/

Cientistas inventam “ouro negro” (e não é petróleo)

1

(dr) TIFR

A equipa de investigação liderada por Vivek Polshettiwar.

Uma equipa de cientistas indianos criou “ouro negro” recorrendo às nanopartículas do material. Este pode ter aplicações em várias áreas, como recolha de energia solar e dessalinização da água do mar.

Apesar da alcunha idêntica, os cientistas não criaram um novo tipo de petróleo, mas sim um material revolucionário. Com uma mão de conhecimento em química, a equipa de cientistas do Tata Institute of Fundamental Research, em Mumbai, criou um novo material documentado no ano passado na revista científica Chemical Science.

Para o efeito, reorganizaram o tamanho e o espaçamento entre as nanopartículas do ouro, tornando este novo material capaz de absorver luz e dióxido de carbono. O material de cor preta — daí o nome “ouro negro” — poderá ter aplicações práticas na recolha de energia solar e na dessalinização de água do mar.

Para conseguirem obter o “ouro negro”, os cientistas não acrescentaram nenhum outro material à sua composição. A organização das nanopartículas do ouro permite que o material absorva luz de uma maneira muito eficiente. De acordo com o Tech Explorist, o “ouro negro” também pode atuar como um catalisador e converter dióxido de carbono em metano através da energia solar.

“Se desenvolvermos uma árvore artificial com folhas feitas de ouro negro, ela pode realizar fotossíntese artificial, capturar dióxido de carbono e convertê-lo em combustível e outros produtos químicos úteis”, explicou Vivek Polshettiwar, líder da equipa de investigação.

Para testar a sua capacidade de absorver luz, os cientistas espalharam o material em água exposta a luz solar durante uma hora. Ao analisarem a temperatura da solução repararam que esta atingiu entre 67 e 88 graus centígrados — mais de 30 graus do que a solução sem “ouro negro”.

Os resultados da equipa de investigação mostram que o material pode também ser usado na purificação de água do mar para água potável através da geração de vapor usando energia solar.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.