Um especialista em cinema e pós-produção cinematográfica explicou porque razão era impossível de falsificar a chegada do homem à Lua, em 1969, na missão Apollo 11.
Já passou meio século desde a alunagem de Apollo 11, mas muitas pessoas ainda não acreditam que isso realmente aconteceu. As teorias de conspiração sobre o evento que datam da década de 1970 estão, de facto, mais populares do que nunca. Uma teoria comum é que o diretor de cinema Stanley Kubrick ajudou a NASA a falsificar as imagens históricas dos seus seis desembarques bem-sucedidos na Lua.
Seria realmente possível fazer isso com a tecnologia disponível na época? O cineasta Howard Berry diz que, embora não possa dizer como pousamos na lua em 1969, pode dizer com alguma certeza que as imagens seriam impossíveis de falsificar.
“As alunagens foram filmadas num estúdio de TV”
Existem duas maneiras diferentes de capturar imagens em movimento. Uma é o filme, cenas reais de material fotográfico nas quais uma série de imagens é exposta. Outra é o vídeo, que é um método eletrónico de gravação em vários meios, como a movimentação de fita magnética.
Um típico filme cinematográfico grava imagens a 24 frames por segundo, enquanto a transmissão de TV geralmente é de 25 ou 30 frames, dependendo de onde estiver no mundo.
Se concordarmos com a ideia de que os desembarques na Lua foram gravados num estúdio televisivo, então esperamos que eles sejam vídeo de 30 frames por segundo, que era o padrão na época. No entanto, sabemos que o vídeo do primeiro pouso na Lua foi gravado a dez frames por segundo em SSTV (televisão Slow Scan) com uma câmara especial.
“Reduziram a velocidade para parecer que havia menos gravidade”
Algumas pessoas podem argumentar que, quando se olha para pessoas que se movem em câmara lenta, elas parecem estar num ambiente de baixa gravidade. Reduzir a velocidade de um vídeo requer mais frames do que o normal. Assim sendo, começa-se com uma câmara capaz de capturar mais frames por segundo do que numa câmara normal — a isto se chama “overcranking”
Quando é reproduzida na velocidade normal, essa gravação é dura mais tempo. Se não consegue fazer “overcranking”, mas grava numa taxa de frames normal, pode diminuir artificialmente as imagens, mas precisa de uma maneira de armazenar os frames e gerar novos para desacelerá-los.
Na altura da alunagem, os gravadores capazes de armazenar filmagens em câmara lenta só podiam capturar 30 segundos, para conseguir uma reprodução de 90 segundos de vídeo em câmara lenta. Para capturar 143 minutos em câmara lenta, seria necessário gravar e armazenar 47 minutos de imagens ao vivo, o que simplesmente não era possível.
ZAP // The Conversation
Obvio que é impossível falsificar o homem na lua porque até hoje ninguém consegue ir até lá. A ciência explica:- Nada viaja mais rápido que a luz! Concluindo- O homem conhece apenas uma pequena parte da natureza diante de um oceano ainda a ser descoberto.
É preciso não esquecer que o quadrado da hipotenusa é igual à soma do quadrado dos catetos! A ciência explica! Que mais provas é preciso de que o Homem nunca esteve na Lua? Aliás, a Lua nem sequer existe, é uma invenção da NASA.
Pelo que percebi, está a dizer que o homem não foi à Lua?
Que grande troll me saiu esta Francine Rodrigues!
Os falsificadores estão desesperados….O vosso dia está a chegar!!!
FRANCINE RODRIGUES o que é que a velocidade da luz tem a ver com a ida do homem à Lua? Realmente é incrível como é mais fácil acreditar em deuses, santos e outras “divindades”, do que na realidade, neste caso a efectiva alunagem é o caminhar do homem na Lua…
Apenas coloco esta pergunta: Francine Rodrigues, qual é a sua nacionalidade? Onde vive? Em que país/continente?
(se for brasileira está explicado!!!)
A Terra é plana, o homem nunca foi à Lua, os ETs andam aí, Marte tem vida e o Eu! é marciano
Nao se esqueça do aquecimento global quando a Europa teve o Inverno mais frio de que ha registo em 2017
A Terra é esférica, ligeiramente achatada nos polos.
O homem foi à Lua, tu és a prova disso, deixaste lá o teu cérebro.
Quanto aos ET’s, é muito provável que tu sejas um deles.
Marte ter vida, é sinal que estiveste lá!
TU! é que és marciano.
