/

Primeiro telemóvel preparado para o 5G chega às lojas portuguesas este sábado

1

Apesar do lançamento comercial da quinta geração móvel (5G) não ter começado, ainda, a NOS vai lançar nas suas lojas o primeiro smartphone com capacidade para usar rede 5G.

Trata-se de um smartphone da Huawei que chega às lojas no sábado, 3 de agosto, e terá um custo superior a mil euros. O Huawei Mate 20 X 5G é, atualmente, o smartphone topo de gama da empresa chinesa

Em comunicado, citado pelo Jornal Económico, a empresa liderada por Miguel Almeida quer ser “pioneira no lançamento da tecnologia”, depois de ter lançado o primeiro serviço eSIM e do primeiro tarifário para smartwatch.

“A NOS dá mais um passo decisivo no caminho para o 5G com o lançamento do primeiro smartphone 5G ready”, disse o diretor de marketing particulares da Nos, Daniel Beato. citado no comunicado.

O Huawei Mate 20 X 5G tem um ecrã OLED de 7,2 polegadas, um processador Kirin 980, memória RAM de 8GB, armazenamento de 256GB, câmara traseira tripla 40MP+8MP+20MP e câmara frontal de 24MP. Resumidamente, é uma versão do Huawei Mate 20 lançado em 2018, que foi amplamente elogiado pela crítica, melhorada.

Para já este telemóvel que será comercializado por 1.099,99 euros – com possibilidade de adquiri-lo com recurso a prestações, implicam uma fidelização à operadora por dois ou três anos – estará disponível para compra nas lojas NOS no Centro Comercial Colombo (em Lisboa) NorteShopping (Porto) Forum Coimbra, Braga Parque e no Centro Comercial La vie (Funchal, Madeira).

Em declarações a jornalistas durante o anúncio do centro de suporte da Huawei no Parque das Nações que vai abrir em setembro, como noticiou o Sapo Tek, Tiago Flores, responsável pela área de consumo da Huawei Portugal, afirmou que lançar um equipamento 5G num país sem redes 5G “é uma prova de inovação”.

O 5G deverá ser lançado em Portugal já em 2020, de acordo com o calendário da União Europeia para a implementação da tecnologia. Contudo, algumas empresas do setor, como a Altice ou a Ericsson, queixam-se de atrasos no processo de implementação do 5G.

Bruxelas definiu o ano de 2020 como o ponto de arranque da disponibilização do 5G, de forma comercial, em pelo menos uma cidade de cada Estado-membro. O objetivo é alcançar uma cobertura global de 5G na UE até 2025.

Em Portugal, apesar da Autoridade Nacional já ter emitido licenças para que as operadoras testem o 5G, ainda não há informação sobre possíveis cidade piloto, nem quanto ao leilão do espectro ou modelo de atribuição de frequências. O valor que o Estado poderá encaixar com um possível leilão também não foi calculado.

ZAP //

1 Comment

  1. Campanha publicitaria das operadoras, ainda não esta disponível no Mercado rede 5G mas andam a vender isso como banha da cobra. Tipico num país onde existem apenas 2 ou 3 operadoras …Para nao falar que existem zonas do país que nem sinal tem de tv quando mais de telemovel e zonas estas abrangidas por rede fraca de adsl enfim ….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.