Família mais rica do mundo enriquece a quatro milhões de dólares por hora

Desde o último boletim de riqueza que a Bloomberg publicou, em junho do ano passado, no seu ranking das famílias mais ricas do mundo, a fortuna dos Walton cresceu 39 mil milhões de dólares, para os 191 mil milhões que o clã, dono da cadeia norte-americana Walmart, detém atualmente.

Os últimos números do império Walton mostram que, em 2018, as vendas das suas 11 mil lojas atingiram os 514 mil milhões de dólares. A família enriquece a um ritmo alucinante: 100 milhões por dia, quatro milhões por hora, 70 mil dólares a cada minuto. O que contrasta com o que ganha cada empregado da cadeia Walmart – 11 dólares à hora.

O segundo lugar da tabela da Bloomberg deste ano é ocupado pela família Mars, dona das barras de chocolate com o mesmo nome e dos famosos M&Ms. O clã tem uma fortuna avaliada em 126,5 mil milhões de dólares, tendo somado este ano 37 mil milhões em relação a 2018.

O terceiro posto é ocupado pela família Kochs, dona de um império industrial com o mesmo nome, que acrescentou 26 mil milhões de dólares à sua riqueza, valendo atualmente 125 mil milhões.

A tabela tem também famílias oriundas de outras partes do mundo, como os irmãos franceses Wertheimer, donos da Chanel, ou a família italiana Ferrero, cujo império de chocolate detém a famosa marca Nutella.

Uma novidade é a entrada, para o quarto posto, da família real da Arábia Saudita, com uma fortuna de 100 mil milhões de dólares, donos da empresa de petróleo Saudi Aramco. A companhia é a mais lucrativa do mundo e a maior fonte de sustento do país.

No total, as 25 famílias mais ricas do mundo têm uma fortuna avaliada em em 1,4 biliões de dólares, um valor 24% superior ao do ano passado, quando detinham menos 250 mil milhões de dólares do que atualmente.

Ainda assim, a Bloomberg refere a pouca exatidão da tabela, uma vez que há famílias cuja vastidão de bens é difícil de avaliar, como os Rothschilds ou os Rockefellers.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Enquanto esta família ganha quatro milhões por hora, uma familia venezuelana (por exemplo) tem que sobreviver com menos de três dólares POR MÊS !!! Isto é absolutamente imoral, e mais tarde ou mais cedo, de uma maneira ou de outra, acabará em tragédia.

  2. E quem tem culpa disso? Em Cuba, por ex o ordenado de um médico é de cerca de 40 dólares mensais. Um médico que tem de estar sempre estudando para se manter actualizado a ganhar apenas 40 dólares por mês… por aí podemos imaginar quanto ganha quem não tem cursos superiores. É a diferença entre capitalismo e socialismo/comunismo= ditadura.

    • Acho que a senhora não tem noção do que é o capitalismo que vigora no mundo.
      Estas familias defendem o capitalismo abutre e se ler noticias dos Estados Unidos verá que os empregados das empresas destes senhores, passam mal. Têm ordenados de miséria.
      Quem lhes dera um país mais socialista. Pode ser que o Bernie Sanders seja o proximo presidente dos Estados Unidos e as coisas mudam tanto para os Americanos como para o resto do mundo.
      E já agora, aposto que em Cuba todas as pessoas têm acesso a cuidados médicos, sejam ricos ou pobres(Socialismo).
      Nos USA, há pessoas a morrer.

      • LOL

        Deve ser por isso que há 1 milhão de imigrantes Cubanos a viver nos EUA, sem contar com os descendentes de imigrantes (que já são Americanos). Não me consta de Americanos a emigrarem para Cuba, esse “paraíso Socialista”.

        Nunca houve, nem nunca haverá, um país Socialista que não seja um país de 3o mundo, de onde toda a gente quer fugir.

