/

O discurso em que Isabel II anuncia a III Guerra Mundial está pronto (há 35 anos)

2

Facundo Arrizabalaga / EPA

A Rainha Isabel II

Um discurso da era da Guerra Fria que teria sido dado pela rainha no caso de um ataque nuclear no Reino Unido será exibido publicamente esta semana pela primeira vez.

Escrito em 1983, o discurso – apelidado de “Ma’amageddon” por funcionários públicos – fazia parte de uma série de planos “ridicularizados em Whitehall enquanto o mundo ainda vivia com medo de um conflito apocalíptico entre os EUA e a Rússia”, segundo o The Sun.

Noutro cenário, o político de esquerda e líder trabalhista Michael Foot teria sido levado sob custódia policial num comício de paz ao lado do arcebispo de Canterbury Robert Runcie, segundo o Daily Mail.

O discurso da rainha abre com uma referência à II Guerra Mundial. “Nunca esqueci a tristeza e o orgulho que senti quando eu e a minha irmã ouvimos as palavras inspiradoras do meu pai naquele dia fatídico em 1939. Nem por um único momento imaginei que esse solene e terrível dever um dia cairia sobre mim”.

O rascunho do discurso termina numa nota positiva. No entanto, insta os britânicos a cuidarem uns dos outros nos dias sombrios que se seguiriam. “Ajudem aqueles que senão podem ajudar, consolem os solitários e os sem-abrigo e deixem a vossa família tornar-se o foco de esperança e vida para aqueles que precisam dela”, teria dito antes de assinar: “Deus vos abençoe”.

O documento está a ser exibido numa nova exposição, chamada “Guerra Fria da Grã-Bretanha Revelada”, no National Archives em Londres. A exposição abre na quinta-feira, o 70º aniversário da formação da NATO e vai até o final de novembro de 2019, marcando 30 anos desde a queda do Muro de Berlim.

Outros documentos originais do período em exibição incluem memorandos políticos, confissões de espiões, cartazes de defesa civil e o “documento impertinente” de Churchill – um relatório manuscrito que descrevia os planos do então primeiro-ministro de dividir a Europa com o líder russo Josef Stalin.

O pacto secreto foi escrito quando os Aliados se aproximaram da Alemanha nazi em 1944 e listava os países e as percentagens que a Rússia e os aliados ocidentais reivindicariam.

“A ameaça generalizada da guerra nuclear impactou a vida quotidiana de milhões de pessoas e esta exposição instigante oferecerá um olhar único sobre as tensões políticas e ideológicas entre o Oriente e o Ocidente”, referiu o curador da exposição, Mark Dunton.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

  1. Não vai faltar muito para infelizmente esse mesmo discurso ter que ser lido com as intenções inicias…
    O mundo esta cada vez mais perigoso.

    • Fica tranquila a biblia da a resposta 1 o mundo esta sendo governado pelo seu deus note sff (1 Joao 5:19 ) e
      2, na oracao do PAI NOSSO DIZ como se deve recordar SEJA FEITA A SUA VONTADE AQUI NA TERRA COMO NO CEU, È SO ESPERAR, acreditando ou nao e nao temos como controlar NADA.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.