Estados Unidos testam com sucesso laser de combate capaz de derrubar múltiplos mísseis

O Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos Estados Unidos (AFRL) anunciou que completou com sucesso um marco importante no desenvolvimento do seu novo laser de combate ao derrubar múltiplos mísseis ainda em voo. 

O programa SHiELD (Self-Protect High Energy Laser Demonstrator) está a desenvolver um sistema de armas laser de energia direcionada que será aplicados em aeronaves e servirá para a autodefesa contra projéteis terra-ar e ar-ar, explica a AFRL numa nota à imprensa.

O desenvolvimento das armas laser está a cargo da empresa norte-americana Lockheed Martin, que produz produtos aeroespaciais desde 1995. As armas deverão entrar no serviço operacional da Força Área dos Estados Unidos na segunda metade da próxima década.

A nova arma, que já em 2015 era anunciada pelos Estados Unidos, permitirá afixar nos caças de combate cápsulas de armas de energia laser dirigida que permitirão um abastecimento ilimitado de munições, facilitando o ataque continuado a vários alvos.

“O teste bem-sucedido é um enorme passo para os sistemas de energia direcionada e proteção contra ameaças adversárias”, explicou o major-general William Cooley, da AFRL.

“A capacidade de derrubar mísseis com tecnologia de velocidade da luz permitirá que a operação ocorra em ambientes aéreos negados. Tenho orgulho na equipa da AFRL que está a fazer avançar a capacidade de energia direcionada da Força Aérea”, afirmou.

O teste foi conduzido conduzido na base de White Sands, no estado do Novo México, a 23 de abril e contou com a participação da Lockheed Martin.

O laser é apenas um dos componentes do projeto SHiELD, sendo considerado pela AFRL como um agitador de águas [game changing] no que respeita à Defesa.

“Esta demonstração mostra que os nossos sistemas de energia direcionada estão no caminho para tornar-se numa mudança de paradigma para os nossos adversários”, apontou Kelly Hammett, diretora do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Linha SNS 24 está a atender mais de 18 mil chamadas por dia

O secretário de Estado da Saúde saudou a capacidade de adaptação dos profissionais de saúde e do Governo à pandemia covid-19, dando como exemplo a Linha SNS 24 que está a atender mais de 18 …

Bolsonaro mais moderado. "A minha preocupação sempre foi salvar vidas”

O Presidente brasileiro adotou um tom mais moderado naquele que foi o seu quarto discurso ao país sobre o novo coronavírus, mas voltou a insistir na importância de a população manter os empregos durante a …

Diabéticos representam 9% das mortes por covid-19

Os doentes da diabetes são um grupo de risco, representando “mais de 9% das pessoas falecidas com covid-19”, mas não têm mais probabilidades de ser infetados pelo novo coronavírus. A informação foi avançada esta quarta.feira pelo …

Covid-19: Infarmed diz que nenhum medicamento provou eficácia no tratamento

O Infarmed assegurou, na terça-feira, estar a acompanhar todos os esforços nacionais e internacionais para o desenvolvimento de potenciais tratamentos e vacinas para a covid-19, mas insistiu que nenhum fármaco provou ainda a sua eficácia …

Adolescente de 13 anos morre no Reino Unido devido a Covid-19

Um adolescente britânico de 13 anos morreu na segunda-feira depois de testar positivo para o novo coronavírus, informou na terça-feira o hospital. Segundo a família, o jovem não sofria de nenhuma outra doença. Segundo noticiou a …

"Por favor, não venham". Autarca de Vila Real apela a emigrantes que não regressem a Portugal

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, apela aos emigrantes para que, "por favor", não regressem agora ao país e nesta Páscoa "fiquem nas terras" que os "acolheram em segurança". "Este vírus infernal que …

84 pessoas detidas por desobediência ao estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até esta terça-feira, 84 pessoas pelo crime de desobediência e encerraram 1600 estabelecimentos, no âmbito do estado de emergência. Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) refere que, entre as …

Há creches, ATL e colégios privados a cobrar valores indevidos na quarentena

Há creches, ATL e colégios privados a cobrarem valores indevidos referentes a alimentação, transporte e atividades extracurriculares. O alerta foi dado pela Associação de Defesa do Consumidor (Deco). De acordo com a jurista da Deco, Carolina …

Pedro Proença acredita que "vai ser possível jogar na presente temporada"

O Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) admitiu, esta terça-feira, a possibilidade de realizar jogos à porta fechada e ainda esta temporada. Em entrevista à rádio TSF, Pedro Proença disse acreditar que ainda "vai …

Centeno deixa aviso à Zona Euro. Futuro da UE depende da resposta que der à pandemia

Mário Centeno escreveu aos ministros das Finanças da Zona Euro para os alertar que o futuro da União Europeia depende da forma como conseguir lidar com a crise económica devida à pandemia de Covid-19. Uma …