As Américas têm uma dimensão tão grande, em termos de espaços físicos, natureza e outos que até poderíam vir a encenar uma ida a Marte”! Só que…Os tempos são outros…Meio Século é muito tempo! As técnologias, pelo menos para o cidadão comum, ainda num estado muito rudimentar…As imagens que temos e continuamos a ter da Lua, podem ser fácilmente captadas numa zona deserta dos USA. Num grande estúdio de cinema? Porque não? Até no Baixo Alentejo ou em Marrocos, meros exemplos, poderíam ser captadas…Bastava levar a tecnologia utilizada, as Bandeiras visíveis, e claro os astronautas “vestidos a rigor”! Investigando e analisando bem, tal como o têm feito os “milhões de vozes críticas por esse Mundo fora”, o contexto hitórico e geo-estratégico da altura, USA E URSS, principais blocos da época, de costas bem voltadas, sem dúvida alguma que a “ida à Lua continua a ser uma história mal contada”…Quantas histórias tradicionais existem sobre a Lua? É interessante ouvir as pessoas, e muitas sem grande formação académica contar as diferentes histórias sobre a Lua que continua a ser uma miragem! Não deixa de ser estranho ouvir ou ler as teorias de cientistas, Professores catedráticos ou outros, com “douta formação intelectual e até moral”, defender a ida à Lua com “formas e cálculos matemáticos abstratos”, com as mesmas, poucas diferentes existem, imagens de quase meio século…O que poderá significar que durante todo este tempo, não houve grandes avanços nos currículos Universitários! PROVEM DE UMA VEZ POR TODAS A IDA DO HOMEM À LUA! Façam as tais viagens regulares à Lua tal como tem vindo a ser anunciado…Filmem e mostrem ao Mundo que não temos sido ” ludibriados ao longo de todos estes anos”!
Até lá e sem novas provas bem documentadas e cientifícamente bem comprovadas, tudo isto é uma grande TRETA! Baseados apenas em suposições, “aprentemente científicas”, ou pela Fé, é mais fácil acreditar em DEUS do que na ida do homem a essa Lua que nos têm impigido!
Nem mais,60 anos é muito tempo o que nos leva a questionar tudo e ainda pior, quando são apenas promessas de políticos por cumprir,será coincidência ?
Santa ignorância…. Perdoai-lhes pai, pois não sabem o que dizem!
Nem sei por onde começar, mas vamos lá!
Sabias que numa das várias missões Apollo, mais concretamente na 11, foi deixado um equipamento de retrorrefletores (LLR – Lunar Laser Ranging) que permite que um laser apontado da terra a essas coordenadas especificas seja refletido e reenviado para o sitio de origem, e com isso medir com precisão a distancia da terra à lua e ir contabilizando e comparando as diversas medições ao longo dos anos e afirmar que a lua se afasta lentamente da terra? Qualquer instituto tecnológico, de qualquer parte do mundo, certamente já observou e levou a cabo este teste, é da praxe.
Sabias que os trilhos e marcas continuam visíveis na lua passados tantos anos?
Sabias que os vários módulos lunares usados nas diversas missões Apollo, ainda lá estão e já foram observados pelos inúmeros satélites de reconhecimento lunar e de investigação de outros países?
Sabias que fora do cinturão de Van Allen os astronautas estão expostos a níveis de radiação muito elevados e que esse é um dos principais motivos pelo qual não vês expedições tripuladas à lua? Os Astronautas das missões Apollo correram grandes riscos pois se o sol tivesse libertado uma quantidade superior de radiação eles não teriam conseguido evita-la!
Resumindo, a história não está mal contada, o que acontece é que muita gente não entende a historia e então é mais fácil dizer que está mal contada.
Com um pouco de inteligência facilmente se percebe que não há qualquer engodo nesse grande feito do Homem!
Alias, se investigares as milhares de missões lunares existentes de outros países vais perceber que tanto a china como a Rússia já colocaram na lua Rovers autónomos e satélites lunares e que se não existisse de facto evidencias de que os americanos já lá tinham estado, decerto já o tinham usado para atacar o seu maior inimigo!
Resumindo, abre os olhos que já é dia e deixa-te de conversa da TRETA porque a ciência é muito mais do que isso!
Como é bom ler alguém lúcida comentar. Abs.
Um laser apontado a um espelho com 20 cm que está a uma distância de 400 mil km… Grande pontaria… Já pensou que mesmo antes de terem inventado essa farsa do espelho já se sabia a que distância estava a lua??? Como e isso possível?! Pelo simples facto de que não é preciso um espelho para a luz ser reflectida da lua!! A própria lua é um espelho. Porque será que há luar?? Será que foram os estadudinenses que lá colocaram espelhos para reflectir a luz do sol??? Tanta subserviência à Santa NASSA!! Pensem pela vossa cabeça!! Não deixem que vos lavem o cérebro!!
Ana Isabel,a senhora é mesmo ignorante.
Então passo a explicar o porque que o homem não foi á lua em 1969.
Durante a década de 60 existia uma guerra fria entre os E.U.A. e a União Soviética,a U.S estava muito mais a frente no programa espacial,já tinham posto um homem na orbita terrestre e colocaram uma cadela no espaço,e os americanos estavam a ficar para trás(estavam a ser comidos pelos comunistas),com a mania que são superiores ao resto dos terrestres, o próprio Kennedy afirmou que durante essa década (60) os americanos iriam aterrar na lua(de qualquer forma).
