/

Google paga prémios até centenas de milhares de euros para descobrir bugs

B!T

A Google aumentou o valor dos prémios que oferece a quem descobrir bugs nos seus produtos e serviços. Alguns dos prémios podem mesmo chegar aos milhares de euros.

Ganhar dinheiro ao descobrir bugs é algo desconhecido para muitas pessoas, mas a verdade é que pode ser bastante lucrativo. Em 2010, a Google lançou um programa de recompensas para quem identificasse bugs nos seus serviços. Esta semana, a Google decidiu aumentar os prémio — em alguns casos, duplicando e triplicando os valores.

Para os mais leigos, um bug de software é um erro ou falha num programa de computador ou sistema que faz com que ele produza um resultado incorreto ou inesperado. A quantidade oferecida varia conforme a importância do bug que é descoberto e quão detalhado é o relatório dado. Ou seja, ao oferecer uma solução para o problema, pode ganhar muito mais.

Em ambos os casos, segundo o TechCrunch, as recompensas vão subir consideravelmente. O relatório mais simples de um bug pode valer-lhe entre 5 mil e 15 mil euros, aproximadamente. Outros bugs relatados podem valer um prémio muito mais aliciante, que pode variar entre os 15 e os 30 mil euros.

No entanto, há um bug específico que está a importunar os informáticos da Google e que compromete o Chromebook e a Chromebox. Inicialmente, para este bug, a Google começou por oferecer 45 mil euros a quem solucionasse o problema. Sem uma solução oferecida, ao longo do tempo a empresa foi aumentado a recompensa. Em 2016, o prémio subiu para quase 90 mil euros. Esta semana, a parada chegou quase aos 135 mil euros.

A Google também pôs o sistema operativo do Chrome em teste, oferecendo quase 15 mil euros a quem conseguisse retirar informações de um utilizador com sessão bloqueada.

Este tipo de projetos permite à empresa americana reforçar a qualidade dos serviços com a ajuda da comunidade. Só em prémios, desde 2010, a Google já pagou aproximadamente 4,5 milhões de euros no programa de deteção de bugs do Chrome. No geral, a fasquia é muito mais alta, com a tecnológica a pagar mais de 13 milhões de euros na reparação de bugs.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.