Desde o último boletim de riqueza que a Bloomberg publicou, em junho do ano passado, no seu ranking das famílias mais ricas do mundo, a fortuna dos Walton cresceu 39 mil milhões de dólares, para os 191 mil milhões que o clã, dono da cadeia norte-americana Walmart, detém atualmente.
Os últimos números do império Walton mostram que, em 2018, as vendas das suas 11 mil lojas atingiram os 514 mil milhões de dólares. A família enriquece a um ritmo alucinante: 100 milhões por dia, quatro milhões por hora, 70 mil dólares a cada minuto. O que contrasta com o que ganha cada empregado da cadeia Walmart – 11 dólares à hora.
O segundo lugar da tabela da Bloomberg deste ano é ocupado pela família Mars, dona das barras de chocolate com o mesmo nome e dos famosos M&Ms. O clã tem uma fortuna avaliada em 126,5 mil milhões de dólares, tendo somado este ano 37 mil milhões em relação a 2018.
O terceiro posto é ocupado pela família Kochs, dona de um império industrial com o mesmo nome, que acrescentou 26 mil milhões de dólares à sua riqueza, valendo atualmente 125 mil milhões.
A tabela tem também famílias oriundas de outras partes do mundo, como os irmãos franceses Wertheimer, donos da Chanel, ou a família italiana Ferrero, cujo império de chocolate detém a famosa marca Nutella.
Uma novidade é a entrada, para o quarto posto, da família real da Arábia Saudita, com uma fortuna de 100 mil milhões de dólares, donos da empresa de petróleo Saudi Aramco. A companhia é a mais lucrativa do mundo e a maior fonte de sustento do país.
No total, as 25 famílias mais ricas do mundo têm uma fortuna avaliada em em 1,4 biliões de dólares, um valor 24% superior ao do ano passado, quando detinham menos 250 mil milhões de dólares do que atualmente.
Ainda assim, a Bloomberg refere a pouca exatidão da tabela, uma vez que há famílias cuja vastidão de bens é difícil de avaliar, como os Rothschilds ou os Rockefellers.
Enquanto esta família ganha quatro milhões por hora, uma familia venezuelana (por exemplo) tem que sobreviver com menos de três dólares POR MÊS !!! Isto é absolutamente imoral, e mais tarde ou mais cedo, de uma maneira ou de outra, acabará em tragédia.
Já não falta muito….
E quem tem culpa disso? Em Cuba, por ex o ordenado de um médico é de cerca de 40 dólares mensais. Um médico que tem de estar sempre estudando para se manter actualizado a ganhar apenas 40 dólares por mês… por aí podemos imaginar quanto ganha quem não tem cursos superiores. É a diferença entre capitalismo e socialismo/comunismo= ditadura.
Acho que a senhora não tem noção do que é o capitalismo que vigora no mundo.
Estas familias defendem o capitalismo abutre e se ler noticias dos Estados Unidos verá que os empregados das empresas destes senhores, passam mal. Têm ordenados de miséria.
Quem lhes dera um país mais socialista. Pode ser que o Bernie Sanders seja o proximo presidente dos Estados Unidos e as coisas mudam tanto para os Americanos como para o resto do mundo.
E já agora, aposto que em Cuba todas as pessoas têm acesso a cuidados médicos, sejam ricos ou pobres(Socialismo).
Nos USA, há pessoas a morrer.
LOL
Deve ser por isso que há 1 milhão de imigrantes Cubanos a viver nos EUA, sem contar com os descendentes de imigrantes (que já são Americanos). Não me consta de Americanos a emigrarem para Cuba, esse “paraíso Socialista”.
Nunca houve, nem nunca haverá, um país Socialista que não seja um país de 3o mundo, de onde toda a gente quer fugir.
Alucinante !!!!!……………….devem comer $ e limpar o traseiro com notas de Mil !…Mas enfim defecam mijam e morrem como nós todos !
Nossa. Pedro Nuno. Que Cuba maravilhosa é essa. O que está esperando. Faça as malas e muda pra lá.
Nossa. Pedro Nuno. Que Cuba maravilhosa é essa. Faça as malas e muda pra lá. O que está esperando?
“cada empregado da cadeia Walmart – 11 dólares à hora”. Mas quantos são os empregados? Quantas famílias são mantidas com a busca pelo lucro dessas famílias citadas na matéria. E pra onde vai esse dinheiro? Para debaixo do colchão? Ou para um cofre ao estilo do tio Patinhas? Claro que não, esse dinheiro eventualmente serve a novos investimentos, seja por meio direto, ou pelo sistema bancário, através de empréstimos. Mas, infelizmente, essa busca pelo lucro é sempre posta como se fosse o grande mal da humanidade. Para alguns por aí, devíamos buscar é a pobreza, esse sim, o espírito do comunismo.
É incrível ver comentários e pessoas achando normal uma família concentrar todo esse dinheiro. O problema não é ser rico, e sim o rico esquecer do pobre. Não sei se é o caso dessas famílias citadas, mas aqui no Brasil existem patrões q pagam salários q dá só para o funcionário comer, vestir e ir trabalhar. Os escravos eram pagos assim…Fazendo isso o patrão milionário já acha q fez muito. Isso vale pra capitalismo, comunismo. Parabéns aos ricos q promovem o bem estar dos seus funcionários. Infelizmente a maioria acha q faz muito dando esse emprego com salário mínimo.