Foi tudo uma jogada politica minha senhora,o homem não foi a Lua até hoje,nem americanos,russos,chineses,ou outro qualquer povo.
O seu smartphone têm mais tecnologia que os módulos APOLLO.
Santa ignorância.
Cabecinha pensadora… Com que então, não há expedições tripuladas á lua por causa da radiação, e no entanto jura a pés juntos que os estadunidenses entre 1969 e 1972 fizeram 6 todas elas bem sucedidas! Fantástico! Faz sentido! E o laser? Sabe a que distância está a lua?? Não é preciso um espelho plantado pela NASSA para saber a distância à lua. Antes dos atornautas se meterem dentro da geringonça já se sabia a distância à lua e outras coisas mais! Acreditar que alguém foi à lua é colocar-se a um nível de inteligência igual ao do homo erectus. Acreditar que alguém foi à lua para jogar golfe, passear de veículo eléctrico, fazer sondagens com caroteadoras eléctricas, e outros malabarismos, é o mesmo que acreditar no Pai Natal!
Compreendo , que a mídia enfiou em nossas cabeças esses supostos feitos como o homem ter ido a lua e a exploração espacial etc…..!
Mas nem todos de nos,somos ingênuos!
Só o fato de o “vacuo” não ter atmosfera implica no deslocamento impossível de foguetes e sondas, ja que não vai ocorrer a propulsão.
Uma simples observação apenas.
E tem outras centenas de Coisas que refutam a ida do homem ao luminar lua .
Você está a comprar a queima de um fosforo ou isqueiro com o de um reator de um foguetão, este imensamente maior que o fosforo.
E quanto às sondas elas não usam foguetões que queimam combustível, mas são sim impulsionados por motores que usam energia captada pelos painéis solares.
Quando se desconfia de evidências, tudo é questionável.
Não irá haver homem na lua, no espaço, ou nem sequer existem satélites:
Primeiro “Não há provas”
Segundo: Se há provas, são falsas.
Dizer que o homem nunca esteve na lua, é como afirmar que a terra é plana!
Mas o pior é que há pessoal tão burro que nos dias de hoje ainda pensa assim!
Fico espantada com o facto dessas pessoas depois acreditarem em seres miticos como deuses e afins, repudiam a ciencia, mas aceitam a religião. Sinónimo de inteligencia pois então!
Quando se mostra por A + B e mesmo assim há quem prefira continuar a embater contra uma parede, não há muito que se possa fazer, é deixar bater!
Fico espantado como existem pessoas como a Ana que pensa que a farsa da ida do homem à lua, e sim a terra é plana, não existem provas em contrário, aliás a humanidade sempre a considerou plana. Depois disso não existem provas de mais nada, só teorias.
Um laser apontado a um espelho com 20 cm que está a uma distância de 400 mil km… Grande pontaria… Já pensou que mesmo antes de terem inventado essa farsa do espelho já se sabia a que distância estava a lua??? Como e isso possível?! Pelo simples facto de que não é preciso um espelho para a luz ser reflectida da lua!! A própria lua é um espelho. Porque será que há luar?? Será que foram os estadudinenses que lá colocaram espelhos para reflectir a luz do sol??? Tanta subserviência à Santa NASSA!! Pensem pela vossa cabeça!! Não deixem que vos lavem o cérebro!!
Veja bem ..
É a própria ciência que contradiz certas pseudos-ciências, cientistas contra cientistas em questões físicas….
Não deveria haver problema algum em discuti assuntos estabelecidos como dogmas científico…
A diferença é quem vc ataca.
Se ataca o argumento isso é razão, se a ataca a pessoa por discorda daquilo que vc acredita ja é arrogância e por fim (fanatismo)
E já que vc citou terra plana, mostre por que vc discorda do modelo atacando os argumentos dos ditos terraplanista e não a pessoa.
Quanto mais tentam justificar mais eu acredito que a ida à lua é uma farsa. Diz o autor do artigo que o primeiro pouso na lua foi gravado a 10 frame por segundo… Como é isso possível se mesmo os filmes mudos eram gravados a 16 ou 20 frame por segundo??? Os apolonáticos quando mais falam, mais se enterram. Não tentem justificar o injustificável. Nunca foram, e nunca irão! Não é possível sobreviver no vácuo. A atmosfera na lua é aprox. zero, se o ser humano precisa de 0,6 atm para sobreviver então a variação de pressão é de 0,6 atm. Se 1 atm corresponde a 1 kg/cm2 de força e se a área do nosso corpo é de aprox. 2 m2, significa que são 20000 cm2. Se dentro do fato espacial estão 0,6 atm significa que o fato está sujeito a uma força de 12000 kg ou seja 12 toneladas!! Ainda acreditam que alguém foi à lua?!