Família mais rica do mundo enriquece a quatro milhões de dólares por hora

Desde o último boletim de riqueza que a Bloomberg publicou, em junho do ano passado, no seu ranking das famílias mais ricas do mundo, a fortuna dos Walton cresceu 39 mil milhões de dólares, para os 191 mil milhões que o clã, dono da cadeia norte-americana Walmart, detém atualmente.

Os últimos números do império Walton mostram que, em 2018, as vendas das suas 11 mil lojas atingiram os 514 mil milhões de dólares. A família enriquece a um ritmo alucinante: 100 milhões por dia, quatro milhões por hora, 70 mil dólares a cada minuto. O que contrasta com o que ganha cada empregado da cadeia Walmart – 11 dólares à hora.

O segundo lugar da tabela da Bloomberg deste ano é ocupado pela família Mars, dona das barras de chocolate com o mesmo nome e dos famosos M&Ms. O clã tem uma fortuna avaliada em 126,5 mil milhões de dólares, tendo somado este ano 37 mil milhões em relação a 2018.

O terceiro posto é ocupado pela família Kochs, dona de um império industrial com o mesmo nome, que acrescentou 26 mil milhões de dólares à sua riqueza, valendo atualmente 125 mil milhões.

A tabela tem também famílias oriundas de outras partes do mundo, como os irmãos franceses Wertheimer, donos da Chanel, ou a família italiana Ferrero, cujo império de chocolate detém a famosa marca Nutella.

Uma novidade é a entrada, para o quarto posto, da família real da Arábia Saudita, com uma fortuna de 100 mil milhões de dólares, donos da empresa de petróleo Saudi Aramco. A companhia é a mais lucrativa do mundo e a maior fonte de sustento do país.

No total, as 25 famílias mais ricas do mundo têm uma fortuna avaliada em em 1,4 biliões de dólares, um valor 24% superior ao do ano passado, quando detinham menos 250 mil milhões de dólares do que atualmente.

Ainda assim, a Bloomberg refere a pouca exatidão da tabela, uma vez que há famílias cuja vastidão de bens é difícil de avaliar, como os Rothschilds ou os Rockefellers.

  ZAP //

 

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Enquanto esta família ganha quatro milhões por hora, uma familia venezuelana (por exemplo) tem que sobreviver com menos de três dólares POR MÊS !!! Isto é absolutamente imoral, e mais tarde ou mais cedo, de uma maneira ou de outra, acabará em tragédia.

  2. E quem tem culpa disso? Em Cuba, por ex o ordenado de um médico é de cerca de 40 dólares mensais. Um médico que tem de estar sempre estudando para se manter actualizado a ganhar apenas 40 dólares por mês… por aí podemos imaginar quanto ganha quem não tem cursos superiores. É a diferença entre capitalismo e socialismo/comunismo= ditadura.

    • Acho que a senhora não tem noção do que é o capitalismo que vigora no mundo.
      Estas familias defendem o capitalismo abutre e se ler noticias dos Estados Unidos verá que os empregados das empresas destes senhores, passam mal. Têm ordenados de miséria.
      Quem lhes dera um país mais socialista. Pode ser que o Bernie Sanders seja o proximo presidente dos Estados Unidos e as coisas mudam tanto para os Americanos como para o resto do mundo.
      E já agora, aposto que em Cuba todas as pessoas têm acesso a cuidados médicos, sejam ricos ou pobres(Socialismo).
      Nos USA, há pessoas a morrer.

      • LOL

        Deve ser por isso que há 1 milhão de imigrantes Cubanos a viver nos EUA, sem contar com os descendentes de imigrantes (que já são Americanos). Não me consta de Americanos a emigrarem para Cuba, esse “paraíso Socialista”.

        Nunca houve, nem nunca haverá, um país Socialista que não seja um país de 3o mundo, de onde toda a gente quer fugir.

  3. “cada empregado da cadeia Walmart – 11 dólares à hora”. Mas quantos são os empregados? Quantas famílias são mantidas com a busca pelo lucro dessas famílias citadas na matéria. E pra onde vai esse dinheiro? Para debaixo do colchão? Ou para um cofre ao estilo do tio Patinhas? Claro que não, esse dinheiro eventualmente serve a novos investimentos, seja por meio direto, ou pelo sistema bancário, através de empréstimos. Mas, infelizmente, essa busca pelo lucro é sempre posta como se fosse o grande mal da humanidade. Para alguns por aí, devíamos buscar é a pobreza, esse sim, o espírito do comunismo.

  4. É incrível ver comentários e pessoas achando normal uma família concentrar todo esse dinheiro. O problema não é ser rico, e sim o rico esquecer do pobre. Não sei se é o caso dessas famílias citadas, mas aqui no Brasil existem patrões q pagam salários q dá só para o funcionário comer, vestir e ir trabalhar. Os escravos eram pagos assim…Fazendo isso o patrão milionário já acha q fez muito. Isso vale pra capitalismo, comunismo. Parabéns aos ricos q promovem o bem estar dos seus funcionários. Infelizmente a maioria acha q faz muito dando esse emprego com salário mínimo.

RESPONDER

Detidos três suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Três pessoas foram detidas por suspeita da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, informou a Polícia Judiciária (PJ). Em comunicado, a PJ adiantou que, em colaboração com a …

Mais 500 pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas em La Palma

500 pessoas juntaram-se, esta quinta-feira, às milhares que já foram obrigadas a abandonar as suas casas na ilha espanhola de La Palma, quando um rio de lava se aproximou de uma povoação junto à costa, …

Messi no PSG

"Messi, dá-me a tua camisola e eu dou-te a minha mãe"

Grande jogo em Paris, golo de André Silva, bis de Messi, mas uma criança também foi o centro das atenções. Os nomes das equipas já prometiam espectáculo e houve mesmo: o Paris Saint-Germain ganhou em casa …

Portugal com mais oito mortes e 865 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais oito mortes e 865 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 865 novos …

O empresário John Textor

Direcção do Benfica e John Textor em reunião

Benfica informou que houve um encontro entre o empresário e dois vice-presidentes do clube, que querem saber mais sobre as intenções do norte-americano. John Textor esteve no Estádio da Luz, nesta quinta-feira. O empresário foi recebido …

BE e PCP fazem pressão e Carlos César questiona: "Sentem-se melhor a fazer oposição ou a fazer acordos?"

O presidente do PS defendeu, esta quinta-feira, que Bloco e PCP têm de esclarecer "o que os move" nas negociações orçamentais: se preferem fazer oposição a um Governo de direita ou fazer acordos com um …

Apenas 14% das vacinas prometidas aos países mais pobres foram efetivamente entregues

Apesar das promessas deixadas por muitos dos países mais ricos e desenvolvidos, número de vacinas que chegou aos territórios é ainda muito baixo, o que pode comprometer os avanços já conseguidos. Apenas uma em sete doses …

Presidente da Coreia do Sul anuncia fracasso da colocação de satélite em órbita

O primeiro foguetão espacial fabricado pela Coreia do Sul falhou a colocação em órbita da sua carga, um satélite simulado de 1,5 toneladas, apesar de o lançamento ter tido sucesso, disse o Presidente do país. O …

Juízes recusam suspender julgamento de Ricardo Salgado

O juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, recusou suspender o julgamento, depois de a defesa ter alegado o facto de ter sido diagnosticado Alzheimer …

Quadro de Van Gogh, que esteve nas mãos dos nazis, vai a leilão. Deverá render 25 milhões de euros

Uma pintura de Vincent van Gogh vai ser leiloada no próximo mês, depois de mais de um século sem ser vista em público. Estima-se que o preço de venda chegue aos 25 milhões de euros. O …