/

21 estudantes indianos suicidaram-se depois de reprovar nos exames. Notas podem ter sido mal atribuídas

3

Stephen Zane / Flickr

Escola em Chittoor, na Índia

Mais de 20 estudantes suicidaram-se no estado de Telangana, na Índia central, depois de terem reprovado em exames de acesso ao Ensino Superior. Desde 18 de abril, data em que os resultados foram divulgados, registaram-se 21 casos. 

De acordo com o média local India Today, alguns dos resultados da prova em causa podem ter sido mal atribuídos devido a um erro no sistema de avaliação. Tendo em conta as suspeitas de que alguns dos resultados possam ter sido mal atribuídos, o estado de Telengana ordenou que todos os exames fossem revistos.

Estas suspeitas ganharam mais força na passada quinta-feira, quando um relatório do Governo indiano confirmou que o sistema utilizado para a correção das provas apresenta erros graves. De acordo com a Fox News, cerca de um milhão de jovens fizeram o exame entre fevereiro e março. Destes, 350.000 reprovaram.

Entre os casos de suicídio reportados recentemente – a 26 de abril estavam confirmadas 18 mortos, de acordo com o Indian Express – está um jovem que se atirou para uma linha de comboio e um aluno que se imolou em chamas.

G Nagendra, estudante do colégio de Narayana, enforcou-se pouco tempo depois de ter descoberto que tinha reprovado a Matemática. “Não acreditava que tinha chumbado à sua disciplina preferida”, conta o pai, G Vivekananda, ao Indian Express. “Fechou-se [em casa] e recusava-se a comer. Mas nunca pensámos que se ia suicidar.”

Também na quinta-feira, o primeiro-ministro de Telangana, Kalvakuntla Chandrashekar Rao, instou os alunos a não tentarem pôr fim à sua vida por falharem numa prova.

A onda de suicídios provou protestos entre pais e alunos, que também suspeitam que o elevado números de reprovações foi causado por um erro de correção. Pais e estudantes protestam ainda contra a falta de informação sobre o novo processo de avaliação adotado.

Os manifestantes pedem ainda ao Governo um indemnização de 2,4 milhões de rupias (cerca de 31.900 euros) para as famílias de cada estudante que cometeu suicídio.

Tal como observa a Russia Today, este não é a primeira onda de suicídios de jovens estudantes na Índia. Entre setembro e outubro de 2017, mais de 50 alunos suicidaram-se nos estados de Telangana e Andhra Pradesh.

SA, ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.