regressa num domingo gordo (e pode haver um novo líder)

Manuel de Almeida / Lusa

Um mês depois, a Liga Portuguesa de Futebol está de regresso. Este domingo, há três jogos envolvendo os seis primeiros classificados.

Excetuando o Aves-Tondela, da 9.ª jornada, foi quase um mês de paragem numa liga que tem sido jogada aos soluços. O Famalicão vai testar a liderança no Dragão. Depois de ter vencido em Alvalade, a equipa volta a visitar um grande, desta vez num jogo que pode mesmo alterar a frente da tabela.

As equipas, separadas apenas por um ponto, entram em campo já a saber o resultado do SL Benfica, em Tondela, num domingo que termina com a receção do Sporting ao Vitória de Guimarães.

https://twitter.com/ligaportugal/status/1187668350865985536

O primeiro pontapé de saída acontece este domingo, às 15h00, em Tondela. A única vitória desta equipa sobre os encarnados aconteceu no Estádio da Luz, em 2017/18, e a isto junta-se o facto de o Tondela ainda não ter ganho um jogo em casa, somando duas derrotas e um empate.

A equipa do espanhol Natxo Gonzalez dá-se melhor fora de casa, mas o Benfica estará atento aos ataques rápidos dos tondelenses. Já Bruno Lage, para o campeonato, ganhou todos os jogos disputados fora de casa – 15 vitórias consecutivas, com 35 golos marcados pelo Benfica.

Às 17h15, arranca o Porto-Famalicão que, à oitava jornada, é a partida cabeça de cartaz. Este domingo, enfrentam-se no Dragão o primeiro e o segundo, sendo que o líder é o visitante Famalicão.

Segundo a TSF, é de elogiar a performance: nunca uma equipa vinda do segundo escalão chegara à sétima jornada na frente do campeonato – em mais de 70 anos de história de campeonato com subidas e descidas (que se iniciaram em 1946/47). O Famalicão assume o primeiro lugar porque venceu seis jogos e só empatou um.

O terceiro jogo a encerrar o domingo gordo é o frente-a-frente entre o Sporting e o Vitória de Guimarães, que se defrontam às 20h00. Mesmo tendo vencido o Rosenborg para a Liga Europa, na quinta-feira, o Sporting recebe o Vitória em claro momento de crise em Alvalade.

Apesar de, historicamente, o Vitória não costumar fazer grandes resultados no reduto do Sporting, tendo por exemplo perdido cinco dos últimos seis jogos aí disputados, é também um facto que os vitorianos estão neste momento por cima do seu adversário em quase todos os indicadores.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.