/

Estados Unidos testam com sucesso laser de combate capaz de derrubar múltiplos mísseis

O Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos Estados Unidos (AFRL) anunciou que completou com sucesso um marco importante no desenvolvimento do seu novo laser de combate ao derrubar múltiplos mísseis ainda em voo. 

O programa SHiELD (Self-Protect High Energy Laser Demonstrator) está a desenvolver um sistema de armas laser de energia direcionada que será aplicados em aeronaves e servirá para a autodefesa contra projéteis terra-ar e ar-ar, explica a AFRL numa nota à imprensa.

O desenvolvimento das armas laser está a cargo da empresa norte-americana Lockheed Martin, que produz produtos aeroespaciais desde 1995. As armas deverão entrar no serviço operacional da Força Área dos Estados Unidos na segunda metade da próxima década.

A nova arma, que já em 2015 era anunciada pelos Estados Unidos, permitirá afixar nos caças de combate cápsulas de armas de energia laser dirigida que permitirão um abastecimento ilimitado de munições, facilitando o ataque continuado a vários alvos.

“O teste bem-sucedido é um enorme passo para os sistemas de energia direcionada e proteção contra ameaças adversárias”, explicou o major-general William Cooley, da AFRL.

“A capacidade de derrubar mísseis com tecnologia de velocidade da luz permitirá que a operação ocorra em ambientes aéreos negados. Tenho orgulho na equipa da AFRL que está a fazer avançar a capacidade de energia direcionada da Força Aérea”, afirmou.

O teste foi conduzido conduzido na base de White Sands, no estado do Novo México, a 23 de abril e contou com a participação da Lockheed Martin.

O laser é apenas um dos componentes do projeto SHiELD, sendo considerado pela AFRL como um agitador de águas [game changing] no que respeita à Defesa.

“Esta demonstração mostra que os nossos sistemas de energia direcionada estão no caminho para tornar-se numa mudança de paradigma para os nossos adversários”, apontou Kelly Hammett, diretora do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.