  3. “cada empregado da cadeia Walmart – 11 dólares à hora”. Mas quantos são os empregados? Quantas famílias são mantidas com a busca pelo lucro dessas famílias citadas na matéria. E pra onde vai esse dinheiro? Para debaixo do colchão? Ou para um cofre ao estilo do tio Patinhas? Claro que não, esse dinheiro eventualmente serve a novos investimentos, seja por meio direto, ou pelo sistema bancário, através de empréstimos. Mas, infelizmente, essa busca pelo lucro é sempre posta como se fosse o grande mal da humanidade. Para alguns por aí, devíamos buscar é a pobreza, esse sim, o espírito do comunismo.

  4. É incrível ver comentários e pessoas achando normal uma família concentrar todo esse dinheiro. O problema não é ser rico, e sim o rico esquecer do pobre. Não sei se é o caso dessas famílias citadas, mas aqui no Brasil existem patrões q pagam salários q dá só para o funcionário comer, vestir e ir trabalhar. Os escravos eram pagos assim…Fazendo isso o patrão milionário já acha q fez muito. Isso vale pra capitalismo, comunismo. Parabéns aos ricos q promovem o bem estar dos seus funcionários. Infelizmente a maioria acha q faz muito dando esse emprego com salário mínimo.

RESPONDER

Sporting 2-2 Belenenses SAD | Líder salva virgindade nos descontos

A Belenenses SAD esteve a segundos de cumprir a promessa de Petit, que na antevisão da partida apontava para a primeira derrota do Sporting. Os “azuis” estiveram a vencer por 2-0, graças a uma eficácia …

Quatro anos depois, Danny recuperou a sua prancha. Estava a 2700 quilómetros

Um surfista australiano recuperou a sua prancha quatro anos depois de a ter perdido. Estava a 2700 quilómetros do sítio onde a tinha visto pela última vez. Danny Griffiths, um surfista habituado a ondas grandes, perdeu …

Os astronautas precisam de um frigorífico. Engenheiros trabalham num que funciona de "cabeça para baixo"

Para que os astronautas façam longas missões à Lua ou a Marte, precisam de um frigorífico, mas estes eletrodomésticos não são projetados para funcionar em gravidade zero. Os astronautas precisam de frigoríficos para as missões prolongadas …

A maior "cidade-fantasma" da China voltou a florescer (graças à educação)

Kangbashi, na Mongólia Interior, é considerada há muitos anos a maior "cidade-fantasma" da China. Agora, tem muito a agradecer a uma jogada inesperada, mas muito eficaz: o setor da Educação. Há alguns anos que Kangbashi, uma …

Carro da Tesla ajuda o FBI a capturar homem suspeito de atear fogo em igreja

As câmaras de um Tesla ajudaram as autoridades a prender um homem suspeito de atear fogo numa igreja na cidade de Springfield, no estado de Massachusetts. A congregação foi atacada mais de uma vez em …

Destemida e aventureira. Com apenas 18 anos, Simone Segouin ajudou a França a derrotar os nazis

Quando tinha apenas 18 anos, Simone Segouin juntou-se à Resistência Francesa para capturar as tropas nazis, sabotar os planos alemães e lutar contra o fascismo no seu país. Apesar de ter abandonado a escola bastante cedo, …

Orgulho e ciúmes. Corrida armamentista entre Coreias coloca ambiente de paz em risco

A relação entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul é conhecida por ser bastante conturbada, sendo que nos últimos anos já ocorreram alguns incidentes entre os países. Agora, as duas nações peninsulares …

"Estória mal contada": a saída de João Marques do Famalicão

Perto do final do campeonato feminino de futebol, o treinador das candidatas ao título abandona o emblema minhoto. Provavelmente porque vai liderar outra equipa minhota. Adeptos não gostaram. A Liga BPI, a primeira divisão nacional feminina …

Livre cede lugares à IL e ao Volt. Vasco Lourenço fala em "chicana política"

O Livre cedeu, esta quarta-feira, quatro lugares da sua comitiva no desfile que assinala o 25 de Abril à Iniciativa Liberal e ao Volt Portugal, depois da comissão promotora os ter informado de que não …

Pena de morte diminuiu. Execuções globais atingem o número mais baixo numa década

Globalmente, foram executadas 483 pessoas em 2020, o número mais baixo registado pela Amnistia Internacional (AI) numa década, marcando uma redução de 26% em relação a 2019 e 70% comparativamente a 2015. Segundo um artigo da …