/

O rio mais poluído da Europa fica na Bélgica. Tem 70 pesticidas

O rio mais poluído da Europa fica na Bélgica. Mais precisamente, na zona oeste da Flandres, junto à vila de Ledegem, a 22 quilómetros de Ypres.

Assim determinou um estudo publicado na revista Science of the Total Environment, que examinou quase três dezenas de pequenos rios numa dezena de países.

Realizado por investigadores da Laboratórios de Investigação da Greenpeace na Universidade de Exeter, no Reino Unido, o estudo incluiu França, Holanda, Bélgica, Espanha, Itália, Alemanha, Polónia, Dinamarca, Áustria e Reino Unido. Foram encontrados mais de uma centena de pesticidas, além de outros químicos.

Essas substâncias chegam aos rios e ribeiros por diversas vias, desde a água que escorre das culturas até à chuva. No rio de Wulfdambeek, havia nada menos do que 70 pesticidas potencialmente perigosos.

Um dos investigadores manifestou surpresa com os resultados, de acordo com o Expresso, e sugeriu que era importante perceber como toda aquela combinação de substâncias afeta o ambiente.

O presidente da Câmara local declarou-se chocado. Falando à imprensa, referiu as atividades agrícolas que predominam na zona e notou que há peixes a viver no rio. Também referiu que vão ser realizados mais testes para se perceber realmente a situação.

Para já, os 38 herbicidas, 21 fungicidas e 10 inseticidas descobertos no Wulfdambeek inquietam os cientistas, alguns dos quais dizem que o rio, poluído como está, podia ser usado como pesticida. Porém, nem todos os residentes locais parecem muito preocupados com este facto.

Embora ainda não se saiba quanta da poluição encontrada é antiga e quanta é mais recente, um jovem entrevistado pelo diário local Het Nieuwsblad contou que costumava beber água do rio e não morreu.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.