A Liga regressa num domingo gordo (e pode haver um novo líder)

Manuel de Almeida / Lusa

Um mês depois, a Liga Portuguesa de Futebol está de regresso. Este domingo, há três jogos envolvendo os seis primeiros classificados.

Excetuando o Aves-Tondela, da 9.ª jornada, foi quase um mês de paragem numa liga que tem sido jogada aos soluços. O Famalicão vai testar a liderança no Dragão. Depois de ter vencido em Alvalade, a equipa volta a visitar um grande, desta vez num jogo que pode mesmo alterar a frente da tabela.

As equipas, separadas apenas por um ponto, entram em campo já a saber o resultado do SL Benfica, em Tondela, num domingo que termina com a receção do Sporting ao Vitória de Guimarães.

https://twitter.com/ligaportugal/status/1187668350865985536

O primeiro pontapé de saída acontece este domingo, às 15h00, em Tondela. A única vitória desta equipa sobre os encarnados aconteceu no Estádio da Luz, em 2017/18, e a isto junta-se o facto de o Tondela ainda não ter ganho um jogo em casa, somando duas derrotas e um empate.

A equipa do espanhol Natxo Gonzalez dá-se melhor fora de casa, mas o Benfica estará atento aos ataques rápidos dos tondelenses. Já Bruno Lage, para o campeonato, ganhou todos os jogos disputados fora de casa – 15 vitórias consecutivas, com 35 golos marcados pelo Benfica.

Às 17h15, arranca o Porto-Famalicão que, à oitava jornada, é a partida cabeça de cartaz. Este domingo, enfrentam-se no Dragão o primeiro e o segundo, sendo que o líder é o visitante Famalicão.

Segundo a TSF, é de elogiar a performance: nunca uma equipa vinda do segundo escalão chegara à sétima jornada na frente do campeonato – em mais de 70 anos de história de campeonato com subidas e descidas (que se iniciaram em 1946/47). O Famalicão assume o primeiro lugar porque venceu seis jogos e só empatou um.

O terceiro jogo a encerrar o domingo gordo é o frente-a-frente entre o Sporting e o Vitória de Guimarães, que se defrontam às 20h00. Mesmo tendo vencido o Rosenborg para a Liga Europa, na quinta-feira, o Sporting recebe o Vitória em claro momento de crise em Alvalade.

Apesar de, historicamente, o Vitória não costumar fazer grandes resultados no reduto do Sporting, tendo por exemplo perdido cinco dos últimos seis jogos aí disputados, é também um facto que os vitorianos estão neste momento por cima do seu adversário em quase todos os indicadores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …