Família mais rica do mundo enriquece a quatro milhões de dólares por hora

Desde o último boletim de riqueza que a Bloomberg publicou, em junho do ano passado, no seu ranking das famílias mais ricas do mundo, a fortuna dos Walton cresceu 39 mil milhões de dólares, para os 191 mil milhões que o clã, dono da cadeia norte-americana Walmart, detém atualmente.

Os últimos números do império Walton mostram que, em 2018, as vendas das suas 11 mil lojas atingiram os 514 mil milhões de dólares. A família enriquece a um ritmo alucinante: 100 milhões por dia, quatro milhões por hora, 70 mil dólares a cada minuto. O que contrasta com o que ganha cada empregado da cadeia Walmart – 11 dólares à hora.

O segundo lugar da tabela da Bloomberg deste ano é ocupado pela família Mars, dona das barras de chocolate com o mesmo nome e dos famosos M&Ms. O clã tem uma fortuna avaliada em 126,5 mil milhões de dólares, tendo somado este ano 37 mil milhões em relação a 2018.

O terceiro posto é ocupado pela família Kochs, dona de um império industrial com o mesmo nome, que acrescentou 26 mil milhões de dólares à sua riqueza, valendo atualmente 125 mil milhões.

A tabela tem também famílias oriundas de outras partes do mundo, como os irmãos franceses Wertheimer, donos da Chanel, ou a família italiana Ferrero, cujo império de chocolate detém a famosa marca Nutella.

Uma novidade é a entrada, para o quarto posto, da família real da Arábia Saudita, com uma fortuna de 100 mil milhões de dólares, donos da empresa de petróleo Saudi Aramco. A companhia é a mais lucrativa do mundo e a maior fonte de sustento do país.

No total, as 25 famílias mais ricas do mundo têm uma fortuna avaliada em em 1,4 biliões de dólares, um valor 24% superior ao do ano passado, quando detinham menos 250 mil milhões de dólares do que atualmente.

Ainda assim, a Bloomberg refere a pouca exatidão da tabela, uma vez que há famílias cuja vastidão de bens é difícil de avaliar, como os Rothschilds ou os Rockefellers.

ZAP //

 

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Enquanto esta família ganha quatro milhões por hora, uma familia venezuelana (por exemplo) tem que sobreviver com menos de três dólares POR MÊS !!! Isto é absolutamente imoral, e mais tarde ou mais cedo, de uma maneira ou de outra, acabará em tragédia.

  2. E quem tem culpa disso? Em Cuba, por ex o ordenado de um médico é de cerca de 40 dólares mensais. Um médico que tem de estar sempre estudando para se manter actualizado a ganhar apenas 40 dólares por mês… por aí podemos imaginar quanto ganha quem não tem cursos superiores. É a diferença entre capitalismo e socialismo/comunismo= ditadura.

    • Acho que a senhora não tem noção do que é o capitalismo que vigora no mundo.
      Estas familias defendem o capitalismo abutre e se ler noticias dos Estados Unidos verá que os empregados das empresas destes senhores, passam mal. Têm ordenados de miséria.
      Quem lhes dera um país mais socialista. Pode ser que o Bernie Sanders seja o proximo presidente dos Estados Unidos e as coisas mudam tanto para os Americanos como para o resto do mundo.
      E já agora, aposto que em Cuba todas as pessoas têm acesso a cuidados médicos, sejam ricos ou pobres(Socialismo).
      Nos USA, há pessoas a morrer.

      • LOL

        Deve ser por isso que há 1 milhão de imigrantes Cubanos a viver nos EUA, sem contar com os descendentes de imigrantes (que já são Americanos). Não me consta de Americanos a emigrarem para Cuba, esse “paraíso Socialista”.

        Nunca houve, nem nunca haverá, um país Socialista que não seja um país de 3o mundo, de onde toda a gente quer fugir.

  3. “cada empregado da cadeia Walmart – 11 dólares à hora”. Mas quantos são os empregados? Quantas famílias são mantidas com a busca pelo lucro dessas famílias citadas na matéria. E pra onde vai esse dinheiro? Para debaixo do colchão? Ou para um cofre ao estilo do tio Patinhas? Claro que não, esse dinheiro eventualmente serve a novos investimentos, seja por meio direto, ou pelo sistema bancário, através de empréstimos. Mas, infelizmente, essa busca pelo lucro é sempre posta como se fosse o grande mal da humanidade. Para alguns por aí, devíamos buscar é a pobreza, esse sim, o espírito do comunismo.

  4. É incrível ver comentários e pessoas achando normal uma família concentrar todo esse dinheiro. O problema não é ser rico, e sim o rico esquecer do pobre. Não sei se é o caso dessas famílias citadas, mas aqui no Brasil existem patrões q pagam salários q dá só para o funcionário comer, vestir e ir trabalhar. Os escravos eram pagos assim…Fazendo isso o patrão milionário já acha q fez muito. Isso vale pra capitalismo, comunismo. Parabéns aos ricos q promovem o bem estar dos seus funcionários. Infelizmente a maioria acha q faz muito dando esse emprego com salário mínimo.

RESPONDER

Quinto debate dos candidatos democratas marcado por ataques a Trump

O quinto debate entre os candidatos democratas à Casa Branca ficou marcado, esta quarta-feira, pela unânime oposição ao Presidente norte-americano, atualmente alvo de um processo de destituição. "Não podemos ser consumidos por Donald Trump", advertiu o …

Paulo Rangel reeleito vice-presidente do Partido Popular Europeu

O eurodeputado do PSD foi reeleito, esta quinta-feira, vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) no congresso desta formação política, que decorre desde quarta-feira em Zagreb, na Croácia. De acordo com uma nota à imprensa, Paulo Rangel …

Ex-eletricista de Picasso condenado por ter escondido 271 obras na garagem durante 40 anos

O último eletricista de Pablo Picasso, Pierre Le Guennec, e a sua mulher foram esta terça-feira condenados em última instância a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa estava, de acordo com a AFP, …

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …

Um terço das empresas ainda não revelou o seu dono

As cerca de 600 mil empresas e outras entidades sujeitas a registo comercial que operam em Portugal eram obrigadas pelo Instituto dos Registos e do Notariado a fazer o Registo Central do Beneficiário Efectivo (RCBE) …

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …

"Rebeldes" que saíram do Partido Conservador concorrem como independentes ou pela oposição

Vários deputados dissidentes ou expulsos do Partido Conservador estão a candidatar-se como independentes ou por partidos da oposição nas legislativas de 12 de dezembro por se oporem ao Brexit negociado pelo primeiro-ministro. O antigo procurador-geral Dominic …

CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu. A intenção de cobrar comissões nos depósitos de …